Studio3 Cia. de Dança apresenta espetáculo gratuito Paris

Março 24, 2026

"Paris" é um desfile de imagens e lembranças na memória de Gabrielle Chanel, quando grandes artistas se encontravam na Cidade Luz, símbolo de cultura, criação e paixões proibidas. Criadores revolucionários? Influenciadores? Gênios? Oportunistas? Talvez tudo isso ao mesmo tempo.

Nesta montagem, dezesseis bailarinos da Studio3 Cia. de Dança encenam o trabalho artístico de grandes personagens das artes do século XX, entre eles Stravinsky, Cole Porter, Chanel e Picasso, em meio a um cenário monumental e projeções de vídeo assinadas por Ronaldo Zero.

Conhecido nos grandes Teatros do país, Jorge Takla marcou a história dos palcos brasileiros e do mundo dirigindo óperas e musicais de estrondoso sucesso. O diretor encena agora 'Paris' junto à Studio3 Cia de Dança, com direção coreográfica do renomado Anselmo Zolla. A obra de teatro-dança desfila em uma coreografia surpreendente a arte de grandes personagens históricos da arte do século XX que viveram em Paris, tais como Vaslav Nijinsky, Igor Stravinsky, Cole Porter, Gabrielle Chanel, Isadora Duncan, Marlene Dietrich, Josephine Baker, Pablo Picasso, Tamara Karsavina e Boris Kochno, tendo como pano de fundo amores, polêmicas e eventos históricos (guerras, censuras, derrocadas) que marcaram sua arte.

Renata Pati está à frente da cenografia, Fábio Namatame assina os figurinos, a direção musical é de Felipe Venancio e a iluminação, de Joyce Drummond.

"A Studio3 Cia. de Dança tem como característica sempre trabalhar com um diretor cênico convidado. Sempre quis muito que o Takla viesse trabalhar conosco. Poder mergulhar nessa viagem, conhecer melhor esse universo permeado por grandes artistas em um trabalho muito delicado, com muita pesquisa e afinco, para mim, como coreógrafo criador, é um presente e um privilégio", diz Anselmo Zolla, coreógrafo e diretor artístico da Studio3 Cia. de Dança.

Jorge Takla, o diretor convidado, conta: "É um prazer trabalhar com a Studio3 Cia. de Dança. Todos os bailarinos têm uma sólida formação técnica clássica e contemporânea e uma maturidade na vivência artística".

Sobre a inspiração para o espetáculo, Takla afirma que interessava trabalhar com personagens que tinham marcado sua formação. O diretor viveu na Cidade Luz quando seu pai foi embaixador do Líbano na França e, também, quando cursou arquitetura, entre 1968 e 1974. "Morei muitos anos em Paris e convivi com os trabalhos artísticos de todos esses nomes e seus ecos", lembra o diretor, que criou um espetáculo em que o pano de fundo da guerra, da miséria e dos escândalos políticos não deixam de destacar a arte e a vida pulsantes durante o período.

Embora talvez menos conhecido do grande público, Boris Kochno, poeta, dançarino e libretista russo que viveu em Paris, é uma figura que amarra diversas ações e tramas dançadas pelos bailarinos. Ele é, segundo o diretor, o grande artista e cronista da vida artística do período que a encenação compreende, uma testemunha de muita arte e suas histórias de fundo. Amante de Cole Porter e personagem que teve contato artístico com diversos outros personagens da montagem, os personagens se imbricam em narrativas de vida, como é o caso de Chanel e Marlene Dietrich, amigas, ou Josephine Baker, que atuou como vedete, cantora e bailarina, primeira grande estrela negra das artes cênicas e importante figura na resistência francesa antinazista.

A queda e os tombos dos artistas em meio à monumentalidade de suas vidas e produção é uma imagem simbólica e corporal que se apresentará forte no trabalho. O cenário, monumental, conta com 3 muralhas de 7 metros que receberão projeções especiais de Ronaldo Zero. O figurino de Fábio Namatame reside entre o luxuoso e o onírico, o histórico e o contemporâneo.

Sobre o processo artístico, Takla festeja a possibilidade de ter trabalhado por seis meses junto aos bailarinos da companhia entre laboratórios e ensaios. "Foi uma alquimia muito intensa que resultou em um frasquinho de 60 minutos que o público vai poder agora conferir". "Muito do que será apresentado nesse espetáculo, descobri por meio dos olhos de Mademoiselle Chanel", diz o encenador que já dirigiu Marília Pêra no papel da estilista e mecenas, mas também em 'Víctor ou Victória' e no papel de Maria Callas.

Ficha técnica:
Jorge Takla, concepção e direção
Anselmo Zolla, direção coreográfica
Renata Pati, cenografia
Fábio Namatame, figurinos
Felipe Venancio, direção musical
Joyce Drummond, iluminação
Ronaldo Zero, criação de vídeos
Elenco Studio3 Cia. de Dança: Alexandre Nascimento, André Grippi, André Neri, Artemis Bastos, Dilênia Reis, Fernando Rocha, Irupé Sarmiento, Jefferson Damasceno, Joaquim Tomé, Jurandir Rodrigues, Kauê Ribeiro, Kênia Genaro, Malki Pinsang, Mara Mesquita, Naia Rosa e Vera Lafer
Fotos: Leandro Menezes
Assessoria de imprensa: Liège Monteiro e Luiz Fernando Coutinho

Serviço:
"Paris"
Local: MASP Auditório
Endereço: Av. Paulista, nº 1578, Bela Vista, São Paulo, SP
Datas: 26 e 27 de março (únicas apresentações)
Horário: 20h
Entrada franca
Ingressos na bilheteria 2 horas antes do espetáculo
Sujeito à lotação da sala
Telefone: (11) 3149-5959
Estação de metrô próxima: Trianon-Masp
Indicação etária: 10 anos
Duração: 60 minutos
Capacidade de público por sessão: 344 pessoas

Fonte: Liège Monteiro Assessoria

Outras notícias

Menu Cultural de julho propõe uma viagem gastronômica pelos sabores da Copa do Mundo.
Próxima edição da feira gastronômica e artesanal que o Itaú Cultural realiza ao ar livre no Bulevar do Rádio, espaço entre o IC e o Sesc Avenida Paulista, convida o público a percorrer diferentes países e culturas por meio de preparos populares que ocupam ruas, mercados, estádios, festas e encontros familiares ao redor do mundo.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/menu+cultural+julho+propuoe+uma+viagem+gastronuemica+pelos+sabores+copa+mundo.php

Durante as férias de julho, O Mundo do Circo SP recebe temporada de espetáculo e exposição Re-Circo, o Maior Espetáculo Sustentável da Terra.
Espectadores são transportados aos anos de 1920 a 1940 com números clássicos em uma roupagem bem moderna.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/durante+rias+julhoa+mundo+circo+recebe+temporada+espetu+culo+exposiuuuoo+reacircoa+maior+espetu+culo+sustentu+vel+terra.php

Em julho, espaço ºAndar, na Santa Cecília, tem teatro, programação de férias e cursos.
Centro cultural recebe diversos espetáculos, oficina de atuação com João Pedro Ribeiro; curso sobre abordagem Meisner, com Ana Paula Dias; e contação de histórias e mágica para crianças.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/julhoa+espauuo+ooandara+santa+cecu+liaa+tem+teatroa+programauuuoo+rias+cursos.php

CINE NA PRAÇA 2026 exibe de graça 11 filmes no Jardim Suspenso do Centro Cultural São Paulo.
Na programação estão obras aclamadas pela crítica e que marcaram a história do cinema. A partir de 9 de julho às quintas, sextas e sábados às 19 horas.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/cine+prauca+2026+exibe+grauua+filmes+jardim+suspenso+centro+cultural+suoo+paulo.php

Férias de Julho no Sesc Consolação reúnem teatro visual, experiências para primeira infância, circo e atividades recreativas para crianças e famílias.
A programação inclui a instalação interativa Assombrinho, o espetáculo Poema
https://www.sampaonline.com.br/noticias/rias+julho+sesc+consolauuuoo+reuonem+teatro+visuala+experiuuncias+para+primeira+infu+nciaa+circo+atividades+recreativas+para+crianuuas+famu+lias.php

Centro Cultural da Penha recebe show gratuito de 10 anos da banda Buena Onda Reggae Club.
Apresentação abre circuito de shows comemorativos da banda, que é um dos nomes de destaque da cena instrumental brasileira.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/centro+cultural+penha+recebe+show+gratuito+anos+banda+buena+onda+reggae+club.php