Acontece a 3ª edição da festa portuguesa Santo Antônio na Chácara
Por Gislene Vieira Pereira
Maio 31, 2007

A Chácara Santo Antônio, tradicional bairro de São Paulo e de colonização portuguesa, realiza nos dias 16 e 17 de junho festa temática gratuita com  diversas atrações. Durante os dois dias, o "tiro-liro" é a ordem na festa que também vai celebrar o santo casamenteiro que dá nome ao bairro. O evento contará com 24 horas de atrações divididas nos dois dias de festa, com apresentações no palco principal e na área infantil. Serão 120 barracas com produtos de artesanato, alimentação e de entidades beneficentes. A expectativa é que 50 mil pessoas compareçam ao local nos dois dias.

A terceira edição da Santo Antônio da Chácara, promovido pela AELCSA (Associação Chácara Santo Antonio) e pela Fittipaldi Invent é uma ótima oportunidade para um passeio com a família, regado a atrações folclóricas portuguesas, comidas típicas e muito divertimento, tudo acompanhado por uma boa taça de vinho, um caldo verde bem quentinho ou um tradicional bolinho de bacalhau.

O evento já faz parte do calendário da cidade de São Paulo o mês não poderia ser melhor escolhido, já que no dia 10 se comemora oficialmente o Dia de Camões, de Portugal e das comunidades portuguesas. A data do falecimento do maior poeta português de todos os tempos, em 1580, é utilizada para relembrar não só os feitos passados, como os milhões de portugueses que vivem fora do seu país natal.

Programação e barracas

Entre as atrações de palco, há as que remetem às origens dos nossos colonizadores, promovidas pela Casa de Portugal, pela casa dos Açores e pela Associação Portuguesa de Desportos. Além disso, uma programação de corais, música MPB e jazz deve tornar mais romântico o clima desta festa de rua que já faz sucesso entre os moradores da região e deve atrair pessoas de outros pontos da cidade.

Serão presença garantida os pratos tradicionais da culinária portuguesa (incluindo bacalhau, alheira e caldo verde), encontrados no restaurante principal. Haverá também dezenas de barraquinhas que oferecerão diversos pratos, de tempurá a churrasco, passando por crepes e doces típicos de vários países.
Além disso você poderá comprar um presente para a cara-metade; pode ser roupa, bijuteria, acessório e brinquedo, entre outros.

O Espaço Criança, dedicado aos baixinhos tem como tema “brincar na praça” com atividades ao ar livre e uma programação voltada para os pequenos. Entre as entidades beneficentes que participam do evento está a “Gente é para brilhar”, que cuida de crianças carentes da região.

Meio Ambiente e reciclagem de lixo na Chácara

Os voluntários da Agenda 21 participam da terceira edição do Santo Antônio da Chácara com o objetivo de incentivar a participação dos moradores nos projetos ambientais da região. Na programação, há aulas de educação ambiental, apresentação de vídeos da Carta da Terra e de informativos sobre a Agenda 21, programa de arborização, além de entrevistas com moradores antigos da Chácara Santo Antônio, que falam sobre a época em que o bairro era formado por sítios e chácaras antes de tornar-se um dos principais pólos comerciais da Cidade.

A coleta seletiva de lixo será feita pela cooperativa Pedra Sobre Pedra, localizada no Bairro de Pedreira, na Zona Sul Paulistana. Outras entidades que trabalham com questões ambientais na região sul, também estão no evento divulgando seus trabalhos.

A festa também apóia o projeto de revitalização da Praça Rui de Amorim Cortez e representa oportunidade de confraternização da comunidade chacarense e toda a população paulistana.

Serviço:
Santo Antônio da Chácara
Data: 16/06/2007 e 17/06/2007
Horário: das 10h até 22h
Local: Praça Rui de Amorim Cortez
Portal da Chácara - Chácara Santo Antônio
Informações complementares e fotos em www.aelcsa.org.br no hotsite da festa

[ Avise um amigo ] sobre este assunto

[ Imprima ] esta notícia.

Fonte:

Portal Sampa Online (http://www.sampaonline.com.br): o maior e melhor portal dos bairros da cidade de São Paulo