SP_Urban Digital Festival ocupa a Praça do Pôr do Sol

Dezembro 11, 2018

A quinta e última ação do SP_Urban Digital Festival 2018 está acontecendo pela primeira vez na Praça do Pôr do Sol, no Alto de Pinheiros. O local, considerado um dos mais belos de São Paulo, foi ocupado pela instalação "Miragem", do artista visual uruguaio Fernando Velázquez.

Miragem é uma intervenção urbana que explora o aspecto ritualístico do lugar. A Praça do Pôr do Sol é um dos poucos locais da cidade de São Paulo em que as pessoas se reúnem para ver o pôr do sol. Fundindo-se ou contrastando com o entorno, a obra propõe uma experiência sensorial e imersiva híbrida, conta o artista.

A obra em plataforma LED circular está sendo posicionada estrategicamente na linha do horizonte, que fica nítida aos que ocupam a praça. "Miragem" explora a relação espaço-tempo e questiona como a experiência artística "estica" ou "encurta" a nossa experiência cronológica. Ela chama atenção para o quanto a internet alterou a noção do tempo e reforça os aspectos de culto à natureza, rituais ancestrais e hábitos sociais relacionados aos fenômenos naturais diários que prevalecem em grandes centros urbanos.

O conteúdo audiovisual vai se modificando conforme a luz natural, ou seja, a cada hora a obra terá uma aspecto visual diferente, dialogando com a intensidade do dia e com as cores do céu.

Desde sua primeira edição em 2012, o SP_Urban tem o objetivo de espalhar arte digital pela cidade, de forma gratuita e prezando pela ocupação democrática dos espaços públicos. Sendo assim, a instalação "Miragem" vislumbra como a iluminação urbana interfere no organismo do cidadão e altera a percepção do ambiente ao redor.

Serviço:
Miragem, 2018 (Fernando Velázquez)
Data: até 16 de dezembro (diariamente)
Horário: das 07h às 22h
Local: Praça Cel. Custódio Fernandes Pinheiro - Alto de Pinheiros
São Paulo – SP
Acesso livre e gratuito

Sobre o SP_Urban Digital Festival 2018

A 6ª edição do SP_Urban Digital Festival começou no dia 13 de outubro de 2018, com um espetáculo de video mapping de 10 horas de duração chamado Eletropaulo apresenta SP_Urban Mapping Monumental. O mapping foi produzido por seis artistas digitais (Coletivo Coletores, Lígia Alonso, Modular Dreams, Muti Randolph, Vigas e Zaniz) e aconteceu na fachada do icônico edifício do Centro Cultural Correios de São Paulo, localizado no Vale do Anhangabaú, dentro do SP na Rua. Veja as fotos: https://goo.gl/zpAvAM

Em novembro, o festival passou pelo MIS (Museu de Imagem e do Som), Unibes Cultural e Galeria de Arte Digital do Centro Cultural Fiesp. No dia 10/11, o SP_Urban ocupou o MIS com performances audiovisuais internacionais, shows das bandas Lumen Craft e Tigre Dente de Sabre e um painel sobre programação de games por mulheres. Veja as fotos: https://goo.gl/YuQaFe

No dia 11 de novembro o teatro da Unibes Cultural recebeu mais duas performances audiovisuais internacionais. Ainda em novembro, de 14 a 25, o festival passou pela Avenida Paulista, na Galeria de Arte Digital do Centro Cultural Fiesp com os conteúdos de games criados no projeto Girl Games, do Goethe-Institut São Paulo.

De 06 a 16 de dezembro, a arte digital se espalha pela Praça do Pôr do Sol (no Alto de Pinheiros) com uma instalação digital do artista uruguaio Fernando Velázquez.

O projeto SP_URBAN DIGITAL FESTIVAL 2018 tem curadoria artística de Marília Pasculli (Verve Cultural) e produção geral João Frugiuele (Verve Cultural).
Patrocínio: Eletropaulo
Apoios: ProAc ICMS, MIS, Correios, Goethe-Institut, Institut Français e Sacem
Realização do Governo do Estado de São Paulo.

Fonte: Tropi Press