Dezembro 03, 2025
No dia 3 de dezembro (quarta-feira), às 20h, o Itaú Cultural (IC) realiza mais uma sessão do Sonora Brasiliana, projeto que estreou neste mês de novembro e leva apresentações intimistas à exposição permanente Brasiliana Itaú, no Espaço Olavo Setubal, no 4º andar da instituição. Na iniciativa, artistas são convidados a compartilharem canções e bastidores de suas criações, tendo como cenário um acervo de aproximadamente mil peças da Brasiliana, como livros, pinturas, gravuras e documentos que perpassam a história do Brasil. O artista da vez é o cantor, compositor e percussionista moçambicano Otis Selimane, que apresenta um repertório de canções brasileiras e africanas, tocadas com instrumentos tradicionais.
Como tudo no Itaú Cultural, a programação é gratuita. Os ingressos devem ser reservados a partir das 12h da terça-feira da semana de apresentação, pela plataforma INTI, com acesso pelo site do Itaú Cultural: www.itaucultural.org.br.

Ritmos transatlânticos
Rodeado pelas obras da Brasiliana Itaú, no Itaú Cultural, Otis Selimane leva ao público Músicas de Mbira, apresentação intimista protagonizada pela mbira, instrumento tradicional africano. No repertório, há músicas tradicionais de seu país e canções populares do universo afrobrasileiro. Selimane toca, por exemplo, Um amor puro, de Djavan, Dentro Ali, de Luedji Luna.
Eleito em 2024 uma das 100 personalidades mais influentes da Lusofonia pela BANTUMEN, publicação portuguesa voltada à cultura, criatividade, inovação e empreendedorismo afrodescendente, Otis Selimane mora no Brasil desde 2015. Seu interesse pela música surgiu quando tinha sete anos de idade. Aos 10, ele começou a tocar bateria, que se tornou seu instrumento principal.
Em 2018, sua banda The Otis Project venceu o concurso Novos Talentos do Jazz, do Savassi Festival, evento mineiro dedicado ao gênero, o que levou o grupo a se apresentar em outros importantes festivais do país, como o Sampa Jazz Festival, na capital paulista. Em sua carreira, o artista já colaborou com grandes músicos moçambicanos e brasileiros, a exemplo da própria Luedji Luna, Tiganá Santana e Anelis Assumpção. Além de músico, Otis Selimane é pesquisador, professor e palestrante, levando a cultura moçambicana e africana em geral para instituições de ensino e eventos diversos no Brasil e no exterior.
Sobre a Brasiliana Itaú
O precioso pano de fundo para as apresentações do Sonora Brasiliana é a exposição Brasiliana Itaú, exposta nos andares 4 e 5 do Itaú Cultural, no Espaço Olavo Setubal, reunindo quase mil peças — muitas delas raras —, que perpassam a história do Brasil desde a chegada dos portugueses, como pinturas, manuscritos, livros, documentos e mapas. Entre as obras estão pinturas do Brasil holandês, as primeiras edições dos mais conhecidos álbuns iconográficos produzidos durante o século XIX sobre o país, bem como livros de artistas ilustrados do século XX, obras de arte, objetos, cartografias e documentos manuscritos.
Um dos destaques do acervo é a pintura em óleo sobre madeira Povoado numa planície arborizada, produzido por Frans Post entre 1670 e 1680. Também se destaca a seleção de gravuras de Rugendas, Debret, Chamberlain, Auguste Sisson, Schlappriz, Buvelot e Moreau e Bertichem, reproduzindo as primeiras paisagens vistas do país.
SERVIÇO
Sonora Brasiliana
3 de dezembro (quarta-feira), às 20h
Otis Selimane
Local: 4º andar do Itaú Cultural, na Brasiliana Itaú, no Espaço Olavo Setubal
Classificação indicativa: livre
Capacidade: 30 lugares
Duração: aprox. 60 minutos
Ingressos gratuitos, reservados a partir da terça-feira da semana da apresentação, às 12h, pelo site do IC
Itaú Cultural
Avenida Paulista, 149, próximo à estação Brigadeiro do metrô
Terça a sábado, das 11h às 20h
Domingos e feriados, das 11h às 19h
Informações: pelo telefone (11) 2168.1777 e wapp (11) 9 6383 1663
E-mail: atendimento@itaucultural.org.br
Acesso para pessoas com deficiência física
Estacionamento: entrada pela Rua Leôncio de Carvalho, 108.
Com manobrista e seguro, gratuito para bicicletas.
www.itaucultural.org.br
www.instagram.com/itaucultural
www.facebook.com/itaucultural
x.com/itaucultural
www.youtube.com/itaucultural
Fonte: Assessoria de Imprensa - ConteúdoInk
CCBB Educativo CCBB – Arte e Cultura realiza, em dezembro atividades inspiradas na mostra Joaquín Torres García - 150 Anos.
Programação, gratuita, traz opções para toda a família como oficinas lúdicas, contações de histórias, mediação de leitura, ação cênico-musical e sensorial estúdio.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/ccbb+educativo+ccbb+arte+cultura+realiza+dezembro+atividades+inspiradas+mostra+joaquin+torres+garcia+150+anos.php
Trupe Trupé apresenta a nova adaptação de Siricutico em: Aventuras da menina Flor e a boneca Açucena.
A apresentação gratuita do teatro musical será no CCSP o espetáculo está circulando por nove cidades do entorno do Rio Juquery.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/trupe+trupe+apresenta+nova+adaptacao+siricutico+aventuras+menina+flor+boneca+acucena.php
Itaú Cultural recebe lançamento de livro da jornalista Rosane Borges sobre o papel da mulher negra na contemporaneidade.
Com participação da filósofa Sueli Carneiro e da cantora Izzy Gordon, este lançamento se transforma em encontro para debater a temática da publicação e apresentar propostas de ação nesse contexto, a partir da leitura histórica de como o racismo apagou experiências e a criatividade de uma parcela da população.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/itau+cultural+recebe+lancamento+livro+jornalista+rosane+borges+sobre+papel+mulher+negra+contemporaneidade.php
Comunidade Cultural Quilombaque recebe estreia do novo número circense do artista Guilherme Torres.
Com um número circense que combina garrafas de vidro, monociclo, bicicleta acrobática e cenas que desafiam a gravidade, Guilherme Torres revela a maturidade de sua trajetória artística no equilibrismo, destacando-se como um dos nomes promissores dessa arte no Brasil.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/comunidade+cultural+quilombaque+recebe+estreia+novo+numero+circense+artista+guilherme+torres.php
Ocupação Itaú Cultural do fim do ano celebra 110 anos do nascimento de Grande Othelo.
A exposição é dedicada a esse artista brasileiro multifacetado, que resistiu a apagamentos estruturais e contribuiu com o teatro, o cinema, a literatura e a música, também contribuindo para fortalecer a presença dos artistas afro-brasileiros na cena cultural do país. Ela reúne mais de 160 peças, incluindo trechos de filmes, rascunhos.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/ocupacao+itau+cultural+fim+ano+celebra+110+anos+nascimento+grande+othelo.php
Festival Charles Edward - Edição Rockphonic acontece dia 07 de dezembro.
Com seis atrações, evento terá entrada gratuita.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/festival+charles+edward+edicao+rockphonic+acontece+dia+dezembro.php
Cia. Salto Alto apresenta espetáculo PernalTAP no Parque Central, EMIA Aron Feldman e Ipiranguinha.
O espetáculo circense reúne teatro físico, sapateado e pernas de pau em uma experiência divertida para toda a família.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/cia+salto+alto+apresenta+espetaculo+pernaltap+parque+central+emia+aron+feldman+ipiranguinha.php