Maio 08, 2025
Neste sábado, dia 10 de maio, às 17h30, o Sesc Itaquera (capital) recebe o solo de dança "Tenha cuidado! É o meu coração", com direção e performance do bailarino Mayk Ricardo. O espetáculo será apresentado no espaço Caixa Preta da unidade. A entrada é gratuita e a classificação indicativa é de 14 anos. Mayk traz à cena uma potente investigação poética, afetiva e política sobre os corpos negros. A partir da biologia do coração e de vivências pessoais, o bailarino propõe uma dança que questiona os atravessamentos estéticos, sociais e históricos que moldam as relações dos corpos negros com o mundo e com o afeto.
Partindo dessa perspectiva autobiográfica e sistêmica para abordar o corpo como território de cuidado e resistência: "Trata-se de um diálogo com o imaginário social que a branquitude construiu sobre o corpo preto — um corpo historicamente objetificado e supersexualizado", destaca Mayk Ricardo, que se apoia em sua própria formação em Biologia e em sua trajetória na dança para criar experiências cênicas que mobilizam sensibilidade e crítica. A dramaturgia conjunta e a assistência de direção é assinada por Anna Claudia Magalhães, artista multimídia e arte-educadora. A apresentação tem duração de 80 minutos, e faz um convite à escuta atenta, ao acolhimento e à revisão de afetos, utilizando o corpo como linguagem central para resistir às violências e ressignificar a existência.

Serviço
Dança: Tenha cuidado! É o meu coração
Data da apresentação: 10 de maio (sábado)
Horário: 17h30
Local: Sesc Itaquera – Espaço Caixa Preta
Endereço: Avenida Fernando Espírito Santo Alves de Mattos, 1000 – Itaquera, São Paulo (SP)
Entrada: Gratuita
Duração: 80 minutos
Classificação indicativa: 14 anos
Mais informações no site do Sesc São Paulo: www.sescsp.org.br/programacao/tenha-cuidado-e-o-meu-coracao-2
Ficha Técnica
Direção, dramaturgia e bailarino: Mayk Ricardo
Convidada: Rosmeire Aparecida dos Santos
Dramaturgia e assistência de direção: Anna Claudia Magalhães
Operação de luz: Reni Trombi
Operação de som: Victor Silveira (Vitin.wav)
Tecnologia e vídeo-projeção: Agrupamento Robô.Art (Vinicius Dall'Acqua e Elissa Pomponio)
Produção: Larissa Macena e Andrea Capelli
Assessoria de imprensa: Felipe Ibrahim
SOBRE O BAILARINO MAYK RICARDO
Biólogo e artista da dança desde 2005, Mayk Ricardo atua na pesquisa e produção cultural. Iniciou seus estudos em dança contemporânea na KD Cia. de Dança, na cidade de Potirendaba (SP). Desde 2020, tem concentrado seu trabalho em pesquisas sobre o corpo negro na dança, com projetos como a vídeo-dança "su.jei.to" e a pesquisa/performance "Movimento-afeto: dançando histórias de amor", premiados pela Funarte e pelo Prêmio Nelson Seixas. É diretor do experimento cênico "OUTROS NAVIOS: danças para não morrer", comissionado pelo SESC Rio Preto. Colaborou em diversos trabalhos de artistas de SP e RJ, incluindo a vídeo-dança "10danças e 1 poeta", de Paulo Emílio Azevedo/Cia. Gente (2021); as performances "Plataforma Sísmica" (2022), de Leandro Souza; "Cartas ao Mundo" (2022), dirigida por Bia Lessa para o SESC Avenida Paulista; "Duplos" (2023), de Talita Florêncio e Thiago Salas; o videoclipe "Lamento", da banda carioca Acquaria (2023); e os espetáculos "Transe em Trópico" (2023) e "Florestar – nenhum lugar é fora" (2025), do Núcleo Cinematográfico de Dança. É bailarino convidado do Núcleo Cinematográfico de Dança (SP) e mediador cultural do programa Caminhando com Arte da Fundação Itaú (Itaú Cultural).
SOBRE A DRAMATURGA ANNA CLAUDIA MAGALHÃES
É graduada em Letras pela UNESP São José do Rio Preto, cidade onde reside. Artista multimídia e arte-educadora, suas produções e mediações passam pela escrita, arte visual e performance. Foi cronista do jornal Diário da Região entre 2014 e 2019, participou do coletivo poético Pretas PalaBRas e produz ilustrações para livros e periódicos. Principais publicações escritas: "Baiacu" (2018), livro de artes coletivo editado por Laerte e Angeli, "Pororoca" (2023), livro sobre maternidade coescrito com Carolina Capelli, "Sala de Espera" (2020), dramaturgia coletiva pela Cênica e "Bitita, para não esquecer" (2022), dramaturgia pela Cênica. Exposições de arte: "RISCO" (2019), Bienal Black Brasil Art. Suas criações e discussões, incluem (também) questões de gênero e raça, pois acredita que a arte é a potência para as transformações sociais.
Fonte: Assessoria de Imprensa: Felipe Ibrahim
Itaú Cultural e Museu das Culturas Indígenas realizam visita expandida por suas exposições sobre povos originários brasileiros.
O percurso começa na Ocupação Ailton Krenak, em cartaz no térreo do IC, e termina em Nhe
https://www.sampaonline.com.br/noticias/itau+cultural+museu+das+culturas+indigenas+realizam+visita+expandida+por+suas+exposicoes+sobre+povos+originarios+brasileiros.php
Peça O Julgamento de Sócrates realiza apresentações gratuitas em vários equipamentos da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa.
Espetáculo convida o público a uma imersão na Grécia antiga para reviver a tragédia filosófica que explora coragem, integridade e os limites entre a lei e a consciência.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/peca+julgamento+socrates+realiza+apresentacoes+gratuitas+varios+equipamentos+secretaria+municipal+cultura+economia+criativa.php
Cia. do Despejo estreia espetáculo infantojuvenil Benditas Sejam as Cozinheiras: A Fabulosa Cozinha de Irene na Grande São Paulo.
Com dramaturgia de Felipe Dias Batista e direção de Martinha Soares, espetáculo celebra a culinária afro-indígena-brasileira e as cozinheiras.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/cia+despejo+estreia+espetaculo+infantojuvenil+benditas+sejam+cozinheiras+fabulosa+cozinha+irene+grande+sao+paulo.php
Nova programação para famílias do Itaú Cultural apresenta contações de histórias africanas e afro-brasileiras e oficina de dobradura.
Nos sábados de novembro, o IC promove Histórias que encantam, projeto no qual o núcleo Agbalá Conta apresenta lendas e brincadeiras de diferentes regiões da África. Ainda, nos domingos deste mês e do início de dezembro, o público aprende a criar dobraduras com papéis em Dobras e Descobertas. Na intervenção Pergunte a um(a) Cientista, os visitantes conversam com especialistas em ciência e arte.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/nova+programacao+para+familias+itau+cultural+apresenta+contacoes+historias+africanas+afro+brasileiras+oficina+dobradura.php
Cia. Sansacroma traz novas apresentações do espetáculo "Carvão" no Centro Cultural SP e na Fábrica de Cultura Jardim São Luís.
"Carvão" é uma coreografia-manifesto que investiga as narrativas do amor negro como ato político, filosófico e ancestral, atravessado por violências históricas e persistentes. Obra foi indicada ao Prêmio APCA do primeiro semestre em duas categorias, assim como ao Prêmio Arcanjo 2025.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/cia+sansacroma+traz+novas+apresentacoes+espetaculo+carvao+centro+cultural+fabrica+cultura+jardim+sao+luis.php
Kalunga Mar: com leveza e palhaçaria, Indômita Cia. fala de antirracismo e ancestralidade negra para crianças.
O grupo faz sessões abertas ao público em geral: no Teatro Flávio Império (9/11) e no Centro de Referência e Atendimento para Imigrantes (14/11) e oito apresentações gratuitas para alunos de escolas públicas, crianças com deficiência auditiva e imigrantes em diferentes espaços de São Paulo.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/kalunga+mar+com+leveza+palhacaria+indomita+cia+fala+antirracismo+ancestralidade+negra+para+criancas.php
Tem Gato na Tuba revisita canções de Braguinha, Chico Buarque e Vinicius no Teatro Sérgio Cardoso.
Espetáculo infantil reúne sucessos da música brasileira em apresentação gratuita com o cantor Carlos Navas.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/tem+gato+tuba+revisita+cancoes+braguinha+chico+buarque+vinicius+teatro+sergio+cardoso.php