Dezembro 04, 2020
Entre 10 e 13 de dezembro, quinta-feira a domingo, o Itaú Cultural participa do Festival Sem Barreiras. O projeto da Prefeitura de São Paulo, criado em 2019 pela Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED), em parceria com a Secretaria de Cultura (SMC), tem apoio e participação de instituições culturais de toda a cidade. O objetivo é divulgar o trabalho realizado por artistas com deficiência, trazendo reconhecimento e visibilidade para cada um nas mais diversas linguagens.
A programação desenvolvida pelos Núcleos de Educação e Relacionamento, Produção e Infraestrutura da instituição, para esta parceria, é integralmente online. As mesas de conversa serão abertas nas redes sociais do Itaú Cultural, Facebook, Youtube e Linkedin, e ficarão gravadas para livre acesso por tempo inderminado. A programação artística estará disponível no site até 15 dias depois da data de postagem.
A programação abre, no dia 10 de dezembro, às 17h, com a mesa Arte, deficiência e interseccionalidade. Nela, os convidados falam sobre suas vidas e trabalhos artísticos tendo como fio condutor a relação desses dois campos. Estarão na conversa a performer e videoartista paulistana Estela Lapponi, a ativista e primeira mulher negra cadeirante a atuar no Theatro Municipal de São Paulo, Mona Rikumbi, e o ator e cineasta, Victor Di Marco.
No dia seguinte, 11 de dezembro, as atividades seguem, com a mesa O papel do artista sem deficiência na luta anticapacitista, também às 17h, em que artistas, produtores e profissionais da cultura sem deficiência, mas que dedicam seu trabalho a esse público, conversam sobre como apoiar a causa. Participam dela o músico Dudé, a diretora e dramaturga Cíntia Alves, a coordenadora do curso de pós-graduação em tradução e interpretação Libras/português no Instituto Superior de Educação de São Paulo (Singularidades) Carol Fomin, e a ativista-artista da dança, pesquisadora, gestora de ações culturais e consultora em políticas culturais, Andrea Chiesorin. Na mesma data, às 20h, Cabaré Drag apresenta ao público do festival Kitana Dreams e Lee Brandão, duas drag queens com deficiência e diferentes perfis, que fazem números de dublagem de músicas e apresentações sobre cultura LGBT.
No dia 12 de dezembro, às 17h, na mesa Dança e deficiência, a artista de dança, docente, pesquisadora e psicóloga com baixa visão, Renata Mara, a atriz, bailarina, jornalista e consultora de audiodescrição em conteúdos artísticos, Moira Braga, e o artista da dança, performance, escritor e professor da Escola de Dança da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Edu O., falam sobre corpos dissidentes, como o de pessoas com deficiência, e em como fica a relação entre essa expressão artística e esses corpos.
Às 20h do mesmo dia, entra em cena o espetáculo solo de dança contemporânea, Canto dos Malditos, com Marcos Abranches Cia. de Dança. Ele aborda, como um desabafo, seus conflitos e questões sobre o homem e a sua inconsistência, sobre a precariedade das relações que nunca se completam.
Finalizando, no dia 13 de dezembro, às 17h, a apresentação artística N’Otro Corpo, com JP Lima, versa sobre o que constitui cada um sujeito de si mesmo e dos movimentos que desempenha. As cenas se combinam num entrelaçar das questões que o artista lança a partir de si e dispara como enfrentamento ao público. Às 20h, com apresentação da MC Lara Gomes, no Sarau Literário serão lidos textos, poesia em Libras e HQ com narração e imagens. Dele, também participam a estudante de letras português na Universidade de Brasília, escritora, palestrante motivacional e influenciadora digital com paralisia cerebral, ClarinhaMar, o pesquisador, artista e quadrinista transmasculino, Lino Arruda, a mulher negra, surda, feminista, artista e integrante da comissão do Slam das Mãos, Yanna Porcino, e a professora de Libras, na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia Estadual (UFRB), e líder do movimento de negros surdos do Brasil, Priscilla Leonnor.
Serviço
Festival Sem Barreiras
De 10 a 13 de dezembro (quinta-feira a domingo)
Apresentações artísticas: disponíveis no site do Itaú Cultural por 15 dias a partir da data de postagem
Mesas de conversa: abertas nas redes sociais do Itaú Cultural: Facebook, Youtube e Linkedin
No site do Itaú Cultural: www.itaucultural.org.br
Itaú Cultural
www.itaucultural.org.br
www.twitter.com/itaucultural
www.facebook.com/itaucultural
www.youtube.com/itaucultural
Oficinas de Música Caipira levam clássicos de raiz ao Theatro São Pedro em apresentação gratuita.
O evento acontece no dia 22 de agosto, a partir das 16h.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/oficinas+musica+caipira+levam+classicos+raiz+theatro+sao+pedro+apresentacao+gratuita.php
Teatro YouTube reúne Bianca Comparato, Rita Von Hunty e Daniela Thomas em programação inédita.
Com mesas de debate, dança, literatura, música e performances, programação inspirada na obra de Anne Carson amplia a experiência do espetáculo para além do palco e segue até 27 de setembro, no Conjunto Nacional.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/teatro+youtube+reune+bianca+comparato+rita+von+hunty+daniela+thomas+programacao+inedita.php
Filmes brasileiros para crianças e adolescentes chegam à Itaú Cultural Play com mostra do Festival comKids.
Com curadoria especial da equipe do comKids, seleção reúne 10 curtas-metragens em animação e live-action produzidos em diferentes estados brasileiros, com histórias que abordam inclusão, diversidade, amizade, emoções e aspectos da cultura infantojuvenil contemporânea. Em programação presencial, o Itaú Cultural também recebe duas conversas sobre a produção audiovisual para crianças e adolescentes.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/filmes+brasileiros+para+criancas+adolescentes+chegam+itau+cultural+play+com+mostra+festival+comkids.php
O Mundo do Circo SP recebe, nesta semana, temporada do Circo di Mônaco e atrações da Cia Pé de Chinelo e dos Parlapatões.
A agenda ainda inclui outros espetáculos gratuitos até 30 de agosto.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/mundo+circo+recebe+nesta+semana+temporada+circo+monaco+atracoes+cia+chinelo+dos+parlapatoes.php
Itaú Cultural apresenta Deserto, peça sobre o legado do escritor chileno Roberto Bolaño.
Dirigido por Luiz Felipe Reis, o espetáculo é a primeira encenação brasileira baseada na obra de Roberto Bolaño, considerado um dos mais importantes autores latino-americanos da virada para o século XXI. Integrando teatro, literatura, música e vÃdeo, a montagem traz, em primeira pessoa, memórias e reflexões do escritor sobre o papel do artista e da criação poética diante das violências do mundo contemporâneo.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/itau+cultural+apresenta+deserto+peca+sobre+legado+escritor+chileno+roberto+bolaño.php
44º Encontro Nacional de Dança reúne grupos de todo o paÃs no Teatro Sérgio Cardoso.
Evento gratuito acontece nos dias 29 e 30 de agosto e promove apresentações, intercâmbio artÃstico e atividades voltadas à valorização da dança.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/44º+encontro+nacional+danca+reune+grupos+todo+pais+teatro+sergio+cardoso.php
Circo Piorô estreia espetáculo A Banda do Circo Piorô com temporada na Zona Leste.
Novo trabalho do coletivo da Zona Leste une música ao vivo, palhaçaria e circo contemporâneo para refletir, com humor e ironia, sobre os desafios de viver da arte.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/circo+pioro+estreia+espetaculo+banda+circo+pioro+com+temporada+zona+leste.php
Programação Especial Celebra a Poética de William Shakespeare no Sesc Belenzinho.
A programação é dedicada à obra de William Shakespeare, e promove a interseção entre literatura, artes cênicas e música
https://www.sampaonline.com.br/noticias/programacao+especial+celebra+poetica+william+shakespeare+sesc+belenzinho.php
Ana Leal estreia mostra inédita Chão de Histórias, no Museu da Imagem e do Som (MIS).
Com concepção artÃstica e expográfica da própria artista, acompanhamento de Sylvia Sanchez e texto crÃtico de Éder Chiodetto, a exposição reúne 21 obras sobre memórias e ancestralidade do sertão pernambucano
https://www.sampaonline.com.br/noticias/ana+leal+chao+historias+museu+imagem+som+mis.php