Site do Itaú Cultural transmite programação do Festival Sem Barreiras

Dezembro 04, 2020

Entre 10 e 13 de dezembro, quinta-feira a domingo, o Itaú Cultural participa do Festival Sem Barreiras. O projeto da Prefeitura de São Paulo, criado em 2019 pela Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED), em parceria com a Secretaria de Cultura (SMC), tem apoio e participação de instituições culturais de toda a cidade. O objetivo é divulgar o trabalho realizado por artistas com deficiência, trazendo reconhecimento e visibilidade para cada um nas mais diversas linguagens.

A programação desenvolvida pelos Núcleos de Educação e Relacionamento, Produção e Infraestrutura da instituição, para esta parceria, é integralmente online. As mesas de conversa serão abertas nas redes sociais do Itaú Cultural, Facebook, Youtube e Linkedin, e ficarão gravadas para livre acesso por tempo inderminado. A programação artística estará disponível no site até 15 dias depois da data de postagem.

A programação abre, no dia 10 de dezembro, às 17h, com a mesa Arte, deficiência e interseccionalidade. Nela, os convidados falam sobre suas vidas e trabalhos artísticos tendo como fio condutor a relação desses dois campos. Estarão na conversa a performer e videoartista paulistana Estela Lapponi, a ativista e primeira mulher negra cadeirante a atuar no Theatro Municipal de São Paulo, Mona Rikumbi, e o ator e cineasta, Victor Di Marco.

No dia seguinte, 11 de dezembro, as atividades seguem, com a mesa O papel do artista sem deficiência na luta anticapacitista, também às 17h, em que artistas, produtores e profissionais da cultura sem deficiência, mas que dedicam seu trabalho a esse público, conversam sobre como apoiar a causa. Participam dela o músico Dudé, a diretora e dramaturga Cíntia Alves, a coordenadora do curso de pós-graduação em tradução e interpretação Libras/português no Instituto Superior de Educação de São Paulo (Singularidades) Carol Fomin, e a ativista-artista da dança, pesquisadora, gestora de ações culturais e consultora em políticas culturais, Andrea Chiesorin. Na mesma data, às 20h, Cabaré Drag apresenta ao público do festival Kitana Dreams e Lee Brandão, duas drag queens com deficiência e diferentes perfis, que fazem números de dublagem de músicas e apresentações sobre cultura LGBT.

No dia 12 de dezembro, às 17h, na mesa Dança e deficiência, a artista de dança, docente, pesquisadora e psicóloga com baixa visão, Renata Mara, a atriz, bailarina, jornalista e consultora de audiodescrição em conteúdos artísticos, Moira Braga, e o artista da dança, performance, escritor e professor da Escola de Dança da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Edu O., falam sobre corpos dissidentes, como o de pessoas com deficiência, e em como fica a relação entre essa expressão artística e esses corpos.

Às 20h do mesmo dia, entra em cena o espetáculo solo de dança contemporânea, Canto dos Malditos, com Marcos Abranches Cia. de Dança. Ele aborda, como um desabafo, seus conflitos e questões sobre o homem e a sua inconsistência, sobre a precariedade das relações que nunca se completam.

Finalizando, no dia 13 de dezembro, às 17h, a apresentação artística N’Otro Corpo, com JP Lima, versa sobre o que constitui cada um sujeito de si mesmo e dos movimentos que desempenha. As cenas se combinam num entrelaçar das questões que o artista lança a partir de si e dispara como enfrentamento ao público. Às 20h, com apresentação da MC Lara Gomes, no Sarau Literário serão lidos textos, poesia em Libras e HQ com narração e imagens. Dele, também participam a estudante de letras português na Universidade de Brasília, escritora, palestrante motivacional e influenciadora digital com paralisia cerebral, ClarinhaMar, o pesquisador, artista e quadrinista transmasculino, Lino Arruda, a mulher negra, surda, feminista, artista e integrante da comissão do Slam das Mãos, Yanna Porcino, e a professora de Libras, na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia Estadual (UFRB), e líder do movimento de negros surdos do Brasil, Priscilla Leonnor.

Serviço

Festival Sem Barreiras
De 10 a 13 de dezembro (quinta-feira a domingo)
Apresentações artísticas: disponíveis no site do Itaú Cultural por 15 dias a partir da data de postagem
Mesas de conversa: abertas nas redes sociais do Itaú Cultural: Facebook, Youtube e Linkedin
No site do Itaú Cultural: www.itaucultural.org.br

Itaú Cultural

www.itaucultural.org.br
www.twitter.com/itaucultural
www.facebook.com/itaucultural
www.youtube.com/itaucultural