Receba, gratuitamente, o Boletim Sampa Online

Site do Itaú Cultural oferece divertimento para as crianças a semana toda

Setembro 16, 2020

O IC para Crianças oferece atividades online todos os dias, com aulas de dança, às quartas-feiras e domingos; de criação, às terças-feiras e quintas-feiras; de teatro, aos sábados; vivências de música, às segundas-feiras, além da Expedição Brasiliana, às sextas-feiras. Esta ação propõe uma nova aventura a cada episódio para que os participantes redescubram a própria casa, tendo como base a Coleção Brasiliana, que tem um recorte em exposição permanente, desde 2015, no Espaço Olavo Setúbal, no prédio do Itaú Cultural.

Todos os vídeos podem ser acessados semanalmente, nos dias indicados para cada uma deles, sempre a partir das 11h, no site e página de YouTube da organização.

Expedição Brasiliana

Neste novo episódio da Expedição Brasiliana, na sexta-feira, dia 18/09, a educadora do Itaú Cultural Elissa Sanitá ensina a criar estampas no papel, dando novos usos a objetos a partir de seus formatos e texturas. No decorrer da série já foram criados mala de viagem, binóculo, diário de bordo, mapa, desenhos e até um catálogo, tudo com base na Coleção Brasiliana que reúne um dos mais completos acervos da produção artística sobre o país desde a chegada dos colonizadores, até o início do século XX, mostrando várias facetas da história do Brasil.

Cada vídeo da série é acompanhado de um material complementar, publicado no site da organização, para amparar o aprendizado, composto de um texto e alguns links para quem quiser se aprofundar ampliando as referências. Dessa vez, as gravuras são exploradas e links da Enciclopédia Itaú Cultural direcionam os curiosos para alguns artistas que lançaram mão da técnica. Os episódios têm em média, 15 minutos de duração e são transmitidos em Libras e com legendas.

Teatro

No sábado, dia 19/09, acontece a oitava aula de teatro, de uma série de 10, idealizada pelo Núcleo de Artes Cênicas da organização e ministrada por Thaís Póvoa. Ela é formada pela Escola de Arte Dramática e mestra em artes cênicas, pela Universidade de São Paulo (USP). Há anos, desenvolve um trabalho voltado para crianças e adolescentes. Neste vídeo, com interpretação de Libras e legendas, ela se dedica ao teatro de animação, imaginado como seria se objetos de casa despertassem e começassem a interagir.

Dança

No domingo, dia 20/09, a professora Janette Santiago, também nova no projeto, faz um aquecimento tendo como referência o elemento água, conduzindo a atividade a partir do som e das imagens evocadas pelo elemento. Ela ainda desafia o público a criar outras movimentações com essa referência ou desenhar no papel as imagens que foram aparecendo durante a prática.

Há ainda mais uma aula de dança na semana, na quarta-feira, dia 23/09. O educador e dançarino Hugo Oliveira se apresenta para o público de casa. Em sua primeira aula introduz conhecimentos básicos de House, como sua contagem musical, qualidades de movimentos, níveis e espacialidades.

Música

Na segunda-feira, dia 21/09, o compositor, cantor, produtor artístico-cultural e musicoterapeuta Renato Gama continua sua jornada relacionando os diferentes elementos da natureza com os sons produzidos por instrumentos improvisados em casa. Neste vídeo, ele explora o elemento água. Os materiais utilizados são garrafas e colheres. Ele ensina a variar a quantidade de água nas garrafas como regulação sonora, criando células rítmicas para acompanhamento vocal.

Criação

No dia seguinte, terça-feira, 22/09, tem aula de criação, com artista e educador Lucas Lopes. Ele ensina a criar cenários com elementos da natureza, como montanhas e árvores, em formas bidimensionais recortadas. A partir daí, cria um suporte de papel para que elas fiquem de pé e possam ser manipuladas. Ainda nas aulas de criação, na quinta-feira, 24/09, a artista Cris Miguel conduz a feitura de uma boneca da boa energia, utilizando um pequeno galho de árvore e alguns retalhos.

Itaú Cultural virtual

Com a programação presencial suspensa desde o dia 17 de março, em razão da pandemia do coronavírus, o Itaú Cultural tem intensificado a produção de materiais digitais pensados para toda a família. Assim, vem ampliando a produção de conteúdo para diversos públicos, com podcasts, cursos de EAD e vídeos, disponibilizados no site e redes sociais da instituição e na Enciclopédia Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. Para acessar: www.itaucultural.org.br.

Sobre os professores

Cris Miguel é bonequeira, autora e contadora de histórias, instrumentista, cantora e dançarina. Estudou música na Faculdade de Artes do Paraná. Desde 1997 integra o grupo de músicas étnicas Mawaca, que desenvolve uma pesquisa com músicas de vários povos. Fundadora da Companhia Ópera na Mala e autora e atriz do programa Baú de Histórias, da TV Ratimbum e TV Cultura. É atriz e roteirista do programa Caderninho Verde, da TV Cultura. Em 2020 vem desenvolvendo programas de histórias para crianças da rede pública de ensino através da empresa Letra e Ponto. Ao lado de Danilo Tomic, é fundadora do espaço cultural Casa Passarinho, em São Paulo, onde administram cursos de bonecos e música. Atualmente, tem em seu repertório 13 espetáculos de histórias, bonecos e música se apresentando em teatros, bibliotecas, escolas e Sescs do Brasil e exterior.

Hugo Oliveira é natural do Morro da Providência. Há 17 anos atua com criação, implantação e desenvolvimento de projetos educativos, artísticos e culturais em políticas públicas, projetos sociais e instituições culturais. É dançarino, educador, pesquisador, comunicador social e gestor cultural nas áreas de educação, dança, juventude, favela, desenvolvimento social e sindical. Como gestor, atua em programas, projetos e instituições públicos, sociais e culturais. Presta consultorias para o desenvolvimento e a implantação de projetos de formação em arte e cultura, intercâmbios e projetos educativos, sociais e culturais, projetos de engajamento social e mapeamentos de práticas culturais e pedagógicas nos territórios de favelas e periféricos. Ministra cursos, palestras e workshops de formação em danças afro-estadunidenses, políticas públicas, práticas pedagógicas e projetos sociais para artistas, educadores, agentes culturais, pesquisadores entre outros.

Janette Santiago é artista da dança, educadora, orientadora corporal e atriz. Toda a sua experiência em dança se deu através de estudos práticos com mestres e professores pesquisadores de danças tradicionais africanas e afro brasileira. Foi professora de dança afro no programa de formação em dança e em cursos livres na Escola de Dança de São Paulo (antiga escola de Bailado) e no projeto Fábricas de Cultura. Desde 2010 é professora regular de dança afro na Sala Crisantempo e ministra vivências de dança pelo Brasil. Como orientadora corporal trabalhou com Os Crespos, Cia. Arnesto Nos Convidou, Cia. Ludens e a Velha Companhia. Há 19 anos faz parte da Cia. Infantil Imago onde atua como manipuladora de bonecos, dubladora e atriz. Atualmente é professora de Corpo, na Escola Livre de Teatro de Santo André.

Lucas Lopes vive e trabalha em São Paulo. Formado em Artes Visuais pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), além de sua produção autoral, trabalha com criação e direção de arte para grupos de teatro, circo e dança. Em sua produção autoral além de pinturas e pequenas esculturas, já ilustrou livros, revistas, álbuns musicais, encartes de espetáculos, painéis e intervenções com pintura para espaços expositivos e bibliotecas. Em paralelo, trabalha como artista-professor na Escola Municipal de Iniciação Artística (EMIA). Orienta também cursos e oficinas criativas em projetos e ateliês pela cidade.

Renato Gama é compositor, cantor, produtor artístico-cultural e musicoterapeuta. Formado como musicoterapeuta pelas Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU), atuou nos projetos Sonoras da Masculinidade para Infância e Paternidade Preta, Musicoterapia Para Todes, Narrativas Sonoro Musicais, Cantando Lembranças, Compondo Histórias, em parceria com Priscila Mulin, e vivências em musicoterapia, aplicadas principalmente em unidades do Sesc São Paulo. Foi educador artístico-cultural de centros sociais como Eremim, Instituto Casulo, Estação das Artes, entre outros. Suas canções originam de composições próprias, de poetas jovens e outros já consagrados como, Conceição Evaristo, Paulo Rafael, Sergio Vaz, Allan da Rosa, Danilo Monteiro e Daisy Serena.

Thaís Póvoa é formada pela Escola de Arte Dramática e mestra em Artes Cênicas, pela Universidade de São Paulo (USP). Sua trajetória artística no teatro é permeada pela criação de diversas obras voltadas à infância e à juventude e pelos seus trabalhos em arte-educação realizados com crianças e adolescentes.

Serviço
IC para crianças
https://www.itaucultural.org.br/
https://www.youtube.com/user/itaucultural
Com vídeos postados sempre às 11h
Expedição Brasiliana
Dia 18 de setembro (sexta-feira)
Com os educadores do Itaú Cultural

Aulas de Teatro
Dia 19 de setembro (sábado)
Thaís Póvoa

Aulas de dança
Dias 20 e 23 de setembro (quarta-feira e domingo)
Com Janette Santiago, no primeiro dia, e Hugo Oliveira, no segundo

Vivências de música
Dia 21 de setembro (segunda-feira)
Renato Gama

Aulas de criação
Dias 22 e 24 de setembro (terça-feira e quinta-feira)
Com Lucas Lopes no primeiro dia e Cris Miguel, no segundo

Outras notícias

EMESP Tom Jobim realiza Revirada Musical com mais de 170 atrações de diversos estilos musicais
O festival acontece de 21 a 27 de setembro, no YouTube da escola.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/emesp+tom+jobim+realiza+revirada+musical+com+mais+de+170+atracoes+de+diversos+estilos+musicais.php

Voltado para o público infanto-juvenil, curta-metragem Leituras estreia online.
A estreia acontece no dia 20 de setembro, às 18h, e pode ser acessado gratuitamente.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/voltado+para+o+publico+infanto+juvenil+curta+metragem+leituras+estreia+online.php

Pocket-shows e podcasts incrementam a segunda semana do Festival Arte como Respiro – Edição Música
A programação se desenvolve de 19 a 27 de setembro, no site da instituição e nas plataformas digitais dos artistas
https://www.sampaonline.com.br/noticias/pocket+shows+e+podcasts+incrementam+a+segunda+semana+do+festival+arte+como+respiro+edicao+musica.php

Casa das Rosas realiza Simpósio sobre as relações entre passado e presente nos estudos literários .
Dividido em três dias, o simpósio promoverá seis palestras online e gratuitas
https://www.sampaonline.com.br/noticias/casa+das+rosas+realiza+simposio+sobre+as+relacoes+entre+passado+e+presente+nos+estudos+literarios.php

Orquestra Jovem do Estado apresenta concerto com peças de Edino Krieger e Benjamin Britten
Concerto inédi​to foi gravado no mês de setembro na Sala São Paulo e vai ao ar no dia 20 de setembro, às 16h, no YouTube
https://www.sampaonline.com.br/noticias/orquestra+jovem+do+estado+apresenta+concerto+com+pecas+de+edino+krieger+e+benjamin+britten.php

15º Festival #ZiriguidumEmCasa apresenta edição Beco das Garrafas
O evento acontece no dia 19 de setembro, sábado, a partir da 20h, no YouTube
https://www.sampaonline.com.br/noticias/15+festival+ziriguidumemcasa+apresenta+edicao+beco+das+garrafas.php

Curadora indígena analisa em live obra Moema, de Victor Meirelles
Evento acontece no dia 17 de setembro, no Instagram do MASP
https://www.sampaonline.com.br/noticias/curadora+indigena+analisa+em+live+obra+moema+de+victor+meirelles.php

Bete Dorgam é a próxima entrevistada do podcast Dramaturgia: Janelas Abertas.
O encontro estará disponível a partir do dia 17/09
https://www.sampaonline.com.br/noticias/bete+dorgam+e+a+proxima+entrevistada+do+podcast+dramaturgia+janelas+abertas.php

Itaú Cultural abre oficinas online de sensibilização musical para bebês.
A iniciativa, que integra as comemorações no mês das crianças, em outubro, busca aprofundar vínculos entre familiares e bebês, proporcionando, por meio da música, um espaço lúdico de aprendizado, fruição e carinho
https://www.sampaonline.com.br/noticias/itau+cultural+abre+oficinas+online+de+sensibilizacao+musical+para+bebes.php

MAM São Paulo oferece novos roteiros de visitas educativas virtuais.
As visitas podem ser conferidas online a partir de 15 de setembro
https://www.sampaonline.com.br/noticias/mam+sao+paulo+oferece+novos+roteiros+de+visitas+educativas+virtuais.php

MAC USP discute o processo curatorial em série de webinários
As discussões acontecem sempre às terças, de 22 de setembro a 27 de outubro
https://www.sampaonline.com.br/noticias/mac+usp+discute+o+processo+curatorial+em+serie+de+webinarios.php

IMS promove Fórum de Acessibilidade online e gratuito
Os encontros acontecem nos dias 22, 23, 29 e 30 de setembro, a partir das 18h, na Plataforma Zoom
https://www.sampaonline.com.br/noticias/ims+promove+forum+de+acessibilidade+online+e+gratuito.php

Isolamento e questões raciais, políticas e sociais conduzem nova semana do Festival Arte como Respiro – Edição Cênicas.
Neste segundo bloco de apresentações do mês, teatro, circo e dança trazem reflexões sobre o mundo contemporâneo e mergulham em memórias corporais, pessoais ou coletivas.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/isolamento+e+questoes+raciais+politicas+e+sociais+conduzem+nova+semana+do+festival+arte+como+respiro+edicao+cenicas.php

Casa Natura Musical recebe apresentações da WME Conference RMX.
O evento acontece nos dias 18, 19 e 20 de setembro
https://www.sampaonline.com.br/noticias/casa+natura+musical+recebe+apresentacoes+da+wme+conference+rmx.php

Instituto Hercule Florence transmite live sobre festival de Fotografia.
O evento online ocorre dia 15 de setembro, às 18h
https://www.sampaonline.com.br/noticias/instituto+hercule+florence+transmite+live+sobre+festival+de+fotografia.php