Sinnatrah Cervejaria-Escola apresenta novos cursos em 2019

Janeiro 30, 2019

A Sinnatrah Cervejaria-Escola começou 2019 com novos cursos em sua grade curricular e a participação de mestres cervejeiros convidados para aulas especiais, entre elas: "Como produzir cervejas ácidas complexas", com Diego Rzatki, da premiada Cervejaria Cozalinda; "Envelhecimento de cervejas com uso de madeira", ministrado por Aline Bortoletto, pesquisadora do Laboratório de Tecnologia e Qualidade de Bebidas; "Malte: tipos e uso em receitas de cerveja", ministrado por Marcelo Crosta cervejeiro da Cervejaria Dádiva. Ainda no primeiro semestre a escola promove novas turmas dos cursos "Lúpulo: técnicas de utilização e cultivo", "Água cervejeira: cálculos e ajustes" e "Off-flavors - Análise Sensorial da Cerveja".
A instituição segue também com a sua programação regular, que engloba aulas de fabricação de cerveja - do módulo iniciante ao avançado; e de degustação e harmonização de cerveja, além de workshops técnicos.

Confira a agenda:

Envelhecimento de cervejas com uso de madeira (NOVIDADE - 10 de fevereiro ):
Ministrado por Aline Bortoletto, pesquisadora do Laboratório de Tecnologia e Qualidade de Bebidas (USP/ESALQ). Irá tratar de técnicas para envelhecimento de cervejas com madeira abordando variedades e formatos de madeira, cuidados e peculiaridades com barris, uso de outras bebidas no processo, influências em aroma e paladar.

Maltes: tipos e uso em receitas de cerveja (NOVIDADE - 28 de fevereiro)
Ministrado por Marcelo Crosta, o cervejeiro da Cervejaria Dádiva - com passagem pela Landel -, aborda os tipos de malte e a influência e contribuição de cada um no paladar e resultado final da cerveja, as diferenças na produção de maltes, e como utilizá-los na montagem de receitas em infusões e rampas.


Como produzir cervejas ácidas complexas no Brasil (NOVIDADE - 30 de março):
Nesse curso, Diego Rzatki, da premiada Cervejaria Cozalinda, de Florianópolis – SC, vai falar sobre seus processos e produções de acidificação lentas e complexas, explicando metodologias adotadas, e fermentações espontâneas e mistas - conhecimento que pode ser aplicado também na produção caseira.

Curso Iniciante de Fabricação de Cervejas (09-16-23 de fevereiro ou 9-23-31 de março):
Mistura teoria e prática para fabricação da bebida durante um dia de aula com cervejeiros experientes, ensinando tudo o que você precisa saber para fazer sua própria cerveja em casa.


Carbonatação de Cerveja Artesanal - Workshop (19 de fevereiro de 2019):
Aborda detalhes sobre diferentes fontes de açúcar para carbonatação natural, demonstração prática de carbonatação forçada para serviços como chope e envase em garrafas, uso de beer gun e comparação com sistemas de envase por contrapressão.

Degustação e Harmonização de Cervejas (30 de janeiro e 26 de fevereiro):
Um panorama para quem busca entender mais sobre a bebida, apreciar por completo os produtos, saber comprar melhor e organizar degustações e confrarias.

Curso Avançado de Produção de Cerveja (02 e 03 de fevereiro):
No Curso Avançado de Produção de Cervejas Artesanais, o cervejeiro desenvolve autonomia para desenvolver suas próprias receitas de cerveja, acompanhar a brassagem e a fermentação com riqueza de detalhes e técnicas de um profissional.

Curso de Produção de Kombucha (13 de fevereiro):
Saiba como fazer esta bebida fermentada à base de chá. O curso aborda o preparo, fermentação, equipamentos, controles de acidez e açúcar, sanitização, técnicas e cuidados com a carbonatação e a mistura com frutas para saborização!

Curso de Microdestilação Caseira (24 de fevereiro):
Ensina como fazer cachaça artesanal. Também é possível fazer gim, bourbon, whisky, vodka e uma série de destilados artesanais de forma caseira. Curso em parceria com a Booze Lab com palestra teórica sobre tipos de bebidas, modo de preparo, destilação na prática de um fermentado, criação de uma bebida-base, filtração, hidratação e envase.

Lúpulo: técnicas de utilização e cultivo (06 de abril):
Um dia inteiro de conhecimento voltado para os amantes de lúpulo, com noções do cultivo até as técnicas de lupulagem na produção de cervejas.


Curso Off-flavors - Análise Sensorial da Cerveja (14 de abril)
O Curso Off-flavors ensina a análise sensorial e identificação de off-flavors na cerveja, apontando suas causas e como evitá-los no produto final.


Curso de Produção de Cervejas Ácidas (Sours) (03 e 04 de maio):
Curso de Produção de Cervejas Ácidas, Sours, ensina técnicas de acidificação rápida e lenta para a produção de cervejas como sour kettle, sour mash, além de culturas puras e fermentação espontânea. O grupo produz coletivamente dois estilos de cerveja, que serão distribuídas entre os participantes.

Saiba mais em sinnatrah.com.br/cursos/.

Fonte: marinalapietra@onix-press.com