Março 26, 2025
Cinco bandas misturadas, jovens cantores da mais recente geração da música brasileira além do próprio artista evidenciado irão repassar a obra de Lula Queiroga - cantor e compositor pernambucano, conhecido por uma obra altamente poética e ritmicamente rica. A apresentação única acontece no dia 27 de março de 2025, às 19h, no Centro Cultural São Paulo (Sala Adoniran Barbosa). Os ingressos são gratuitos e devem ser retirados duas horas antes no local.
“Um caos controlado” define Sterblitch sobre o show. Serão cinco bandas em cena, com muito volume sonoro, ressaltando a pluralidade do som de Lula - ao mesmo tempo pesado, com elementos regionais, uso de instrumentos eletrônicos e embalado com letras poéticas. Os cantores Alice Caymmi, Aparecido da Silva, Caio Prado e Helena Serena tomarão os vocais de canções como “Eu no Futuro”, “Alzira e a Torre”, “Ah, se eu vou”, “Noite Severina”, “Altos e Baixos”, “A Ponte”, entre outras. Além disso, o próprio Lula estará no palco acompanhando e tocando junto.
Os cantores só saberão das próprias músicas que irão interpretar, sem saber o que os colegas irão apresentar, sem ensaios gerais. Assim, canções mais rock’n’roll ganham ainda mais peso, assim como músicas mais eletrônicas do repertório ganham nuances e instrumentações são ressaltadas. Enquanto isso, Lula acompanha os músicos nas versões de suas próprias músicas, enquanto Sterblitch vai comandando tudo do palco, em posse do roteiro, dirigindo em cena a performance.
Além de cinco bandas com formação completa - guitarra, baixo, bateria etc. - estarão em cena cinco jovens músicos, com forte referência pop atual, misturando elementos de diversos ritmos de diferentes lugares, e que não necessariamente fazem o mesmo tipo de som de Lula Queiroga.
“Luz na Obra” é um projeto criado por Eduardo Sterblitch para, como o nome diz, jogar luz sobre a obra de um artista. O projeto, que terá outras edições, começa por Lula Queiroga - um dos compositores preferidos de Sterblitch e que tem uma obra bastante rica ritmicamente e letras poéticas que tratam de amor, paisagens, crenças e até do cotidiano. “Eu quero que todo mundo conheça a potência e a riqueza da obra de Lula Queiroga”.
Gravado por nomes como Lenine, Ney Matogrosso, Elba Ramalho, Boca Livre, Chico César, Roberta Sá, Zélia Duncan, Zizi Possi, entre outros, o músico, compositor, redator e diretor de TV e cinema, tem cinco álbuns gravados, além de dirigir filmes institucionais, documentários, filmes para cinema e vídeos publicitários, compondo trilhas e jingles.
Sobre os artistas:
Lula Queiroga
Luiz de França Guilherme de Queiroga Filho (Lula Queiroga), músico, compositor, redator e diretor de TV e cinema. Atualmente segue a carreira musical com cinco CD’s gravados, dirigindo filmes institucionais, documentários, filmes para cinema e vídeos publicitários, compondo trilhas e jingles.

Seu mais recente disco, CAPIBARIBUM, foi lançado em 2024. Inspirado no rio Capibaribe, o disco conduz a uma viagem pela cultura e pela sonoridade do estado de Pernambuco, começando no interior, na nascente do rio, passando pela serra, por comunidades ribeirinhas e cruzando muitas pontes, até terminar em sua foz, na capital Recife.
Ritmos como forró, xote, maracatu, frevo e eletrônico evocam a ancestralidade e desaguam no contemporâneo. São dez faixas, sendo nove inéditas – a exceção é "A Ponte", parceria com Lenine, que ganha versões roots a partir da performance de Marcelo Falcão. Repleto de participações especiais de grandes amigos do artista, o álbum reúne Chico César, Bruna Alimonda, Zé Renato, Martins, Ylana Queiroga e a dupla Caju e Castanha.
Alice Caymmi. Começou a cantar e compor aos 10 anos. Neta de Dorival Caymmi, lançou seu primeiro álbum, Alice Caymmi (2012). Em 2014, com Rainha dos Raios, venceu o Prêmio Multishow na categoria Versão do Ano por Homem (Caetano Veloso). Em 2018, lançou Alice, explorando o pop, e em 2019, Electra, álbum voz e piano gravado em dois dias, destacando sua potência vocal em um show que une música e teatro.
Aparecido da Silva. Cantor, compositor e ator brasileiro, Aparecido estudou na escola O Tablado e se destacou na palhaçaria, vencendo três festivais. Atuou e produziu Sterblich Não Tem Um Talk Show e fundou o Coletivo Lá Vai Maria. No cinema, participou de Teus Olhos Meus e Canastra Suja. Iniciou a carreira musical com a banda A La Fonseca e teve composições gravadas por Leandro Léo, incluindo uma parceria com Maria Gadú. Em 2019, lançou seu primeiro EP e o Baile do Aparecido, projeto com Big Band. Em 2022, lançou um EP com três singles.
Helena Serena. Cantora e compositora, nasceu em São Sebastião (SP) e viveu em São Francisco Xavier antes de se estabelecer em Ilhabela, onde começou a compor aos 13 anos. Em 2020, lançou seu primeiro EP, ELA, com produção de Julio Fejuca, trazendo influências de Soul, MPB e ritmos africanos. O projeto inclui faixas como Bordô, produzida por Duani Martins, com clipe dirigido por Arthur Corumba. Em 2021, lançou o single Dengo, também produzido por Duani, e participou do The Voice Brasil, destacando-se no cenário musical.
Caio Prado. Cantor e compositor carioca, é um dos destaques da nova geração. Em 2024, lançou seu terceiro disco, Caio em Ti, além de diversos singles. Já dividiu palco com Ney Matogrosso, Belo e Maria Gadú e integra o show Elza Tributo, apresentado no Rock in Rio 2022. Participou dos programas Música Boa Ao Vivo e Experimente e teve a música Não Sou Teu Negro no especial Falas Negras da TV Globo, ao lado de Alcione. Baobá integrou a trilha do jogo FIFA 22, e em 2023, participou de um tributo a Clara Nunes com Áurea Martins e Jaime Alem.
Ficha técnica do projeto
Roteiro e Direção geral: Eduardo Sterblitch
Homenageado: Lula Queiroga
Shows: Lula Queiroga, Alice Caymmi, Aparecido da Silva, Caio Prado e Helena Serena
Direção técnica: Daniel Sanjines
Desenho e operação de luz: Amanda Amaral
Videomaker: Matheus Brant
Operação de Monitor: Daniel Sanjines
Operação de PA: Luan Casado
Roadies: Renato Fanhu, Igor Jordi
Produção geral: Corpo Rastreado
Coordenação de produção: Quica Produções | Thaís Cris e Thaís Venitt
Assessoria de Imprensa: Canal Aberto
Serviço
Luz na Obra - Lula Queiroga
Shows de Lula Queiroga, Alice Caymmi, Aparecido da Silva, Caio Prado e Helena Serena
Centro Cultural São Paulo - CCSP (Sala Adoniran Barbosa)
Rua Vergueiro, 1000 - Liberdade, São Paulo
Dia 27/03 (quinta-feira), às 19h
Entrada: Gratuita (retirada de ingresso 2h antes no local)
Classificação Indicativa: Livre
Mostra Mulheres em Cena celebra 10ª edição em São Paulo e amplia seu intercâmbio artÃstico para o México.
Centro de Referência da Dança recebe de 16 a 19 de setembro uma programação gratuita, com direito a espetáculos, oficinas e bate-papos.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/mostra+mulheres+cena+celebra+10ª+edicao+sao+paulo+amplia+seu+intercambio+artistico+para+mexico.php
Filmes de diferentes regiões do Brasil integram mostra do 30º FAM na Itaú Cultural Play.
Seleção reúne cinco filmes de diferentes gêneros e estados brasileiros, com histórias que abordam diversidade, ancestralidade, migração e relações humanas. A plataforma também apresenta Joaquim, de Marcelo Gomes, como Filme do Mês. A produção revisita a trajetória de Joaquim José da Silva Xavier, antes de se tornar Tiradentes.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/filmes+diferentes+regioes+brasil+integram+mostra+30º+fam+itau+cultural+play.php
Flying Low estreia Em Revoada, espetáculo que reúne break dance, mitologia e a busca por liberdade.
Temporada gratuita no Teatro Galpão do Folias, em São Paulo, inspira os limites da liberdade a partir da ideia do voo coletivo.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/flying+low+estreia+revoada+espetaculo+que+reune+break+dance+mitologia+busca+por+liberdade.php
Programação de setembro para crianças e famÃlia no Itaú Cultural tem gastronomia, oficinas, contação de história e espetáculo teatral.
As atividades exploram diferentes formas de expressão cultural, convidando o público de todas as idades a vivenciar experiências ligadas à criação artÃstica, à literatura, à ancestralidade e à cultura alimentar.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/programacao+setembro+para+criancas+familia+itau+cultural+tem+gastronomia+oficinas+contacao+historia+espetaculo+teatral.php
Técnicas têxteis africanas são tema de oficinas no Sesc Belenzinho.
O projeto Moda: Território Ancestral apresenta práticas tradicionais de estamparia do Benin e de origem iorubá.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/tecnicas+texteis+africanas+sao+tema+oficinas+sesc+belenzinho.php
Menu Cultural de setembro apresenta: O que é gastronomia periférica? no Itaú Cultural.
Nova edição da feira gastronômica e artesanal do Itaú Cultural, com nova curadoria da Gastronomia Periférica, reúne produtores, ex-alunos e pequenos negócios em torno de diferentes sabores, saberes e práticas das periferias.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/menu+cultural+setembro+apresenta+que+gastronomia+periferica+itau+cultural.php
Do Passo ao Baile – Forró promove encontros e dança a dois no Sesc Belenzinho.
Com foco na condução, escuta e improvisação, projeto
https://www.sampaonline.com.br/noticias/passo+baile+–+forro+promove+encontros+danca+dois+sesc+belenzinho.php
O convite ganha sessão gratuita seguida de bate-papo no MIS.
Aclamada comédia dramática da diretora Olivia Wilde, ainda em cartaz nos cinemas, será exibida no Ciclo de Cinema e Psicanálise de setembro.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/convite+ganha+sessao+gratuita+seguida+bate+papo+mis.php
Itaú Cultural recebe Rio Rugas, espetáculo de marionete para adultos que une música, teatro visual e dança para refletir sobre envelhecimento.
A montagem da marionetista Juliana Notari, que conta com direção musical e participação ao vivo da cantora mineira Ceumar, acompanha o envelhecimento de uma marionete e toma o fluxo de um rio como metáfora para o tempo, a transformação e a memória. Espetáculo conta ainda com participação especial e provocações cênicas do cantor e compositor Jairo Pereira.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/itau+cultural+recebe+rio+rugas+espetaculo+marionete+para+adultos+que+une+musica+teatro+visual+danca+para+refletir+sobre+envelhecimento.php
Viviane Pitaya Apresenta a Poesia Feminina na obra de Jorge Ben Jor.
O show gratuito BEN JOR DE SAIA E SALTO ALTO acontece no dia 05 de setembro às 18 horas, na Casa de Cultura Municipal M
https://www.sampaonline.com.br/noticias/viviane+pitaya+apresenta+poesia+feminina+obra+jorge+ben+jor.php
Jogos Afrocentrados unem ancestralidade e aprendizado lúdico no Sesc Belenzinho.
Vivência reúne jogos de diferentes paÃses africanos, livros e atividades que aproximam estratégia, memória e conhecimentos sobre o continente.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/jogos+afrocentrados+unem+ancestralidade+aprendizado+ludico+sesc+belenzinho.php
SEMENTEIRA leva dança e resistência das hortas urbanas aos palcos de São Paulo.
Com concepção e direção artÃstica de Cléia Plácido, o Núcleo Menos 1 InvisÃvel circula por quatro espaços culturais da cidade e também com exposição virtual.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/sementeira+leva+danca+resistencia+das+hortas+urbanas+aos+palcos+sao+paulo.php
Projeto Gira Perifa inaugura Cordelteca na Associação Construindo Consciência.
Evento gratuito tem apresentações de Caju & Castanha, Luarada Brasileira & Fatel Barbosa, Mari Ananias, Paulo Dantas & Costa Sena e Antônio Costa & Manoel Soares.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/projeto+gira+perifa+inaugura+cordelteca+associacao+construindo+consciencia.php