Show do pernambucano PC Silva abre a programação musical em novembro do Palco Virtual

Outubro 29, 2020

Incrementando a agenda do Palco Virtual, que desde outubro dedica as noites das segundas-feiras para programação musical online no site do Itaú Cultural www.itaucultural.org.br, o cantor PC Silva abre o ciclo de shows de novembro com apresentação intimista e repertório inédito. No dia 2, às 20h, o compositor pernambucano toca e canta, ao vivo, músicas do seu novo álbum Amor, saudade e tempo, gravado com participações de Mônica Salmaso e Ceumar. Com apresentação em voz e violão, Silva também mostra para o público suas composições inéditas. Na próxima semana, o Trio Misturada faz show com canções elaboradas durante a pandemia e toca as principais músicas do álbum Caminho. As apresentações do Palco Virtual acontecem via Zoom e as reservas de ingressos online têm início 15 dias antes das atividades, pela plataforma Sympla.

Lançado nas plataformas digitais em julho de 2020, o primeiro álbum solo do canto, Amor, saudade e tempo traz canções autorais costuradas pela tríade temática que titula o álbum e compostas ao longo de uma década. Além das participações de Mônica Salmaso e Ceumar, o disco conta com o instrumentista Lui Coimbra. No total, são 11 faixas que revelam a personalidade musical deste artista integrante da nova geração musical pernambucana.

A música título do álbum, agrega os três universos nos quais PC Silva dividiu as canções escolhidas em um processo artesanal de análise dos versos e das expressões utilizadas. Algumas, o ouvinte percebe que transitam por mais de um tema, frequentemente pinçados como força-motriz para a composição musical. É o caso de Boomerang, parceria com o conterrâneo Juliano Holanda, também produtor do disco e de Ave Sangria, de Almério, Martins e Bongar, gravada em dueto com a mineira Ceumar.

A possível delicadeza da saudade conduz Meu Amorzim, introduzida por uma oração da avó dele, Joaquina, falecida em 2018. Em sintonia com compositores como Gilberto Gil e Chico César, ele alude aos ritos religiosos de um cristianismo popular muito característico do sertão nordestino e vê na despedida uma espécie de encantamento. Pitadas das influências sonoras e poéticas do sertanejo de Serra Talhada permeiam quase todo o disco, mas se tornam mais fortes em algumas, como Ciclone.

O conceito de transitoriedade, reforçado diante da crise sanitária e a solidão por ela provocada, é explorado na canção Todas as vidas do mundo. Já o mistério do tempo reaparece em Nigel Mansell - piloto rival de Ayrton Senna nas pistas -, no qual ele faz ode à incontrolável e enigmática grandeza física.

O eu-lírico feminino ressurge em Moderna, uma canção com falas feministas de tônica ora políticas ora irônicas. Já em Saudade Arengueira, que carrega no nome uma gíria tão pernambucana, a ausência tem contornos trágicos. A melodia ganha um toque especial com o charango introduzido por Lui Coimbra.

O fim tem sua controversa beleza destacada em Adeus, obrigado e disponha, cantada com Mônica Salmaso e preenchida ainda pelo violoncelo de Lui Coimbra, cujo instrumento cresce ainda mais em Ímã, na qual os desencontros do amor ganham contorno de afeto e cuidado.


Crédito: André Sidarta

Sobre PC Silva

Desde a saída da bandavoou, em 2016, PC Silva se dedicou à composição, ao estudo da poesia e do instrumento, a shows individuais ou com parceiros, como na mostra coletiva Reverbo, um dos mais relevantes projetos musicais da cena pernambucana contemporânea. Foram dois anos de estruturação de um movimento de independência e amadurecimento artístico que culmina em um disco contemplativo, marcado por unidade melódica e temática e gravado no Estúdio Carranca com Juliano Holanda (guitarra, violão e baixo), Gilú Amaral (percussão) e Diego Drão (piano).

Serviço
Palco Virtual - PC Silva
Data: 2 de novembro(segunda-feira)
Horário: às 20h
Classificação indicativa: Livre
Reservas de ingressos online: toda a programação do Palco Virtual Itaú Cultural é gratuita. As apresentações acontecem via Zoom e as reservas de ingressos online já estão disponíveis pela plataforma Sympla.
Ao vivo via Zoom.

Outras notícias

Itaú Cultural e Museu das Culturas Indígenas realizam visita expandida por suas exposições sobre povos originários brasileiros.
O percurso começa na Ocupação Ailton Krenak, em cartaz no térreo do IC, e termina em Nhe
https://www.sampaonline.com.br/noticias/itau+cultural+museu+das+culturas+indigenas+realizam+visita+expandida+por+suas+exposicoes+sobre+povos+originarios+brasileiros.php

Peça O Julgamento de Sócrates realiza apresentações gratuitas em vários equipamentos da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa.
Espetáculo convida o público a uma imersão na Grécia antiga para reviver a tragédia filosófica que explora coragem, integridade e os limites entre a lei e a consciência.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/peca+julgamento+socrates+realiza+apresentacoes+gratuitas+varios+equipamentos+secretaria+municipal+cultura+economia+criativa.php

Cia. do Despejo estreia espetáculo infantojuvenil Benditas Sejam as Cozinheiras: A Fabulosa Cozinha de Irene na Grande São Paulo.
Com dramaturgia de Felipe Dias Batista e direção de Martinha Soares, espetáculo celebra a culinária afro-indígena-brasileira e as cozinheiras.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/cia+despejo+estreia+espetaculo+infantojuvenil+benditas+sejam+cozinheiras+fabulosa+cozinha+irene+grande+sao+paulo.php

Nova programação para famílias do Itaú Cultural apresenta contações de histórias africanas e afro-brasileiras e oficina de dobradura.
Nos sábados de novembro, o IC promove Histórias que encantam, projeto no qual o núcleo Agbalá Conta apresenta lendas e brincadeiras de diferentes regiões da África. Ainda, nos domingos deste mês e do início de dezembro, o público aprende a criar dobraduras com papéis em Dobras e Descobertas. Na intervenção Pergunte a um(a) Cientista, os visitantes conversam com especialistas em ciência e arte.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/nova+programacao+para+familias+itau+cultural+apresenta+contacoes+historias+africanas+afro+brasileiras+oficina+dobradura.php

Cia. Sansacroma traz novas apresentações do espetáculo "Carvão" no Centro Cultural SP e na Fábrica de Cultura Jardim São Luís.
"Carvão" é uma coreografia-manifesto que investiga as narrativas do amor negro como ato político, filosófico e ancestral, atravessado por violências históricas e persistentes. Obra foi indicada ao Prêmio APCA do primeiro semestre em duas categorias, assim como ao Prêmio Arcanjo 2025.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/cia+sansacroma+traz+novas+apresentacoes+espetaculo+carvao+centro+cultural+fabrica+cultura+jardim+sao+luis.php

Kalunga Mar: com leveza e palhaçaria, Indômita Cia. fala de antirracismo e ancestralidade negra para crianças.
O grupo faz sessões abertas ao público em geral: no Teatro Flávio Império (9/11) e no Centro de Referência e Atendimento para Imigrantes (14/11) e oito apresentações gratuitas para alunos de escolas públicas, crianças com deficiência auditiva e imigrantes em diferentes espaços de São Paulo.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/kalunga+mar+com+leveza+palhacaria+indomita+cia+fala+antirracismo+ancestralidade+negra+para+criancas.php

Tem Gato na Tuba revisita canções de Braguinha, Chico Buarque e Vinicius no Teatro Sérgio Cardoso.
Espetáculo infantil reúne sucessos da música brasileira em apresentação gratuita com o cantor Carlos Navas.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/tem+gato+tuba+revisita+cancoes+braguinha+chico+buarque+vinicius+teatro+sergio+cardoso.php