Sesc Vila Mariana oferece programação para o Dia Mundial de Luta contra AIDS

Novembro 22, 2017

A data de 1º de dezembro marca o Dia Mundial de Luta contra AIDS, estabelecido em 1987 pela Assembleia Mundial de Saúde, com apoio da ONU, o Sesc Vila Mariana terá uma programação especial para a oportunidade. Testes gratuitos, oficina de confecção de adereços com camisinhas, uma roda de conversa sobre AIDS e sexualidade na velhice, e um bate-papo sobre gênero e AIDS, diversidade e prevenção. Todas as atividades acontecem no dia 1º de dezembro, sexta-feira, entre 13h e 21h, gratuitamente.

A oficina "Camisinha na mão! Confeccionando adereços decorativos" é ministrada por Adriana Bertini, das 13h às 15h. Os participantes poderão criar o Laço Vermelho, símbolo de solidariedade e comprometimento na luta contra a AIDS, que pode ser usado como quadro ou diferentes formas de decoração que nos sensibilizem para a importância desta data.

Será oferecido ao público testes de HIV rápidos e gratuitos, das 14h30 às 21h. Esses testes fazem uso da saliva como material para análise e serão realizados individualmente dentro da Van especialmente construída pelo Instituto Cultural Barong para levar esta ação para diversas regiões do país. O resultado sai após cerca de 10 minutos e é dado individualmente para cada indivíduo testado.

A roda de conversa "Vamos falar sobre Sexualidade? Desmistificando o amor na velhice", acontece das 15h às 17h. A antropóloga e gerontóloga Andrea Lopes e a fisioterapeuta Carla Maria de Abreu Pereira mediarão uma troca de conhecimentos e experiências junto ao público, trazendo para a discussão, de maneira leve e descontraída, situações cotidianas e estigmas do modo como o tema da sexualidade é encarado por nós em nossa individualidade e também pela sociedade quando é relacionada à velhice.

O bate-papo "Sobre Gênero e AIDS: Discutindo diversidade e prevenção" é realizado das 19h às 21h, com Renata Carvalho e Welton Gabriel, e mediação de Filomena Salemme. A proposta é compartilhar com o público as experiências do que significa o assumir ser soropositivo e fazer uso desta condição para ajudar outras pessoas, bem como compartilhar experiências do ser transgênero.

Serviço
Dia Mundial de Luta contra AIDS
Data: 1º de dezembro
Horário: Diversos horários de acordo com a programação
Sesc Vila Mariana
Rua Pelotas, 141, São Paulo
Gratuito
"Camisinha na mão! Confeccionando adereços decorativos"
Horário: das 13 às 15h
Local: Sala Corpo & Artes – 6º andar, Torre B
Classificação indicativa: 12 anos
Retirada de senhas com 30 minutos de antecedência, na Central de Atendimento
"Prevenção com Instituto Barong"
Horário: das 14h30 às 21h
Local: Entrada da Unidade
Classificação indicativa: 12 anos
Senhas no local
"Vamos falar sobre Sexualidade? Desmistificando o amor na velhice"
Horário: das 15h às 17h
Local: Sala Corpo & Artes – 6º andar, Torre B
Classificação indicativa: 18 anos
Senhas no local
"Sobre Gênero e AIDS: Discutindo diversidade e prevenção"
Horário: das 19h às 21h
Local: Praça de Eventos
Classificação indicativa: 12 anos
Sem retirada de senhas

Fonte: imprensa@vilamariana.sescsp.org.br