SESC São Paulo apresenta nova temporada do Projeto Experimenta! Comida, saúde e cultura

Outubro 15, 2021

O Sesc São Paulo apresenta a quinta edição do Experimenta! Comida, Saúde e Cultura, programa lançado pela instituição em 2017, com o objetivo de promover a alimentação adequada e saudável, além de ampliar a autonomia em torno das escolhas alimentares. As atividades propostas serão totalmente gratuitas, online e com opções para toda a família, de 16 a 24 de outubro. As inscrições foram abertas no último dia 8 e têm nova chamada a partir do próximo dia 15 de outubro (sexta-feira), pelo site. Há também atividades livres, que não necessitam de inscrição prévia.

A programação da quinta edição do projeto trará ao público diversos modelos de ações, como: oficinas, documentários, podcasts, palestras, bate-papos, meditação e cursos. Os temas estão relacionados ao desenvolvimento de habilidades culinárias, à valorização das diferentes expressões da cultura alimentar e do uso de vegetais nas refeições, além da abordagem ao sistema alimentar de forma integral, entre outros. Dentre os destaques, estão iniciativas que tratam dos benefícios e aplicação de experiências de produção no campo, hortas, cozinha africana, indígena, pesca, empreendedorismo e agricultura urbana.

As atividades reúnem um time de nutricionistas, sociólogos, biólogos, chefs, agrônomos, cozinheiros, geógrafos, agricultores, pescadores e demais especialistas que possam colaborar com a educação alimentar de toda a população.

Desde 2017, as quatro edições anteriores do Experimenta! já levaram ao público mais de 900 atividades. Neste ano a programação será totalmente online, com atividades em salas virtuais, priorizando a troca de experiências em grupo, e contará também com outros conteúdos digitais que levantam pontos de vista sobre temas atuais relacionados à alimentação.

As transmissões das atividades acontecerão via canal do Sesc São Paulo no Youtube e redes sociais das unidades do Sesc, além de outras plataformas virtuais.

DESTAQUES DA PROGRAMAÇÃO

Dia 16 - Sábado

Passeio + oficina
Experiência rural gastronômica
Nesta atividade, Paulo e Rosana Rezende são proprietários e contarão a história da fazenda Atalaia, o momento pré e pós pandemia e também a produção de leite. Na fábrica de laticínio da fazenda haverá uma oficina de produção de frescal e manteiga, além da tradicional receita da família para passa de pão de queijo.
YouTube Sesc Interlagos - https://www.youtube.com/c/SescInterlagos
Estreia às 11h
Com equipe da Fazenda Atalaia.
Com tradução em Libras e legendas.

Documentário
Chef convida, com Edson Leite - Edição especial no Experimenta!
Nessa edição, o projeto Chef Convida propõe um cardápio especial elaborado pelo chef Edson Leite. O documentário irá retratar as etapas desde a elaboração do cardápio até a preparação dos pratos, onde resultará no almoço de um dia, oferecido na comedoria do Sesc 24 de Maio.
YouTube do Sesc 24 de Maio - https://www.youtube.com/c/Sesc24deMaiovideos
Estreia às 15h
Com Edson Leite, chef idealizador do projeto Gastronomia Periférica .

Oficina
Como produzir brotos comestíveis em casa?
Você sabia que é possível produzir germinados em casa? Os brotos são alternativas super nutritivas para a alimentação e demoram pouquíssimo tempo para ficarem prontos. Nesta fase de germinação, a energia e o valor nutricional da planta são incríveis, e muito mais elevados do que quando atinge seu estado de maturação, apresentando uma enorme concentração de enzimas, clorofila, proteínas, vitaminas e minerais.
No YouTube Santo Amaro - https://www.youtube.com/user/SESCSantoAmaro
Estreia às 19h
Com Lia Goes de Moura, agricultora da COOPERAPAS (Fazendinha Pedaço do Céu).

Dia 17 - Domingo

Oficina
Mãozinhas na terra: Horta em casa para crianças
Nesta oficina virtual para crianças, serão apresentadas diversas dicas para o cultivo de alimentos a partir daqueles que já estão na nossa cozinha no dia a dia, como salsinha, cenoura, batata-doce, tomate, entre outros.
Ação Online Zoom
Das 10h às 11h
Com Canto da Horta (André de Marco e Andréia Pimentel Gurgueira).
Inscrições a partir de 8/10, em inscricoes.sescsp.org.br

Dia 18 - segunda-feira

Oficina
Do pescado ao peixinho panc: tradições e tendências alimentares no Vale do Paraíba
Nesta oficina, abordaremos a alimentação do Vale do Paraíba, visando um olhar para o consumo da tilápia, peixe tradicional e acessível na região, bem como os vegetais que complementam preparações com o mesmo.
Ação Online Zoom
Das 18h às 19h30
Com o Mato no Prato, grupo de empreendedorismo social.
Inscrições a partir de 8/10, em inscricoes.sescsp.org.br

Minidocumentário
Da Pesca à Mesa - Consumo responsável de pescados.
O minidocumentário aborda diversos aspectos da produção e consumo de pescados, por intermédio de entrevistas a pescadores, produtores, comerciantes e chefs de cozinha.
Com Associação Amigos da Cachoeira, Cauê Tessuto, Júlio dos Santos, Peixaria Arrastão e Vitor Pompeo
Estreia às 19h30.
No YouTube do Sesc Registro, Sesc Taubaté, Sesc Bertioga, Sesc Santos e Sesc São José dos Campos
youtube.com/SescRegistroSP
youtube.com/sesctaubate
youtube.com/SescBertiogaOficial
youtube.com/sescemsantos
youtube.com/sescsjcampos

Dia 19 – Terça-feira

Transmissão ao Vivo
Alimentação saudável para todos: nossas escolhas são nosso futuro
O encontro busca abordar as perspectivas, estratégias e conjunto de ações que visam garantir o Direito Humano à Alimentação Adequada considerando os desafios contemporâneos relativos ao sistema alimentar na sua integralidade, tais como: a prevalência da fome e a coexistência da obesidade; o crescimento da população mundial; o desperdício de alimentos e a falta de acesso à comida de qualidade por muitos.
No canal do Sesc São Paulo no YouTube
Das 16h às 17h30
Com Arpad Spalding, geógrafo e agricultor biodinâmico; Gustavo Chianca, agrônomo, mestre pela Université de La Sorbonne Paris III; Carlos Augusto Monteiro, médico e professor titular do departamento de Nutrição da Faculdade de Saúde Pública da USP; Joana Pellerano, comunicóloga e antropóloga, professora e pesquisadora da área de alimentação.

Ciclo de Encontros
Culinária Vegetal - Um convite para novos sabores
Neste ciclo de encontros propomos uma discussão sobre a culinária vegetal e suas múltiplas formas de preparo e sabor e como ela pode promover a saúde e sustentabilidade. Traremos reflexões sobre a produção e o consumo de carne, inspirações para a criação de pratos e ideias para produzir refeições saborosas com base em vegetais e como pequenas mudanças na alimentação podem provocar grandes transformações para gerações futuras. Serão 5 encontros, sempre às terças-feiras.
Ações online – ZOOM
Das 19h às 21h
Inscrições a partir de 8/10, em inscricoes.sescsp.org.br
19/10 - Encontro 1: com Elaine Azevedo;
26/10 - Encontro 2: com Govinda Lilamrta e Kleber Cavalcanti. Mediação de Thiago Vinícius de Paula;
9/11 - Encontro 3: com Thais Ghorayeb;
16/11 - Encontro 4: com Leonardo e Eduardo Santos;
23/11 - Encontro 5: com Maiara Fidalgo.

Dia 20 - quarta-feira

Bate-papo
Comida Brasileira: Ancestralidade Afro-indígena
Com fortes heranças africanas e indígenas, a alimentação em nosso país representa uma importante expressão de nossa cultura e ancestralidade. A partir dessa ideia, propomos a valorização dessas raízes por meio do bate-papo "Comida Brasileira e sua Ancestralidade afro-indígena". Um convite para conhecer os sabores e referências que podemos encontrar nos pratos do centro-oeste paulista, além de um intercâmbio histórico-cultural sobre duas das bases da cultura brasileira.
Com Gabriela Tufanin Evaristo
Das 16h às 17h30
Ao vivo, na plataforma Zoom.
Inscrições a partir de 8/10, em inscricoes.sescsp.org.br

Palestra + meditação
Alimentação: vínculo e conexão com a vida
A alimentação vai além do alimento. A primeira relação que se faz em vida é com mãe, por meio da nutrição. Da mesma forma que o corpo materno sabe o que o bebê precisa, produz e fornece a ele via amamentação; a terra também sabe o que as pessoas que ali vivem precisam.
Com Renata Pinotti
Das 19h às 21h
Ao vivo, na plataforma Zoom.
Inscrições a partir de 8/10, em inscricoes.sescsp.org.br

Dia 21 - quinta-feira

Bate-papo
Agricultura urbana em São Paulo
Debate sobre sistemas de produção e distribuição de hortifrutis em centros urbanos, e como ter acesso a esses produtos.
Ação Online – Zoom
Das 14h às 16h
Com Agatha Fernandes, do Instituto Chão; Aldinéia Pereira, do Coletivo Mulheres do Gau; Anita Valente, do Fundo Agroecológico, e César Moreira, do Urban Farm Ipiranga.
Inscrições a partir de 15/10, em inscricoes.sescsp.org.br

Bate-papo
Desertos alimentares: entre a escassez de comida saudável e o excesso de ultraprocessados
O bate-papo propõe apresentar e discutir os chamados desertos alimentares, conceito utilizado no campo da nutrição para descrever ambientes em que há baixa disponibilidade de alimentos saudáveis, in natura e minimamente processados, e uma enxurrada dos chamados ultraprocessados.
Ação Online – Teams
Das 18h às 19h30
Com Ana Clara Duran e José Carlos Elias Junior (@onutrifavelado). Mediação: João Peres (O Joio e o Trigo)
Inscrições a partir de 15/10, em inscrições.sescsp.org.br

Dia 22 – sexta-feira

Oficina
O nosso bom café de cada dia
A proposta da atividade é mostrar a importância dessa agricultura no comercio da região e o quanto o hábito de se tomar café é presente na alimentação das pessoas. Demonstrando técnicas e processos da profissão de barista, mas também mostrando a diversidade de uso em receitas comuns e elaboradas, com interação do público que poderá associar esse hábito tão comum a memorias afetivas.
Das 19h às 20h15
Ação Online Zoom
Com João Gustavo Delgado, barista do D.O.C. Cafeteria, e Mariana Boechat, produtora de café.
Inscrições a partir de 15/10, em inscricoes.sescsp.org.br

Dia 23 - sábado

Oficina
Cozinheirinhos da Diáspora
A Chef Aline Chermoula lança livro infantil inspirado na Culinária da Diáspora Africana pelas Américas. O livro é ilustrado para crianças e exalta ingredientes como abóbora, coco, inhame, batata doce, quiabo em receitas práticas. Reúne receitas de pratos inspirados na cultura culinária afro-ameríndia. A obra introduz também boas práticas de cozinha para que os pequenos aprendam quais são os cuidados necessários nesse ambiente da cozinha.
Ação Online – Zoom
Das 16h às 17h
Com a Chef Aline Chermoula, pesquisadora da Culinária da Diáspora Africana pelas Américas.
Inscrições a partir de 15/10, em inscricoes.sescsp.org.br

Dia 24 – Domingo

Oficina
Cozinhando com o chef: aproveitamento integral dos alimentos
O tempo em casa e a necessidade de preparar o próprio cardápio, durante o isolamento social, tem feito com que muitos desenvolvam habilidades gastronômicas. Seja para se arriscar na cozinha ou aprimorar o que já sabe, as experiências com as receitas são também uma forma de entretenimento com a família na nova rotina.
Com David Novaes
Estreia às 11h.
No YouTube Sesc Guarulhos - youtube.com/SescGuarulhosyt

SOBRE O SESC SÃO PAULO

Com 75 anos de atuação, o Sesc – Serviço Social do Comércio conta com uma rede de 40 unidades operacionais no estado de São Paulo e desenvolve ações com o objetivo de promover bem-estar e qualidade de vida aos trabalhadores do comércio, serviços, turismo e para toda a sociedade. Mantido pelos empresários do setor, o Sesc é uma entidade privada que atua nas dimensões físico-esportiva, meio ambiente, saúde, odontologia, turismo social, artes, alimentação e segurança alimentar, inclusão, diversidade e cidadania. As iniciativas da instituição partem das perspectivas cultural e educativa voltadas para todas as faixas etárias, com o objetivo de contribuir para experiências mais duradouras e significativas. São atendidas nas unidades do estado de São Paulo cerca de 30 milhões de pessoas por ano. Hoje, aproximadamente 50 organizações nacionais e internacionais do campo das artes, esportes, cultura, saúde, meio ambiente, turismo, serviço social e direitos humanos contam com representantes do Sesc São Paulo em suas instâncias consultivas e deliberativas.
Saiba mais: sescsp.org.br/sobreosesc