Fevereiro 20, 2026
De 21 a 28 de fevereiro de 2026, a Clarin Cia. de Dança (@clarinciadedanca) ocupa a área de convivência do Sesc Santo André com dois espetáculos que revelam a potência da cultura popular e das danças urbanas brasileiras. Sob direção do maranhense Kelson Barros (@kelsonbarroswangles), a companhia apresenta gratuitamente "Terras de Águas e Cazumbas" e o premiado "ou 9 ou 80", sempre aos sábados, às 16h.
No dia 21 de fevereiro, o público confere "Terras de Águas e Cazumbas", obra inspirada na última etapa do ciclo do bumba-meu-boi — a morte do boi — sob a perspectiva de grupos da Baixada Maranhense, especialmente dos municípios de Viana, Matinha e Monção. A montagem propõe uma dança folclórica contemporânea que evoca espiritualidade, memória e resistência, dando visibilidade a tradições mantidas longe dos grandes centros.
O espetáculo tem coreografias de Kelson Barros, Lucas Pardin e Richard Pessoa, elenco formado por Alex Araújo, Carla Brandão, Henri Araujo, Jhonatan Oliveira, Lilian Martins, Loke Wolf, Rafael Alexandre, Renata Damasco, Rick Morena e Weverton Souza, e Richard Pessoa como ensaiador. A trilha sonora é de Alysson Bruno, com consultoria e provocação de Jandir Gonçalves, cenografia e luz de Kelson Barros.
Encerrando a temporada, no dia 28 de fevereiro, também às 16h, a companhia apresenta "ou 9 ou 80", vencedor do Prêmio APCA 2021 na categoria Melhor Espetáculo de Dança.

O trabalho traça um paralelo entre São Paulo e Rio de Janeiro ao abordar episódios de violência nas periferias, refletindo sobre desigualdade, racismo, preconceito e resistência. A obra nasce do encontro de artistas com diferentes formações — capoeira, breaking, ballet, passinho, funk e danças brasileiras — e reafirma o passinho e dança urbana como potência de expressão e transformação.
A ficha técnica conta com direção artística de Kelson Barros, consultoria de passinho de Iguinho Imperador e intérpretes-criadores Alissin VK, Juju ZL, Lilian Martins, Mario MLK Bros, Pablinho MJ, RD Ritmado, Shoockiii, Weverton d'Souza e Yoshi Mhoroox. Figurino de Gabriela Araújo e Kelson Barros, trilha de DJ Seduty e Yure IDD, e produção de Maiko Prudencio e Vera Prudencio.
Serviço
Temporada Clarin Cia. de Dança no Sesc Santo André
Com Clarin Cia. de Dança
Onde: Área de convivência do Sesc Santo André - R. Tamarutaca, 302 – Vila Guiomar – Santo André/SP
Grátis. Classificação Livre.
Espetáculo "Terras de Águas e Cazumbas"
21 de fevereiro de 2026 (sábado) - 16h
Sinopse: Na terra onde o rio se confunde com o chão e os tambores anunciam o fim e o recomeço, "Terras de Águas e Cazumbas" nasce como rito e dança. A Clarin Cia. de Dança oferece um olhar sensível sobre a morte do boi nos ciclos da Baixada Maranhense, entre os gestos de grupos dos municípios de Viana, Matinha e Monção. Com corpo presente e memória viva, o espetáculo reinventa tradições em movimento, celebrando a força de comunidades que mantêm acesa, longe dos grandes centros, a chama do bumba-meu-boi como legado e resistência. 60 minutos
Espetáculo "ou 9 ou 80" - Teaser "ou 9 ou 80": https://www.youtube.com/watch?v=A6dlfp26v-M
28 de fevereiro de 2026 (sábado) - 16h
Sinopse: Com poesia e sensibilidade, o espetáculo exalta a necessidade do desenvolvimento humano em busca da felicidade. A história é contada através das letras do funk e dos corpos dos dançarinos, reverberando a dança urbana no coração de cada pessoa. Ao abordar episódios marcados pela violência nas periferias, a obra reafirma que, mesmo diante das dificuldades, é preciso celebrar a beleza da vida e a potência transformadora da arte. 60 minutos
Informações: Instagram: @clarinciadedanca - Facebook: Clarin Cia de Dança
Trançando Arte inaugura Salão Comunitário de Tranças na Zona Norte e promove festa de Dia das Crianças.
Espaço criado pelo projeto será utilizado para atendimentos gratuitos à comunidade e para a prática das participantes da formação em tranças afro. Programação especial de Dia das Crianças terá decoração, atividades e distribuição de brindes para crianças do território.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/trancando+arte+inaugura+salao+comunitario+trancas+zona+norte+promove+festa+dia+das+criancas.php
Circo Marambio estreia temporada na �gua Branca às vésperas do Dia das Crianças.
Pela primeira vez na região, circo reúne artistas de diferentes gerações em sessões a partir de 9 de outubro.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/circo+marambio+estreia+temporada+agua+branca+vesperas+dia+das+criancas.php
Dança sem Fronteiras leva dança e audiodescrição à Biblioteca Louis Braille.
Oficinas de Performance e Narrativas exploram voz, corpo e diferentes formas de perceber e descrever os espaços do CCSP.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/danca+sem+fronteiras+leva+danca+audiodescricao+biblioteca+louis+braille.php
O Mundo do Circo SP celebra o Mês das Crianças com Irmãs Botero, Family Cirkus e outras atrações.
No dia 12 de outubro, a programação reúne a Vivência Figura Games, das 11h às 13h e das 14h30 às 16h30, e O Maior Espetáculo Sustentável da Terra, às 17h.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/mundo+circo+celebra+mes+das+criancas+com+irmas+botero+family+cirkus+outras+atracoes.php