SESC Santo André recebe o projeto Por Dentro da Boca

Outubro 02, 2019

O ato de escovar os dentes é um ensinamento para toda a vida, que aprendemos desde infância, seja com a família em casa, na escola com professores ou nas consultas com dentistas. Os movimentos ensinados buscam a remoção eficaz de todos resíduos sobre os dentes que podem comprometer a nossa saúde bucal. Mas como esta limpeza acontece? Como a escova deixa tudo limpo por ali? E se pudéssemos fazer uma visita para dentro de uma boca e vermos de perto como a escova trabalha? Para tornar isso possível, o Sesc Santo André realiza durante outubro e novembro o projeto Por Dentro da Boca, uma viagem com óculos de realidade virtual para ver de perto a higiene bucal, conhecer os problemas que podem aparecer na boca e todos os cuidados diários para evitá-los.

Primeiro, o viajante com os óculos de realidade virtual passa por um processo de transformação do tamanho, no qual ele é encolhido até a espessura de um grão de arroz. Na sequência, ele é levado para dentro de uma boca em um consultório clínico, onde uma voz narra cada movimento da escova, seus efeitos na limpeza dos dentes e todo o processo de higienização da boca.

Após a exibição do vídeo, os educadores que acompanham a vivência convidam o público para compartilhar impressões, dúvidas, histórias e desenvolver outras práticas educativas que favoreçam a compreensão da importância de manter a boca higienizada e livre de problemas de saúde.

Os educadores também disponibilizam o almanaque Por Dentro da Boca, que traz diversas curiosidades sobre higiene bucal, jogos informativos, a história da escova de dente e do creme dental desde quando foram inventados, questionários e diferentes informações para dar continuidade ao aprendizado.

O uso de realidade virtual para fins educativos tem sido cada vez mais frequente por colocar o participante no centro da ação e estimular a interação em uma experiência mais intensa. A tecnologia é uma ferramenta poderosa, que instiga um tempo de atenção maior e faz com que a mensagem chegue de forma mais eficiente e divertida para quem experimenta.

O Por Dentro da Boca fica no Sesc Santo André entre 1º de outubro e 30 de novembro, de terça a sábado, das 10h às 18h. A atividade é gratuita e livre para todos os públicos, com possibilidade de agendamentos para grupos pelo e-mail agendamento@santoandre.sescsp.org.br.

Vídeo da atividade

Serviço

Por Dentro da Boca

Data: De 1/10 a 30/11

Horário: Terça a sábado, das 10h às 18h.

Local: SESC Santo André. No Espaço de Eventos.

Grátis. Livre para todos os públicos.