Sesc Santo André recebe Grandes Atletas no Projeto Mulheres que Lutam

Março 07, 2016

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, o Sesc Santo André propõe um conjunto de atividades que enaltece a mulher como uma figura em combate pela superação de obstáculos sociais, políticos e psicológicos. Em março, o programa “Mulheres que Lutam” oferecerá aulas abertas, encontros e bate-papos sobre o protagonismo da mulher e a sua luta de superação no esporte.

Sabe-se que as atividades físicas aprimoram a qualidade de vida. No entanto, a participação feminina sempre foi negligenciada, seja no dia-a-dia de mulheres pressionadas a cumprir em tempo integral os papéis de mãe e esposa, seja no âmbito profissional, com grandes atletas ocupando uma posição secundária na cobertura midiática de seus esforços e conquistas.

Para tanto, “Mulheres que Lutam” pretende estimular as mulheres à prática esportiva e comprovar os resultados positivos que ela implica, utilizando de maneira estratégica para essa sensibilização o mês da mulher. Gratuita, a programação traz atletas femininas e pesquisadoras do universo da mulher no esporte e na sociedade.

Entre os destaques da programação, que pode ser visualizada a seguir na íntegra, está a presença de grandes nomes para conversar com o público, como os da surfista Maya Gabeira, da lutadora de jiu-jitsu Kyra Gracie e da jornalista paulistana Inês Castilho. Também convidada para um bate-papo, a futebolista Aline Pellegrino ministrará uma intervenção em “Futebol na Teoria e na Prática”.

Programação:

Bate-papo de abertura “Essa é minha Luta”
8/03. Terça, das 19h30 às 21h
No Teatro. 12 anos.
Bate papo entre a atleta Maya Gabeira e Inês Castilho, que contarão suas histórias, conquistas e trabalhos em suas carreiras, relatando suas experiências e superações. Maya Gabeira é uma surfista profissional brasileira de ondas gigantes, renomada pelos seus muitos troféus conquistados ao redor do mundo. Inês Castilho é jornalista e pesquisadora e integra hoje a equipe da revista digital “Outras Palavras”.

Aula aberta
Essa é minha Luta no Jiu-Jitsu por Kyra Gracie
12/3. Sábado, das 14h às 15h30
Nas Quadras. Livre.
Intervenção esportiva com a pentacampeã mundial de Jiu-Jitsu e primeira mulher comentarista de luta na TV. No bate-papo, ela contará um pouco da sua história como atleta, sendo a primeira mulher da família Gracie a conquistar a faixa preta. Na intervenção esportiva, demonstrará alguns exercícios e dará dicas para iniciantes e avançados na prática.

Bate-papo
A Mulher no Atletismo - Com Prof.ª Aida Nascimento
15/3. Terça, às 20h
Na Comedoria. Livre.
Palestra sobre a história da Mulher no atletismo, com foco em pioneirismo e as principais dificuldades que elas encontraram e encontram. Aida possui Graduação em Licenciatura Plena em Educação Física pela Faculdade de Educação Física de Santo Andre - FEFISA (1987) e Mestrado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2000).

Bate-papo
A Mulher no Esporte - Dr.ª Margareth Anderaos
22/3. Terça, às 20h
Na Comedoria. Livre.
Prof.ª Dra. Margareth Anderaos fará uma palestra sobre a historia da mulher no esporte e a verdadeira situação presente do tema. Possui Doutorado em Educação Física (Ciências da Atividade Física) pela Universidade Estadual de Campinas (2005), Mestrado em Educação Física (Pedagogia do Movimento Humano) pela Universidade Estadual de Campinas (1998). Atualmente é psicopedagoga clínica.

Exibição
Memória do Esporte Olímpico Brasileiro: 5 x Yane - (Pentatlo Moderno)
15/3. Terça, das 19h30 às 21h
Na Comedoria. 12 anos.
Apresentação do filme sobre a carreira da atleta Yane Marques (bronze das olimpíadas de 2012) e da história do pentatlo moderno, esporte olímpico composto de cinco modalidades diferentes: hipismo, esgrima, natação, tiro esportivo e corrida.

Exibição
Memória do Esporte Olímpico Brasileiro: Maria Lenk - A Essência do Espírito Olímpico
22/3. Terça, às 19h30
Na Comedoria. 12 anos.
Oportunidade de acompanhar, descobrir ou relembrar um grande nome do esporte olímpico nacional e internacional. No filme “Maria Lenk – A Essência do Espirito Olímpico”, haverá o contato com histórias e recordações da primeira mulher sul-americana a competir em uma olímpiada.

Exibição
Memória do Esporte Olímpico Brasileiro: Mulheres Olímpicas
29/3. Terça, das 19h30 às 21h
No Teatro. 12 anos.
Retirada de ingressos com 1h de antecedência na Bilheteria ou Loja Sesc.
Documentário que apresentará diversas atletas olímpicas do passado e do presente, criando um paralelo entre a mulher na sociedade e a mulher no esporte olímpico.

Intervenção
Futebol na Teoria e na Prática - Com Aline Pellegrino
19/3. Sábado, das 14h às 16h
Na Comedoria. Livre
Intervenção e com a ex-capitã da seleção brasileira de futebol de campo Aline Pellegrino. A ex-atleta estará em um bate-papo onde contará suas histórias de superação dentro do ambiente futebolístico, profissional e pessoal para se firmar no esporte, seguido de uma ação prática onde jogará com os participantes.

Serviço

Sesc Santo André
Rua Tamarutaca, 302 – Vila Guiomar – Santo André.
Telefone – (11) 4469-1200.
Estacionamento (vagas limitadas):
Credencial Plena – R$ 4 (1ª hora) | Outros – R$ 8 (1ª hora)
Para informações sobre outras programações:
http://www.sescsp.org.br/santoandre