Sesc Santo André realiza atividades gratuitas de literatura nas férias de verão

Janeiro 08, 2020

O crítico literário e professor Antonio Candido dedicou sua vida a estudar e difundir a importância da literatura. Em sua obra Literatura e Sociedade, o pensador brasileiro deixa claro que “toda obra literária é pessoal, única e insubstituível, na medida em que brota de uma confidência, um esforço de pensamento, um assomo de intuição, tornando-se uma expressão”. Tal expressão é capaz de nos transformar por inteiro. Ler é se deslocar por outros mundos e existências a partir de uma construção imaginária, única em cada leitor. Por meio da linguagem, os caminhos imprevisíveis da leitura superam expectativas, acatam dificuldades e
decepções, constroem pontes entre diferentes vivências. Após ler a última página de um livro, jamais seremos a mesma pessoa de quando o começamos.

Nas férias de verão, o Sesc Santo André promove encontros, intervenções e atividades que têm como foco a literatura e o acesso a livros de diferentes formas. Em janeiro, contações de histórias e intervenções literárias preenchem a programação. Nos dias 8 e 15, o coletivo Taturana Grupo convida o público para experimentar diferentes histórias com a mistura entre narrativas orais e manipulação de objetos que compõem o imaginário da história que está sendo contada.

Durante todas as quintas-feiras do mês, a Cia. Luarnoar integra o projeto Acolher: O Refugo das Palavras, com contações de histórias que estimulam, por meio da arte, a reflexão sobre adversidades sociais e o acolhimento de novas interações sociais e culturais com outras pessoas.

Nos dias 25 e 26 de janeiro, o Meu Livro Agora é Seu abre espaço na Biblioteca para troca de livros, no qual os participantes também podem compartilhar opiniões e comentários sobre suas leituras. Para participar basta trazer um ou mais livros em bom estado e trocar pelos títulos que estão na mesa de troca.

Contação de histórias
De Lugar em Lugar, com Cia. Luarnoar
Dias 2 e 30/1, quintas-feiras, às 16h30.

Esta narração foi especialmente elaborada para crianças na faixa etária até 4 anos de idade. Apresenta duas histórias: na primeira, as andorinhas viajam em busca do calor do verão e são surpreendidas pelos problemas ocasionados pelo desmatamento. Na segunda, um grupo de elefantes sai em busca de um lugar para viver. As histórias retratam de forma singela as aventuras, sonhos e desafios que marcam a viagem daqueles que precisam deixar suas casas em busca de uma vida melhor.

Contação de histórias
Que Viagem!!!, com Cia. Luarnoar
Dias 9/1, quinta-feira, às 16h30.

A guerra leva uma família a buscar um novo lugar para viver. A viagem para um novo país é contada pelo olhar de uma criança, tendo como principal companheiro o mar e seus mistérios e aventuras. Uma delicada e emocionante história que traz a coragem dos personagens em busca de uma nova vida.

Contação de histórias
Um País Diferente, com Cia. Luarnoar
Dias 16/1, quinta-feira, às 16h30.

A obra retrata os desafios que a menina Maemi enfrenta ao chegar a um país desconhecido, onde tudo e todos são estranhos a ela. Elaboramos uma história que reúne contos tradicionais de países que possuem refugiados no Brasil: Venezuela, Senegal e Síria. Numa criação bem humorada, o público poderá se encantar com brincadeiras, canções do cancioneiro popular e bonecos.

Contação de histórias
Um Novo País para Mim, com Cia. Luarnoar
Dias 23/1, quinta-feira, às 16h30.

Conta a história de uma menina que é obrigada a sair de seu país acompanhada por seus pais. Vive os desafios da separação de sua avó, da viagem ao desconhecido, da chegada a um novo lugar, uma nova escola, uma nova língua. Uma história de superação em que nossa protagonista consegue criar uma nova realidade, construindo uma nova história.

Intervenção
Biblioteca da Cidade de Jururu
com Taturana Grupo
Dia 8/1, quarta-feira, às 16h30.

A biblioteca fechada é um lugar assombrado e cheia de ruídos que saem das paredes tristes. Mas quando amanhece e as portas da biblioteca se abrem ela se enche de luz e vida e podemos ouvir as risadas das crianças correndo por ela.

Intervenção
Biblioteca da Cidade da Terceira Margem
com Taturana Grupo
Dia 15/1, quarta-feira, às 16h30.

Quando entramos nesta biblioteca descobrimos um mundo de possibilidades onde as diferenças se encontram. A diversão começa e o mundo se transforma.

Meu Livro Agora é Seu
Dias 25 e 26/1, sábado e domingo, das 14h às 18h.

Mensalmente a Biblioteca promove um espaço para troca de livros, onde participantes podem compartilhar livros, opiniões, comentários e experiências de suas leituras. Para participar basta trazer um livro ou mais (em bom estado) e trocar pelos títulos dispostos na mesa da Biblioteca. Jornais, revistas e periódicos não entram na troca.
A ação propõe movimentar os acervos bibliográficos pessoais e a troca de ideias entre leitores, dinamizando o espaço da biblioteca, que se afirma como ambiente favorável para troca de experiências a partir da leitura da obra literária.

Serviço
Biblioteca Sesc Santo André

Informações: 4469-1241 ou
biblioteca@santoandre.sescsp.org.br.
Horário de funcionamento: Terça a sexta, das 10h às 21h30. Sábado, domingo e feriado, das 10h às 18h30.