Sesc Santo André realiza 2ª edição do projeto Inspira – Ações para uma vida saudável

Abril 03, 2019

O conceito de saúde possui complexidade e amplitude muito além da prevenção de doenças. Quando perguntamos o que é saúde, a grande variedade de respostas demonstra que uma vida saudável transita pelo bem-estar das sensações físicas e mentais, envolvendo fatores biológicos, culturais, socioeconômicos, políticos e ambientais. Ter saúde é se sentir bem, com disposição para fazer o que queremos. Este sentimento se constrói a partir de escolhas do cotidiano, diferentes caminhos possíveis para alcançar o que comumente se propaga como qualidade de vida.
Para inspirar práticas e hábitos que promovam uma vida equilibrada, o Sesc São Paulo realiza no mês de abril o Inspira – Ações para uma vida saudável. Por meio de aulas abertas, vivências, oficinas, palestras, exibições de filmes, instalações, encontros e bate-papos, o Inspira propõem uma pausa para respirar e pensar sobre como cada um pode encontrar o seu próprio caminho para uma vida saudável.
Com uma série de práticas integrativas em saúde, o projeto transita por diversas linguagens e campos do conhecimento que levam em conta características de cada indivíduo em seus diferentes ciclos e dinâmicas da vida. Para além de apenas oxigenar o corpo físico, o Inspira convida públicos de todas as idades a pensar sobre saúde de uma forma ampla, relacionando-a com os mais diversos aspectos da vida.
No Sesc Santo André, a programação do Inspira acontece de 3 a 21 de abril, e traz grande variedade de atividades gratuitas para todos os públicos. Confira a programação completa.

Silêncio e Bem Estar, com Marcio Valério
Dia 3/4, quarta-feira, das 19h30 às 21h.
Na Sala de Múltiplo Uso.
Inscrições no local 30 minutos antes. Vagas limitadas.
Recomendação etária: 14 anos.
Os benefícios do silêncio, como cultivá-lo, meios de alcançá-lo. Como reencontrar e zelar pelo espaço do silêncio em nós e nos beneficiarmos com esta prática diariamente. Através de um instrumento tradicional japonês conhecido como shakuhachi, o silêncio vai ser vivenciado com criatividade, contradições e beleza.
Marcio Valério, terapeuta e músico que estuda e pratica o Shakuhachi e meditação há 28 anos. Foi aluno de Sagara Sensei, Grão Mestre de Shakuhachi e outras artes japonesas. Atua como terapeuta e facilitador de vivências no espaço Monasterion, em Campinas, praticando também Reiki, Zen Shiatsu e Astrologia.

Meditação com Flauta, com Marcio Valério
Dia 4/4, quinta-feira, das 19h às 20h30.
Na Sala de Múltiplo Uso.
Inscrições no local 30 minutos antes. Vagas limitadas.
Recomendação etária: 14 anos.
Tradicionalmente na meditação zen, o Shakuhachi - flauta japonesa - proporciona serenidade e profundidade. Nesta ação vivenciaremos as formas tradicionais da meditação zen assim como outras técnicas e artes da meditação para inspirar os participantes a cultivarem no dia a dia a prática como instrumento valioso para equilíbrio e bem-estar.

Danças Circulares e Brincadeiras de Roda, com Lili Mizumoto
Dia 7/4, domingo, das 16h às 17h.
Na Área de Convivência.
Livre para todos os públicos.
A proposta desta roda é oferecer para o público a oportunidade de vivenciar a diversidade do universo das danças circulares, possibilitando experimentar danças/brincadeiras do Brasil e do mundo.
Lili Mizumoto atuou no Giraflor Danças Circulares de 2005 a 2015, espaço em que desenvolveu diversas atividades com as danças circulares, desde cursos de formação para focalizadores à prática de danças circulares com crianças em escolas.

Aromaterapia para idosos, com Allegra Bentivi
Dia 10/4, quarta-feira, das 10h30 às 11h30.
Na Sala Múltiplo Uso.
Inscrições no local 30 minutos antes. Vagas limitadas.
Recomendado para maiores de 60 anos.
Abordaremos a importância da aromaterapia e o resgate do entendimento sobre plantas, para quê elas são usados e como eles podem auxiliar no dia a dia para uma vida mais saudável. O objetivo é buscar a reflexão de um novo tempo, o tempo maduro, além de mostrar os possíveis benefícios que a aromaterapia pode causar em casos como reumatismo, manchas na pele, desidratação da pele, queda de cabelo, dores nas articulações, circulação e dores em geral.
Allegra Bentivi atua com terapias individuais e sincronizações mundiais, com cura da Alma feminina, e é terapeuta em respiração ovariana, florais da Lua e Ginecologia Natural.

Massagem com Texturas, com Espaço Ki
Dia 10/4, quarta-feira, das 19h30 às 21h.
Na Sala Múltiplo Uso.
Inscrições no local 30 minutos antes. Vagas limitadas.
Recomendação etária: 14 anos.
O toque pode ajudar na saúde do corpo de uma forma global. Na atividade o público irá vivenciar diferentes texturas e materiais como bambu, cuiatê, bolinhas de borracha, e o que cada instrumento trabalhado proporciona: uma experiência de relaxamento e de benefícios, como melhora da circulação, relaxamento e bem estar.
O Espaço Ki é uma empresa de qualidade de vida, com profissionais que promovem cursos, palestras, atendimentos e workshops para prevenção de doenças e equilíbrio da saúde física e mental.

Aromaterapia, com Allegra Bentivi
Dia 11/4, quinta-feira, das 19h às 20h.
Na Sala Múltiplo Uso.
Inscrições no local 30 minutos antes. Vagas limitadas.
Recomendação etária: 14 anos.
Allegra Bentivi abordará a manipulação de óleos carreadores e essenciais para o uso no dia a dia, observando as características de alguns óleos essenciais, os cuidados a serem tomados e o entendimento de algumas composições. Um olhar sobre o resgate do indivíduo, sua saúde, bem estar e a conexão com a natureza.

Aromaterapia para idosos - fitocosméticos para o dia a dia, com Allegra Bentivi
Dia 12/4, sexta-feira, às 15h.
Na Sala Múltiplo Uso.
Inscrições no local 30 minutos antes. Vagas limitadas.
Recomendado para maiores de 60 anos.

Confecção de tambores Lakota, com Vivian Scaggiante
Dia 13/4, sábado, das 10h30 às 18h30.
No Gramado.
Inscrições no local 30 minutos antes. Vagas limitadas.
Recomendação etária: 14 anos.
A confecção do tambor Lakota é uma cerimônia, um momento de retiro e recolhimento para conexão com a presença no aqui agora. O tambor é um instrumento de poder e, ao redor do fogo, cada participante constrói seu tambor, seu bastão de acordo com sua intenção. Através da vibração das batidas, se experienciará um sentimento de paz interior, um estado de relaxamento que abre espaço energético para a fluidez da vida.
Vívian Scaggiante é fundadora e coproprietária da empresa Além D'Olhar fotografia. Fotografa e filma partos humanizados desde 2009, é palestrante, terapeuta e ministra cursos pelo Brasil. Em janeiro de 2018, Vívian participou da Busca da Visão, um retiro xamânico no qual o buscador permanece sozinho na floresta em jejum durante 4 dias. A partir deste evento e de suas experiências de vida, sentiu a importância de compartilhar a sabedoria do tambor através das oficinas.

Tambores Flow, com Mônica Jurado
Dia 14/4, domingo, das 16h às 18h.
Na Área de Convivência.
Livre para todos os públicos.
Semear os benefícios da prática de meditação de forma simples e motivar a meditação na vida cotidiana. Os pulsos dos tambores estão associado aos batimentos cardíacos através de técnicas meditativas e visualizações criativas, que proporcionam intensa sensação de relaxamento, dentre muitos benefícios da prática. Com tambores, vozes, violoncelo, violão ou violino, djembe, cajón, gongos, sansula didgeridoo e instrumentos percussivos.
Desenvolvido pela professora de meditação e tamboreira Monica Jurado. Arquiteta, atriz, locutora, professora. Sonha tornar a meditação simples, eficiente, criativa e espalhar os benefícios do meditar com tambores. Nos últimos 14 anos, pesquisou os territórios onde a Arte e a Meditação tangenciam resultados: o estímulo da criatividade em sua mais alta expressão, a capacidade de nos sustentarmos em Presença Consciente, de estabelecer relações harmônicas, comunicação não violenta e abrangente.
Coordenou o projeto voluntário Almas em Movimento na Penitenciária Feminina da Capital de São Paulo, de 2008 a 2013, em busca do resgate da dignidade e da essência de mulheres brasileiras e estrangeiras através da meditação com tambores, relaxamento, uso da voz, teatro e da dança. Em 2011 o Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária do Ministério da Justiça atribuiu um prêmio de menção honrosa ao projeto. Monica idealizou também o projeto Meditação com Tambores e coordena o projeto Tambores Flow.

Mindful eating - atenção plena na alimentação, com Rita Narciso Kawamata
Dia 16/4, terça-feira, das 19h às 21h. Na Sala de Múltiplo Uso.
Dia 20/4, sábado, das 16h30 às 18h30. No Espaço de Tecnologias e Artes.
Inscrições no local 30 minutos antes. Vagas limitadas.
Recomendação etária: 14 anos.
Quanto tempo passamos no piloto automático? Pesquisas apontam que distração e infelicidade andam de mãos dadas. Mindfulness (atenção plena) é o convite para reconectar e apreciar o que cada momento pode nos oferecer.
Rita Kawamata é instrutora e formadora de instrutores de mindfulness pela Assertiva Mindfulness; editora pela AME e mãe de duas meninas. Praticante desde 2009, formou-se instrutora de Mindfulness em 2014 pela MTi (Mindfulness Trainings International). Prosseguiu nos módulos de aperfeiçoamento com Jangchub Reid, e a partir de 2019 começa a formar instrutores de Mindfulness. Tem experiência com público em geral, mindful eating, crianças e organizações.

Cromoterapia, com Espaço Ki
Dia 17/4, quarta-feira, das 19h30 às 21h.
Na Sala de Múltiplo Uso.
Inscrições no local 30 minutos antes. Vagas limitadas.
Recomendação etária: 14 anos.
Técnica que consiste na utilização das cores para curar doenças e restaurar o equilíbrio físico e emocional do indivíduo. A palavra tem origem no grego Khrôma, que significa cor, e as técnicas podem ser utilizadas na alimentação, no vestuário, no ambiente, em meditações e na aplicação de luzes.
Espaço Ki atua com terapias individuais e sincronizações mundiais, com cura da Alma feminina e terapeuta em respiração ovariana. Terapeuta em florais da Lua e Ginecologia Natural.

Aromaterapia para gestantes e bebês, com Teresa Cristina Silveira
Dia 20/4, sábado, das 16h30 às 18h30.
Na Sala de Práticas Corporais.
Inscrições no local 30 minutos antes. Vagas limitadas.
Livre para todos os públicos.
Por se tratar de um momento muito especial para a mamãe e para o bebê, a ofi cina irá abordar os principais óleos essenciais que tratam o bem-estar do bebê e da mamãe, pensando no sistema de defesa, relaxamento, cólicas, constipações e conexão das mamadas. Você também irá aprender qual a melhor combinação dos óleos e as formas adequadas de utilização. Um panorama geral sobre a importância da aromaterapia, principais óleos essenciais (OE) e sua utilização diária.
Teresa Cristina Silveira é antropóloga, mãe e indigenista. Estuda através de vivências com povos originários dessa Terra sobre medicina tradicional. Na graduação em Ciências Sociais pesquisou sobre as práticas terapêuticas de curandeiras, vivenciando o mundo da fitoterapia na prática; e no Mestrado em Antropologia estudou a concepção indígena de saúde. Há 14 anos convive com populações tradicionais em diversos biomas e atua como indigenista na proteção de áreas protegidas ou em risco e direito dos povos originários. Como forma de complementar sua caminhada, formou-se em Aromaterapia e está ampliando ainda mais seus conhecimentos acerca das práticas holísticas da medicina tradicional.

Mantras e Harmonia, com Semente Cristal
Dia 21/4, domingo, às 17h.
Na Área de Convivência.
Livre para todos os públicos.
Apresentação, com participação ativa do público, com mantras que levam a mente para uma atitude de foco e concentração. Através dos cantos geramos bem-estar holístico e compreensão do sentir e dos agir mais consciente.
O grupo Semente Cristal, formado em 2008, tem no repertório músicas próprias e releituras de cânticos tradicionais com sonoridade que mescla ocidente e oriente. O som celestial do harmônio, as notas suaves do sitar, os melodiosos das flautas, o som cardíaco dos tambores e as vozes carregadas de ternura convidam o público a experienciar o misturalismo cultural entre ocidente e oriente, as canções mesclam o sânscrito com o português e gurumuki (da tradição Kundalini Yoga).

Serviço:
Inspira – Ações para uma vida saudável no Sesc Santo André

Onde:Rua Tamarutaca, 302 – Vila Guiomar – Santo André
Quando: de 3 a 21 abril de 2019.
Grátis.

Estacionamento (vagas limitadas): Credencial Plena – R$ 5 (R$ 1,50 por hora adicional) |
Outros – R$ 10 (R$ 2,50 por hora adicional).

Informações sobre outras programações:
sescsp.org.br/santoandre | facebook.com/SESCSantoAndre
Telefone – (11) 4469-1311

Fonte: imprensa@santoandre.sescsp.org.br