Sesc Santo André oferece em abril programação voltada ao Dia Mundial da Saúde

Abril 12, 2016

Comemorado no dia 7 de abril, o Dia Mundial da Saúde é uma oportunidade para intensificar a difusão de informações, buscar intercâmbios e realizar ações educativas com o objetivo de promover saúde. Em 2016, o tema proposto pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para a data é o diabetes, uma doença crônica não transmissível que ocorre quando o pâncreas não produz insulina suficiente ou quando o corpo não consegue utilizar de modo adequado a insulina que produz.

Nesse contexto, o Sesc reitera seu papel nas comunidades em que atua ao promover em suas unidades o acolhimento, o encontro entre as pessoas, a troca de conhecimentos e experiências, contribuindo para a promoção da saúde de forma ampla. Ao oferecer ao público possibilidades para a prática de atividades físicas, alimentação adequada, acesso à cultura e ao lazer, proporciona também as condições essenciais para a conquista da saúde e qualidade de vida. Confira a programação do Sesc Santo André a seguir.

Composição Corporal (Bioimpedância)
A impedância bioelétrica é um método de avaliação da composição corporal baseado na condutividade de uma corrente elétrica através do corpo.
Na Área de Convivência.
Não recomendado para menores de 12.
Grátis.
16/04. Sábado, das 10h às 18h.

Teste de Glicemia Capilar
Método invasivo, conhecido como o teste da “gotinha” ou “ponta de dedo”, que permite acompanhar os níveis de glicemia no sangue durante o dia, avaliar a eficiência da dieta, da medicação oral, da administração da medicação, das condições de saúde da pessoa e a conduta a ser adotada.
Na Área de Convivência.
Não recomendado para menores de 12.
Grátis.
16/04. Sábado, das 10h às 18h.

Avaliação da Pressão Arterial
Pressão arterial é a força que o sangue exerce sobre as paredes das artérias e que por sua vez, depende da força de contração do coração, da quantidade de sangue e da resistência das paredes dos vasos. A avaliação método indolor e não invasivo é importante para acompanhar as condições de saúde da pessoa e a conduta a ser adotada.
Na Área de Convivência.
Não recomendado para menores de 12.
Grátis.
16/04. Sábado, das 10h às 18h.

Intervenção Artística - De Olho na Comida
Beth e Beto são amigos, moram na mesma casa e, juntos fazem as compras do mês. Beth gosta de hipermercados, conhece todas as embalagens dos produtos, mas não se atenta às letrinhas miúdas impressas nele e procura praticidade no seu dia-a-dia. Já Beto prefere semanalmente ir à feira, procurar produtos frescos. Seu lema é: vamos descascar mais e abrir menos embalagens, e pensa no seu bem-estar de agora e a longo prazo. O que pode ser mais fácil, pode também levar a sérios problemas a saúde. Diabetes é uma destas questões. Sabendo que o que falta para Beth é informação, Beto prepara uma ótima seleção de produtos que possa exemplificar para ela e para todos nós os malefícios de uma má alimentação. Com a Cínica Cia de Teatro.
Em diversos espaços da unidade.
Livre.
Grátis.
16/04. Sábado, das 11h às 16h.

Bate-Papo: Diabetes e Gestação
Neste bate papo serão abordadas questões como; o que é diabetes, quais os tipos (I, II e gestacional), diabético e gestação, os cuidados pré, durante e pós-gestação, controle clínico e medicamentoso, alimentação, atividade física, entre outras.
Na Área de Convivência.
Livre.
Grátis.
16/04. Sábado, das 11h às 15h.

Alimentação e Diabetes - Mitos e Verdades
Duas mesas expositivas com informações sobre planejamento alimentar baseado no Novo Guia para a população brasileira, prevenção de doenças crônicas não transmissíveis, através da alimentação, placas de mitos e verdades, alimentos para esclarecer no rótulo a diferença entre diet e light e adoçantes, quadro quantitativo ilustrando o teor de açúcar em alimentos industrializados, classificação de alimentos de acordo com o índice glicêmico. Exposição de alimentos funcionais para o controle/prevenção do diabetes.
Vagas limitadas Inscrições no local, com 30 minutos de antecedência.
Na Área de Convivência.
Livre.
Grátis.
16/04. Sábado, das 11h30 às 14h30.

Vivência: Yoga Pais e Filhos
Atividade que tem como objetivo principal integrar pais e filhos na vivência do yoga utilizando como tema a família em suas mais variadas formas e manifestações. Indicado para maiores de 03 anos.
Inscrições no local, com 30 minutos de antecedência.
Sala de Práticas Corporais.
Livre.
Grátis.
24/04. Domingo, das 14h às 15h.

Capoeira Angola com Crianças
Jogar capoeira com sua criança de forma lúdica, prática e sensorial, promovendo um momento de fortalecimento do vínculo entre os pais e filhos, irmãos, avós, tios, amigos ou qualquer um que deseje viver esta experiência de forma divertida junto com uma criança. Recomendado para crianças de 6 meses a 5 anos acompanhadas de seus pais ou responsáveis.
Vagas limitadas.
Na Sala de Práticas Corporais. Inscrições no local, com 30 minutos de antecedência.
Livre.
Grátis.
17/04. Domingo, das 14h às 15h30.
01/05. Domingo, das 14h às 15h30.

Bate-Papo: Saúde Bucal e Diabetes
Neste bate papo serão abordadas questões com; cuidados antes, durante e após o tratamento odontológico, alterações no organismo, provocadas pela doença, que podem interferir na saúde bucal, entre outras.
Na Área de Convivência.
Não recomendado para menores de 12.
Grátis.
16/04. Sábado, das 11h às 15h.

Vivência: Intervenções de Ginástica
Atividade realizada pelos instrutores, com duração de 30 minutos, com foco na Ginástica Multifuncional.
Área de Convivência.
Não recomendado para menores de 12.
Grátis.
16/04. Sábado, das 12h30 às 16h30.

Serviço

Sesc Santo André
Rua Tamarutaca, 302 – Vila Guiomar – Santo André.
Telefone – (11) 4469-1200.
Estacionamento para o show (vagas limitadas):
Credencial Plena – R$ 5 | Outros – R$ 9
Para informações sobre outras programações:
http://www.sescsp.org.br/santoandre