Sesc Santo André comemora o Dia Mundial do Livro com programação literária especial

Abril 04, 2016

Bem como o nascimento de nomes como Monteiro Lobato e William Shakespeare, abril é também o período em que se comemora o Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor. Com o Abril Biblioteca, o Sesc Santo André prepara uma programação para estimular e valorizar do ato de ler.

O primeiro destaque são as novas aquisições para o acervo da biblioteca, disponibilizando ao público obras de diversas nacionalidades e que partilham o fascínio pelo livro. Composto por livros de literatura brasileira e estrangeira, poesia, infanto-juvenil, histórias em quadrinhos, biografia, artes e saúde, o acervo da Biblioteca do Sesc Santo André, que contém mais de três mil títulos, oferece ao leitor a opção de apreciar obras tanto nas dependências da unidade quanto em sua própria residência. Além de livros em formatos convencionais, há também no acervo obras faladas, em braile e com fonte ampliada. A biblioteca também conta com equipamentos de leitura acessível e opções para incluir todo o público neste fascinante universo do saber.

A programação contempla contação de histórias, encontros de leitura e a atividade Meu Livro Agora é Seu, ação para troca de livros que traz a biblioteca da unidade como ponto de encontro. Confira todas as informações a seguir:

Uma Biblioteca em Cada Canto
De 2 a 30/4. Sábados e domingos, das 10h às 18h30
De 5 a 29/4. Terça a sexta, das 10h às 21h30
Livros disponibilizados em diferentes espaços da Unidade oferecem a opção de leitura em locais inusitados.
Em diversos locais da unidade.
Livre
Grátis

Acervo Adentro – Leitores, Livros e Bibliotecas
De 2 a 30/4. Sábados e domingos, das 10h às 18h30
De 5 a 29/4. Terça a sexta, das 10h às 21h30
Em destaque obras em que leitores, bibliotecas ou os próprios livros são as personagens principais das histórias.
Na biblioteca.
Livre
Grátis

Meu Livro Agora É Seu - Troca de Livros
15, 16, 29 e 30/4. Sextas, das 14h às 16h e Sábados, das 15h às 17h
Espaço de encontro para troca de livros, em que os participantes também podem compartilhar opiniões e comentários sobre suas leituras.
Na biblioteca.
Livre
Grátis

Contação de Histórias - A Grande Fábrica de Palavras
9/4. Sábado, às 12h
Imagine um país onde, para se poder falar algo, é preciso comprar as palavras. Mas quando o menino Philéas quer dizer algo especial para Cybelle, ele, mesmo sem dinheiro pra fazer as palavras que quer sairem de sua boca, vai dar um jeito de passar adiante a sua mensagem de amor. Nesta sessão de contos, mesclando contação de histórias e mediação de leitura, o livro "A grande fábrica de palavras" é emoldurado pela aventura de um narrador que tem o poder de curar todos os males e precisa levar adiante uma urgente mensagem de esperança. Com o narrador Fabio Lisboa acompanhado do músico Joel Costa Mar.
No Espaço de Tecnologias e Artes.
Livre
Grátis

Contação de Histórias - Leitura, Aventura
23/4. Sábado, às 12h
O contador de histórias e mediador de leitura Fabio Lisboa desbrava, a partir das páginas dos livros, florestas encantadas, savanas intrigantes e até o inóspito pólo norte. A viagem aventurosa atravessa não só lugares incríveis como o próprio tempo. Nesta sessão de contos, mesclando contação de histórias e mediação de leitura, uma hora passa voando, mas algumas histórias se transformam numa aventura eterna no tempo.
No Espaço de Tecnologias e Artes.
Livre
Grátis
23/04. Sábado, às 12h

Clube da Leitura
14/4. Quinta, das 14h às 16h
O Clube da Leitura é, sobretudo, um espaço de trocas de ideias sobre literatura. Nos encontros, que são dirigidos por dois mediadores de leitura, os participantes poderão ouvir e ler histórias, falar sobre livros e interagir conjuntamente com o acervo da biblioteca. Neste ciclo, serão explorados, principalmente, autores das mais variadas escolas literárias brasileiras, como: Hilda Hilst, Jorge Amado, Monteiro Lobato, Guimarães Rosa, entre outros. Com Instituto Clio – Cultura, Leitura e Juventude.
No Espaço de Tecnologias e Artes.
Livre
Grátis

Espaços de Leitura para quê?
6/4. Quarta, das 19h30 às 21h30
Partindo da experiência de espaços de leitura como bibliotecas públicas e comunitárias e salas de leitura presentes em escolas, o objetivo deste encontro é compreender os ganhos na formação dos leitores a partir dos locais dedicados a leitura.
Com Instituto Clio – Cultura Leitura e Juventude. Com participação de Cinthia Doretto, professora da rede municipal de São Paulo, orientadora da sala e espaço de leitura da escola de ensino fundamental Hipólito José da Costa, zona norte de São Paulo.
Vagas limitadas. Inscrições no local, com 30 minutos de antecedência.
No Espaço de Tecnologias e Artes.
Não recomendado para menores de 16.
Grátis

Serviço

Sesc Santo André
Rua Tamarutaca, 302 – Vila Guiomar – Santo André.
Telefone – (11) 4469-1200.
Para informações sobre outras programações:
http://www.sescsp.org.br/santoandre