Sesc Santana promove aulas de tear gratuitas nos meses de janeiro e fevereiro

Janeiro 07, 2019

Antre os dias 16 de janeiro e 27 de fevereiro, das 15h às 17h, o Sesc Santana oferece aulas gratuitas e abertas de tear. A tecelagem é uma das técnicas mais antigas de tecimento e, através da trama do urdume, é possível criar diversos tipos de tecido. Nesta atividade são ensinadas as primeiras técnicas da tecelagem plana, estruturada pela trama e pelo urdume. Ao longo das aulas, diversas formas, pontos, amarrações e padronagens do tecimento são utilizados com o emprego do tear de pente e liço. Os pontos a serem trabalhados em aula são: ponto tela, listrado regular e irregular, xadrez, duite, mexicano, casinha de abelha, peruano, interlace, borboleta e acabamentos.

O urdume ou urdidura é conjunto de fios de mesmo tamanho posicionados longitudinalmente ao longo do tear. A trama é o fio que corre por cima e por baixo, sempre entre o conjunto de fios de urdidura. Ela percorre as mais variadas posições para formar o tecido e é formada pelas linhas dispostas transversalmente, que transitam com liberdade por entre os fios da urdidura através de uma agulha, compondo o tecido de forma simples ou com gravuras, conforme a criatividade do tecelão.

Sarah Lopes, a instrutora do curso, é artista têxtil formada em design de moda e tecelagem industrial. Trabalhou em confecção de roupas e atualmente dedica-se ao trabalho manual. Atua como professora de tear manual, bordado, ressignificação de roupas e intervenções têxteis.

Serviço

De 16/01 a 27/02. Quartas-feiras, das 15h às 17h.
Livre. Vagas: 30. Sem retirada de ingressos. Gratuito. Sujeito à lotação.
Local: ETA (Espaço de Tecnologias e Artes).
Acesso para deficientes – estacionamento – ar condicionado.
Estacionamento - R$12,00 a primeira hora e R$ 3,00 a hora adicional - desconto para credenciados.
Para informações sobre outras programações ligue 0800-118220 ou acesse o portal www.sescsp.org.br.