SESC realiza curso teórico de improvisação ao violão ou guitarra

Junho 27, 2017

O Centro de Pesquisa e Formação do Sesc realiza, de 3 a 7 de julho, o curso "Improvisação ao violão ou guitarra: caminhos e possibilidades", com Paulo Tiné.

Partindo de uma abordagem didática da relação acorde/escala, o curso desenvolve um desdobramento passo a passo de aspectos relacionados à improvisação solo no instrumento violão/guitarra. Apresenta, através de exposições teóricas, algumas possibilidades de estudo exemplificando por meio da performance ao instrumento os seguintes pontos: algumas escalas para improvisação com o uso do bordão como pedal; o estudo através de vamps, sequências modais de dois acordes; abordagem intermitente entre melodia e acompanhamento; improvisação nos baixos; aplicação em turnarounds, sequências tonais de 4 acordes; improvisação em sequências completas como as do blues; blues menor e rhythm changes aplicados a ritmos brasileiros.

Serão também apreciadas e comentadas as abordagens de improvisação solo dos músicos Ralph Towner e Joe Pass, referências nessa vertente de improvisação e instrumentos relacionados.

Serviço
Improvisação ao violão ou guitarra: caminhos e possibilidades
De 3 a 7/7, segunda a sexta, das 16h às 18h.
Recomendação etária: 16 anos. Número de vagas: 30.
Preço do ingresso: R$ 50,00
Centro de Pesquisa e Formação do Sesc
Rua Dr. Plínio Barreto, 285 – 4º andar.
Mais informações: 3254-5600