Sesc Pompéia recebe debate sobre a criminalização da vida

Setembro 27, 2017

A oitava edição do projeto Boteco da Diversidade marcará presença no dia 7 de outubro, às 20h, no Sesc Pompéia. O debate aborda, as violências e contradições presentes nos processos de criminalização e no sistema penal, bem como sua relação com a crise democrática, com as diferentes formas assumidas pelo racismo e com o crescimento da violação aos direitos humanos.

O principal enfoque do encontro é dar voz às vivências de pessoas que passaram por processos de criminalização, suas dificuldades e formas de resistência. O preconceito para reinserção no mercado de trabalho e no convívio social, os abusos de autoridade policiais e jurídicos e a falta de assistência social e instituições de amparo são alguns dos importantes recortes a serem retratados nessa edição do Boteco.

Essa edição conta ainda com a instalação visual e sonora "Ponto Cego ou o Terrorismo de Estado", do Grupo do Trecho, que compõe um mosaico de denúncias do Sistema Penitenciário de São Paulo; um Pocket show do rapper Dexter; fragmentos cênicos do espetáculo de dança "Colônia Penal", da Cia. Carne Agonizante, e de "Sonhos", da Cia. Os Crespos; a intervenção cênica "Blitz – O Império que Nunca Dorme", da Trupe Olho na Rua; e trechos do filme "Leite e Ferro", de Claudia Priscilla. Todas as atividades acontecerão na Comedoria, que conta também com uma discoteca da DJ Dani Nega.

O Boteco da Diversidade é um projeto que existe desde fevereiro de 2017, com a iniciativa de ampliar a visibilidade política e artística de ações e assuntos vinculados à diversidade cultural e à defesa dos direitos humanos. Em suas edições passadas, trouxe artistas, ativistas e formatos inéditos a cada edição, abordando os seguintes temas: Visibilidade Trans (fevereiro); Feminismo (março); Masculinidades (abril); Prostituição (maio); Sexualidade e Deficiência (junho); Visibilidade Gorda (agosto), Refúgio e Migração (setembro).

Serviço
Boteco da Diversidade: Fora do Cárcere
Data: 07 de outubro
Horário: às 20h
Sesc Pompéia
Rua Clélia, 93 - Pompéia
Grátis
Classificação Indicativa: 18 anos.
Menores de idade podem entrar acompanhados de pais ou responsável.

Fonte: imprensa@pompeia.sescsp.org.br