Sesc Pinheiros integra a 20ª Balada Literária com bate-papo, oficina e lançamento de livro

Dezembro 04, 2025

Em 2025, a Balada Literária chega à sua 20ª edição reafirmando o espírito que marcou sua trajetória: circular por diferentes territórios, reunir vozes diversas e celebrar a literatura como encontro, afeto e criação. Idealizado por Marcelino Freire, o festival nasceu em São Paulo e hoje se espalha também por Salvador, Teresina, Recife e pelo sertão do Cariri - CE, articulando linguagens e conversas que atravessam gerações. Ao completar duas décadas, revisita homenageados, recupera memórias e aponta novos caminhos para pensar o fazer literário.

Nesta edição, a programação destaca autores, trajetórias e práticas formativas. A agenda no Sesc Pinheiros está prevista para o dia 5 de dezembro e inclui um bate-papo sobre arte, escrita e reinvenção com Valéria Barcellos e Jéssica Balbino, uma oficina de escrita literária com o mestre Raimundo Carrero, celebrando seus 50 anos de publicação, e o lançamento de seu novo livro, A Vida é Traição. As atividades reforçam a presença da Balada Literária como espaço de circulação de ideias, experimentações e interlocução entre diferentes perspectivas.

Com ações gratuitas e retiradas de ingresso no dia, o Sesc Pinheiros se integra ao circuito da Balada Literária, com momentos de reflexão, troca e criação coletiva. A proposta mantém o compromisso do festival em ampliar acessos, visibilizar narrativas plurais e fortalecer o diálogo entre leitores, escritores e quem acompanha o universo da escrita.

A programação completa da 20ª Edição da Balada Literária se estende aos dias 6 e 7 de dezembro, com nomes como o cineasta Luiz Fernando Carvalho, as escritoras Andréa Del Fuego e Amara Moira, os escritores Nicolas Behr, Glauco Mattoso e João Silvério Trevisan, entre outros. Para mais detalhes, acesse www.baladaliteraria.com.br.

Valéria Barcellos (RS) mulher trans e negra, cantora, compositora, atriz, performer, escritora e artista visual, destacou-se no cenário musical como uma das precursoras do movimento MPBTRANS. Em 2020, publicou o livro Transradioativa, no qual relata as vivências e memórias do período de descoberta e tratamento de um câncer. Em 2023, interpretou a personagem Luana Shine na novela Terra e Paixão (Rede Globo), escrita por Walcyr Carrasco. Em 2024, lançou Saraval, seu primeiro álbum de canções autorais. Musos é o seu segundo livro. O livro Musos (Editora Taverna) é uma homenagem peculiar e, segundo a autora, é também uma crítica. Não aos homenageados, claro, mas ao sistema machista que coloca mulheres (cis e trans) em lugar de total objetificação na literatura, na música, nas artes e afins.

Jéssica Balbino (MG) escritora, jornalista e curadora, é autora de Porca Gorda, Gasolina & Fósforo e Traficando. Mestre em Comunicação pela Unicamp, é colunista do Estado de Minas e professora de bibliodiversidade na PUC. Atua em Sescs, Itaú Cultural, escolas e festivais com oficinas e mediações sobre corpo, literatura e dissidências. Seus textos foram adotados em universidades internacionais e integra júris de prêmios como Jabuti, Caminhos e Pallas.

Dora Alice Scobar (SP) é jornalista e comunicadora, cofundadora do coletivo de mídia contra-hegemônica "O Contra-Ataque" e autora do livro homônimo. Já atuou em projetos audiovisuais, revistas e HQs, e pesquisa interseções entre esporte, cultura e política.

Raimundo Carrero Escritor e jornalista brasileiro, nascido em Salgueiro, PE. Como jornalista, trabalhou no rádio, televisão e jornal Diario de Pernambuco durante 25 anos, tendo exercido vários cargos, como os de crítico literário e editor nacional. No início de 1970, Raimundo participou ativamente, como cronista e contista, do Movimento Armorial, idealizado pelo escritor e dramaturgo Ariano Suassuna, que visava a exaltação e propagação da cultura nordestina. Foi assessor de imprensa da Fundação Joaquim Nabuco e da Universidade Federal de Pernambuco. Integrou o Conselho Municipal (Recife) de Cultura durante oito anos e o Movimento de Cultura Popular. Em 11 de outubro de 2004, foi eleito para a cadeira 3 da Academia Pernambucana de Letras, tomando posse em 20 de janeiro de 2005.
Seu livro Somos pedras que se consomem foi incluído entre os dez melhores livros de 1995, escolhidos pelo jornal O Globo (RJ), e entre as dez melhores obras de ficção de 1995, selecionadas pelo Jornal do Brasil (RJ).

Marcelino Freire Nasceu em 1967, em Sertânia, PE. É conhecido por suas obras adaptadas para o teatro, e por sua atuação como professor de oficinas de criação literária, além de produtor cultural. Vive em São Paulo desde 1991. Escreveu "Contos Negreiros" (Record, 2005), com o qual foi vencedor do Prêmio Jabuti, livro também publicado na Argentina, Colômbia e no México. Em 2013 lançou, pela Editora Record, o romance "Nossos Ossos" (Prêmio Machado de Assis), também publicado em Portugal, na Argentina e na França. É o criador e curador da Balada Literária, evento que acontece desde 2006 em São Paulo, desde 2017 em Teresina e desde 2015 em Salvador, além de acontecer no Recife há três edições. Em novembro de 2024 foi lançado pela Amarcord (novo selo da Record) o seu segundo romance, "Escalavra", finalista em 2025 do Prêmio Jabuti e do Prêmio São Paulo de Literatura, além de ter sido um dos vencedores do Prêmio Machado de Assis deste ano.

PROGRAMAÇÃO – SESC PINHEIROS | BALADA LITERÁRIA 2025

Musas
Bate-papo: Valéria Barcellos e Jéssica Balbino, conversam sobre arte, escrita, memórias e processos criativos que desafiam padrões e afirmam novas formas de existir no mundo. Com mediação de Dora Scobar.
Dia: 05/12, sexta. Das 11h às 13h | Sala de Oficinas 1 – 2º andar
Grátis | Retirada de ingressos com 1 hora de antecedência

Escrita literária com o mestre Raimundo Carrero
Oficina: Encontro formativo conduzido por um dos grandes nomes da literatura brasileira, unindo leitura, exercícios e reflexão crítica.
Atividade também marca os 50 anos de sua primeira publicação.
Dia: 05/12, sexta. Das 14h às 17h |Sala de Oficinas 1 – 2º andar
Grátis | Retirada de ingressos com 1 hora de antecedência.

Lançamento do livro A Vida é Traição, de Raimundo Carrero
Encontro: A nova publicação do autor apresenta uma narrativa memorialista centrada na trajetória de Solano, explorando perda, afeto e imaginação literária.
Dia: 05/12, sexta. Das 17h às 18h | Sala de Oficinas 1 – 2º andar
Grátis | Sem retirada de ingressos

Sesc Pinheiros
Rua Paes Leme, 195, Pinheiros - São Paulo (SP)
Horário de funcionamento: Terça a sexta: 10h às 22h. Sábados: 10h às 21h. Domingos e feriados: 10h às 18h30
Estacionamento com manobrista

Como Chegar de Transporte Público: 350m a pé da Estação Faria Lima (metrô | linha amarela), 350m a pé da Estação Pinheiros (CPTM | Linha Esmeralda) e do Terminal Municipal Pinheiros (ônibus).

Acessibilidade: A unidade possui rampas de acesso e elevadores, além de banheiros e vestiários adaptados para pessoas com mobilidade reduzida. Também conta com espaços reservados para cadeirantes.

Fonte: Assessoria de Imprensa Sesc Pinheiros

Outras notícias

Neste final de semana, MIS realiza programação especial paralela à exposição A alma humana: você e o universo de Jung.
Eventos gratuitos incluem sessões de filmes, uma masterclass e um bate-papo com temas relacionados à mostra.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/neste+final+semana+mis+realiza+programacao+especial+paralela+exposicao+alma+humana+voce+universo+jung.php

João Suplicy canta Chico Buarque no Teatro Sérgio Cardoso em apresentação gratuita no dia 5 de dezembro.
Show especial celebra os 80 anos de Chico Buarque com interpretações pessoais e arranjos exclusivos para voz, violão, baixo e percussão.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/joao+suplicy+canta+chico+buarque+teatro+sergio+cardoso+apresentacao+gratuita+dia+dezembro.php

CCBB Educativo CCBB – Arte e Cultura realiza, em dezembro atividades inspiradas na mostra Joaquín Torres García - 150 Anos.
Programação, gratuita, traz opções para toda a família como oficinas lúdicas, contações de histórias, mediação de leitura, ação cênico-musical e sensorial estúdio.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/ccbb+educativo+ccbb+arte+cultura+realiza+dezembro+atividades+inspiradas+mostra+joaquin+torres+garcia+150+anos.php

Trupe Trupé apresenta a nova adaptação de Siricutico em: Aventuras da menina Flor e a boneca Açucena.
A apresentação gratuita do teatro musical será no CCSP o espetáculo está circulando por nove cidades do entorno do Rio Juquery.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/trupe+trupe+apresenta+nova+adaptacao+siricutico+aventuras+menina+flor+boneca+acucena.php

Comunidade Cultural Quilombaque recebe estreia do novo número circense do artista Guilherme Torres.
Com um número circense que combina garrafas de vidro, monociclo, bicicleta acrobática e cenas que desafiam a gravidade, Guilherme Torres revela a maturidade de sua trajetória artística no equilibrismo, destacando-se como um dos nomes promissores dessa arte no Brasil.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/comunidade+cultural+quilombaque+recebe+estreia+novo+numero+circense+artista+guilherme+torres.php

Ocupação Itaú Cultural do fim do ano celebra 110 anos do nascimento de Grande Othelo.
A exposição é dedicada a esse artista brasileiro multifacetado, que resistiu a apagamentos estruturais e contribuiu com o teatro, o cinema, a literatura e a música, também contribuindo para fortalecer a presença dos artistas afro-brasileiros na cena cultural do país. Ela reúne mais de 160 peças, incluindo trechos de filmes, rascunhos.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/ocupacao+itau+cultural+fim+ano+celebra+110+anos+nascimento+grande+othelo.php

Festival Charles Edward - Edição Rockphonic acontece dia 07 de dezembro.
Com seis atrações, evento terá entrada gratuita.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/festival+charles+edward+edicao+rockphonic+acontece+dia+dezembro.php