Sesc oferece debate sobre a história da política no Brasil

Março 28, 2018

Ciclo de debates realizado pelo Centro de Pesquisa e Formação do Sesc, joga luz sobre as políticas culturais brasileiras entre 1981 a 1993. A ideia é demonstrar como estas políticas impactaram a realidade, provocando transformações, bem como permitindo o envolvimento de novos atores que se tornam partícipes do processo de mudanças da sociedade brasileira. O evento acontece partir do dia 6 de abril, das 19h às 21h30, e tem preço de R$ 60,00.

Com curadoria de Fábio Maleronka Ferron, o ciclo propõe discutir esse período, que engloba o processo de construção do MinC em 1985 e as polêmicas em torno da pertinência ou não de sua criação; a gestão de Celso Furtado e a criação da Lei Sarney; a campanha presidencial de 1989 e o ano de 1990, quando o presidente eleito impôs uma verdadeira mudança que impactou significativamente o campo cultural. A extensão e o significado do impacto causado pelas medidas baixadas naquele ano por Collor, que levaram à extinção do MinC, da Lei Sarney e à dissolução de inúmeras fundações, bem como as repercussões que essas mudanças causaram na vida de artistas, intelectuais e gestores culturais são analisadas. E, finalmente, o debate sobre o período de distensão, a gestão Sérgio Paulo Rouanet e a política cultural até o ano de 1993.

O ciclo conta com as participações do ex-ministro da cultura Francisco Weffort, da diretora do Programa Avançado de Cultura Contemporânea da UFRJ, Heloisa Buarque de Hollanda, da psicanalista, ensaísta e jornalista Maria Rita Kehl, do secretário de Estado de Cultura de Minas Gerais, Angelo Oswaldo de Araújo Santos, do diretor artístico do Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba, Fábio Magalhães, da presidente do conselho deliberativo do Centro Celso Furtado, Rosa Freire d’Aguiar Furtado, do sócio e CEO da Edelman Significa e da Zeno, Yacoff Sarkovas, da consultora do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc, Isaura Botelho, e dos professores Marcelo Ridenti, Albino Rubim, Joaquim Toledo Jr., Lia Calabre, Pablo Ortellado, Brasílio Sallum, Wagner de Melo Romão e Nabil Georges Bonduki. A mediação é de Fabio Maleronka Ferron, que foi diretor Geral de Programação e Eventos da Secretaria Municipal de Cultura de SP, e consultor do Ministério da Cultura em Brasília (Centro de Gestão e Assuntos Estratégicos) durante a gestão Gilberto Gil.

Serviço
Debate História da Política Cultural no Brasil
Data: 6, 11, 18, 25 de abril e 2 de maio
Horário: Sexta, das 19h às 21h30; Quartas, das das 19h às 21h30
Centro de Pesquisa e Formação do Sesc
Rua Dr. Plínio Barreto, 285 – 4º andar
Valor: R$ 60,00
Recomendação etária: 16 anos
Confira a programação completa através do site
Informações e inscrições acesse aqui