Sesc Belenzinho celebra os discursos artísticos libertários

Janeiro 02, 2018

De janeiro a março de 2018 o Sesc Belenzinho será palco da "Libertária - mostra poéticas dissidentes, corpos insurgentes", que reúne cinema, dança, literatura, música e teatro, a partir de um eixo de curadoria que privilegia a potência das poéticas dissidentes, questionadoras de normativas de gênero, corpos insurgentes, e discursos artísticos libertários.

Com curadoria da equipe do Sesc Belenzinho, Libertária, que tem a programação voltada para o público adulto traz oficinas, vivências, workshops, bate-papos, saraus, apresentações de peças teatrais e coreográficas, shows musicais, e realização de rodas de leitura e exibição de filmes.

Além das apresentações de "Canções Eróticas de Ninar", do músico Tom Zé, a programação do mês de janeiro ainda traz o show "Sons e Furyas em Amor", de André Sant´Anna, Vanessa Bumagny e Helô Ribeiro com participação de Caio Blat (dia 13 de janeiro, sábado, às 21h) e o espetáculo "Cabaré Drag Show" dirigido por Zecarlos Gomes em que artistas-drags apresentam uma série de intervenções criadas colaborativamente e a partir de vivências pessoais (dias 27 e 28 de janeiro, sábado às 21h30 e domingo às 18h30).

Dois espetáculos de dança também integram a mostra. "Cria", do Grupo Suave (RJ) e direção de Alice Ripoll (de 19 a 21 de janeiro, sexta-feira e sábado às 21h30 e domingo às 18h30) e "Eu em Ti", da Cia Carne Agonizante, que tem como fonte de inspiração o poema homônimo de Adalgisa Nery e é dirigido e coreografado por Sandro Borelli (de 26 a 28 de janeiro, sexta-feira e sábado às 20h e domingo às 17h).

A literatura marca presença na programação com duas oficinas. "Escritas Eróticas", que acontece de 16 de janeiro a 20 de fevereiro, às terças-feiras, das 19h às 22h, em que os participantes entrarão em contato com a produção literária com temática erótica e "Leituras do Prazer: Encontros de Leitura de Literatura Erótica", realizado de 18 de janeiro a 15 de fevereiro, quintas-feiras, das 19h às 22h, no qual o público conhecerá obras que se apropriam do erotismo como inspiração poética. A cada encontro, um escritor ou especialista realizará a mediação entre o público e os livros, realizando a leitura, análise e discussão dos textos.

A vontade de organizar a mostra Libertária surgiu em 2014 e, desde então, vem sendo amadurecida pela equipe do Sesc Belenzinho. No início de 2017 a ideia de realizar o evento foi retomada. Um dos objetivos é mostrar para o público que não precisa ter medo de arte, além de abrir espaços para a legitimidade das eróticas femininas, feministas, gays, lésbicas, bissexuais, trans, queer e outras que estiverem fora dos discursos hegemônicos, permitindo que quem geralmente foi ou é jogado para as bordas, seja colocado no centro das atenções da programação e seus públicos.

Serviços
Libertária – Mostra poéticas dissidentes, corpos insurgentes
Data: De 5 de janeiro a 31 de março
Horário: Diversos horários de acordo com a programação
Sesc Belenzinho
Rua Padre Adelino, 1000 – Belenzinho
Confira a programação através do site