Sesc apresenta programação online dos centros de música

Setembro 10, 2020

Durante o período de isolamento social houve a necessidade de interromper as atividades presenciais nas unidades do Sesc São Paulo, como forma de prevenção ao contágio do novo coronavírus. De forma a garantir a continuidade da ação sociocultural do Sesc, os Centros de Música passam a transmitir conteúdo online. No mês de setembro, o Sesc Consolação dá início à programação com as apresentações ao vivo O uso de acordes de empréstimo modal na Bossa Nova e Os Pequenos Choros, além do bate-papo Cantoria – conversas sobre Grupos Vocais.

O uso de acordes de empréstimo modal na Bossa Nova
Através da obra de compositores como Tom Jobim e Marcos Valle, o educador Bob Souza faz uma análise harmônica de canções da Bossa Nova, com o uso dos chamados Acordes de Empréstimo Modal, que são acordes pertencentes a uma tonalidade diferente daquela que está em curso na música. O evento acontece no dia 10 de setembro, quinta, às 18h e será transmitido ao vivo pelo YouTube do Sesc Consolação.

Bob Souza é mestre em educação, arte e história da cultura, doutor em musicologia e educador no Sesc Consolação.

Os primeiros choros
Na primeira de três apresentações dedicadas à história do choro, o educador e músico Pedro Beviláqua aborda os primórdios do gênero, na segunda metade do século XIX, apresentando o flautista e compositor Joaquim Callado, o flautista, clarinetista e compositor Zequinha de Abreu, os pianistas Chiquinha Gonzaga e Ernesto Nazareth, além das músicas de banda, com Anacleto de Medeiros, e as primeiras gravações de choro. O evento acontece no dia 17 de setembro, quinta, às 18h e será transmitido ao vivo pelo YouTube do Sesc Consolação.

Cantoria – Conversas sobre Grupos Vocais
A educadora do Centro de Música Solange Assumpção entrevista a cantora Mônica Thiele em um bate papo sobre grupos vocais brasileiros e educação vocal. A entrevista acontece no dia 24 de setembro, quinta, às 18h e será transmitido ao vivo pelo Instagram do Sesc Consolação.

Solange Assumpção é mestra em canto coral pela Unesp, e educadora no Sesc Consolação. Mônica Thiele é educadora musical, cantora e escritora.

Sesc na Quarentena
Durante o período de distanciamento social, em que as unidades do Sesc no estado de São Paulo estiveram fechadas para evitar a propagação do novo coronavírus, um conjunto de iniciativas tiveram início, de forma a garantir a continuidade da ação sociocultural do Sesc nas diversas áreas em que atua. Pelos canais digitais e redes sociais, o público pode acompanhar o andamento dessas ações e ter acesso a conteúdos exclusivos de forma gratuita e irrestrita. Confira a programação e fique #EmCasaComSesc.

Serviço
Rua Dr. Vila Nova, 245, Vila Buarque, São Paulo - SP
Horário de funcionamento: De terça a sexta, das 14h às 20h. Sábados, das 10h às 14h.
O acesso à unidade está restrito aos pacientes do setor de odontologia e alunos dos cursos de Ginástica Multifuncional, mediante agendamento. Os demais espaços e serviços continuam temporariamente inativos.
facebook.com/sescconsolacao
twitter.com/sescconsolacao
instagram.com/sescconsolacao
youtube.com/channel/UCjhXfTSPMJhvoKHYhMT9dEw
www.sescsp.org.br/consolacao