Sesc 24 de maio recebe o projeto Doçaria Brasileira

Março 10, 2020

O açúcar é elemento formador dos meandros da sociologia e das histórias brasileiras. Através de seu cultivo e produção, deram-se não só a expansão econômica do nordeste brasileiro, mas também a formação do paladar e da cultura alimentar de todo país. Desde os doces trazidos pelos europeus, passando pelas influências africana e indígena, até aqueles criados genuinamente por aqui, o doce pode explicar muitos aspectos do nosso povo. Esse encontro propõe realçar as práticas, os saberes e as discussões acerca da cultura doceira no Brasil em um bate-papo no qual as convidadas apresentam suas receitas e o público terá a possibilidade de degustar as guloseimas.
O projeto tem curadoria e mediação do Prof. Dr. Ricardo Frugoli, graduado em Gastronomia pela Universidade Anhembi Morumbi - São Paulo (SP) e especialista em Cozinha Brasileira pelo SENAC - São Paulo (SP). É pesquisador da Cozinha Brasileira, Doutor e Mestre em Hospitalidade e presidente do Instituto de Pesquisa da Cozinha e da Cultura Brasileiras, IPCB.

A programação acontece nos dias 12, 19 e 26 de março, e conta com as participações de:
Adriana Lira do ateliê Dona Doceira, que resgata receitas da doçaria tradicional de Goiás com delicadeza e cuidado estético. Seu primeiro contato com esse patrimônio foi ainda na infância e, quando adulta aprendeu receitas centenárias e quase esquecidas. (12/03. Quinta, das 18h30 às 20h);

Ana Rita Dantas Suassuna, profunda conhecedora dos meandros da cozinha do Sertão. Nascida em Taperoá, é uma das matrizes intelectuais da cozinha sertaneja. Em seu livro Cozinha Sertaneja, mostra toda a diversidade da cozinha produzida a partir dos elementos físicos e culturais do bioma Caatinga, das consequências da fome e de outros processos socioculturais do sertão nordestino. (19/03. Quinta, das 18h30 às 20h);

Profa. Dra. Lucia Soares, chef confeiteira e pesquisadora da doçaria brasileira e da confeitaria mundial. Natural do Rio Grande do Norte, tem em sua história um grande período autodidata fazendo sua fama na cidade de Natal. Radicada na capital paulista, é professora da cadeira de confeitaria de importantes cursos de gastronomia em universidades de SP e do Brasil. (26/03. Quinta, das 18h30 às 20h).

Serviço

Doçaria Brasileira
Datas: 12, 19 e 26/03, quintas-feiras, das 18h30 às 20h.
Local: Sesc 24 de Maio - Comedoria (2° andar)
Não recomendado para menores de 14 anos.
Grátis - retirada de senha com 30 minutos de antecedência.

SESC 24 DE MAIO
Rua 24 de Maio, 109, Centro, São Paulo
350 metros do metrô República

Fone: (11) 3350-6300
Horário de funcionamento da unidade
Terça a sábado, das 9h às 21h.
Domingo e feriado, das 9h às 18h.