Sesc 24 de Maio apresenta programação online de esporte e saúde para agosto

Agosto 11, 2020

Corpo Consciente:

O projeto Corpo Consciente, que já faz parte das programações online do Sesc 24 de Maio, tem como objetivo criar um espaço de práticas corporais diversas que ofereça ao público o contato com exercícios e metodologias que estimulam o aprofundamento da percepção e consciência corporal. Dessa forma, a atividade contribui para a organização postural, a liberação de tensões, a mobilidade articular, o aumento da flexibilidade e a amplitude respiratória.

No mês de agosto, o Sesc 24 de Maio, através do Instagram, apresenta o Ciclo Feldenkrais, método criado por Moshe Feldenkrais, um caminho para descobrir como se mover com mais facilidade, sem dor e, principalmente, redescobrir o prazer do movimento. Esta metodologia contribui para uma experiência do corpo com um aprendizado orgânico, promovendo a organização corporal e pessoal, para o praticante perceber o que está fazendo, como está fazendo e criar novas formas de se mover, pensar e sentir.

Mariana Huck é formada em Comunicação das Artes do Corpo pela PUC-SP desde 2006 e se especializou como Educadora Feldenkrais (2009-2012), certificada internacionalmente pela Feldenkrais Guild of North America (FGNA). Trabalha desde 2010 como professora do Método Feldenkrais no Brasil e, desde 2015, atua também na Argentina. É sócia-fundadora da Associação Feldenkrais Brasil e da Feldenkrais Internacional. Com esta última está organizando a IV Formação Internacional do Método Feldenkrais no Brasil.


Crédito: Graciela Toro

Cada transmissão ao vivo irá abordar um tema acerca do método:

16/08 - Mãos que escutam

23/08 - Cuidar dos olhos

30/08 - Feldenkrais: um diálogo da cabeça aos pés

Programa de Ginástica Multifuncional

As aulas ao vivo de Ginástica Multifuncional no Instagram, dadas pelos instrutores da unidade já fazem parte das programações online do Sesc 24 de Maio, diante do cenário atual da pandemia. Nas transmissões de agosto, o projeto continua com esses encontros nas quartas-feiras às 19h30, mas agora com aulas também às sextas-feiras às 08h30 com os educadores em atividades físico esportivas, em que são abordados diversos temas e práticas.

Esporte e diversidade

Para este bate-papo no YouTube o Sesc 24 de Maio recebe Diego Moraes, também conhecido como Diego San, carateca, jornalista esportivo e podcaster do Ubuntu Esporte Clube. Luiz Vinícius Belizário, mestre em ciências humanas e sociais, analista comportamental, consultor de diversidade e pesquisador. E, por fim, Soraia André, pioneira no judô, ganhadora de dez títulos nacionais e de três medalhas nos Jogos Pan-americanos, um ícone da luta contra o preconceito racial e de gênero e autora do livro JapaNegra.

Projeto Pausar

O Projeto Pausar tem como objetivo propor ações e reflexões em torno do conceito de pausa - parar a "rotina" em algum momento para uma respiração mais profunda, uma descompressão do corpo ou a reflexão em torno da saúde mental. Como dar espaço para tantas emoções difíceis? Como encontrar estabilidade em meio a condições incontroláveis? Neste encontro, transmitido pelo YouTube, vamos explorar práticas para trabalhar com nossa mente e ampliar nossas relações. A proposta é conversar sobre fluxo, sincronização, auto-organização, falta de tempo e felicidade genuína com Gustavo Gitti, o primeiro (e por enquanto único) professor brasileiro de TaKeTiNa.

Panorama do Esporte

Nesta conversa transmitida pelo YouTube, as atletas Clara Viegas, Glauce Ibraim, Patricia Antunes e Thais Makino contam sobre suas experiências na escalada e o cenário deste esporte para as mulheres nos dias atuais. A importância da representatividade dessas atletas na modalidade é o ponto de partida dessa discussão que abordará as dificuldades de acesso e criação de espaços de protagonismo no desenvolvimento da escalada.

Neste bate-papo, as atletas contarão sobre suas experiências na escalada e as dificuldades na ampliação da participação feminina na modalidade.

Serviço
Ciclo Feldenkrais
Com Mariana Huck
Data: até 30/08, aos domingos
Horário: das 10h às 11h
Local: www.instagram.com/sesc24demaio
Classificação: a partir de 12 anos
Gratuito

Ginástica Multifuncional
Com educadores em atividades físico esportivas do Sesc
Data: de 05 de agosto a 02 de setembro. Quartas, das 19h30 às 20h30 e sextas, das 08h30 às 09h30.
Local: www.instagram.com/sesc24demaio
Classificação: a partir de 12 anos
Gratuito

Racismo, Branquitude e Esporte
Com Diego San, Luiz Vinícius Belizário e Soraia André
Data: 13 de agosto. Quinta, das 19h30 às 21h
Local: youtube.com/sesc24demaioyoutube
Classificação: a partir de 13 anos
Gratuito

Felicidade em tempos de crise e incerteza
Com Gustavo Gitti
Data: 20 de agosto. Quinta, das 19h30 às 21h
Local: youtube.com/sesc24demaioyoutube
Classificação: Livre
Gratuito

Mulheres na Escalada: representatividade, comunidade, acesso e desafios
Com as atletas Thais Makino, Glauce Ibraim e Clara Viegas.
Mediação da atleta Patricia Antunes.
Data: 27 de agosto. Quinta, das 19h30 às 21h
Local: youtube.com/sesc24demaioyoutube
Classificação: Livre
Gratuito