Sesc 24 de Maio apresenta programação online da semana

Novembro 09, 2020

Música

JOÃO BOSCO EM “EU MORO DENTRO DA CASCA DO MEU VIOLÃO”

O Sesc 24 de Maio apresenta, entre os dias 10 de novembro e 01 de dezembro, terças, às 20h, no canal do Youtube da unidade, a série online Eu Moro Dentro da Casca do Meu Violão. O músico e compositor João Bosco convida o público online a recordar as memórias guardadas nas cascas e nas cordas de seus companheiros inseparáveis de shows e estradas – os violões.

A série gravada é dividida em quatro episódios de 20 minutos cada um, em que o artista revela sua pesquisa que já dura cinco décadas, trazendo sua relação com os instrumentos - as madeiras, as afinações, os timbres e as épocas.

João Bosco de Freitas Mucci nasceu em Ponte Nova (Minas Gerais) em 13 de julho de 1946. Cantor, violonista e compositor, Bosco declara em autobiografia que sempre contraria seu signo zodiacal, mas jamais conseguiria contrariar seu signo de mineiro, tendo em suas canções tons suaves e melódicos, com letras que prefere chamar de “românticas”. Cresceu em uma família de músicos e começou a tocar violão aos 12 anos. Foi influenciado pelos ritmos musicais jazz, bossa nova e tropicalismo.

Além de relatos e fatos de Bosco sobre a afinidade do homem com seus instrumentos musicais, alguns clássicos que compõem sua história também estarão nessa conversa virtual, como Bodas de Prata (1975), O Caçador de Esmeraldas (1981) e Papel Machê (1984).


Crédito: Marcos Hermes

Ficha técnica

Roteiro e direção musical: João Bosco
Edição de vídeo: Mariano D.
Direção de fotografia: Eduardo Barreto
Direção geral: Mariano D. e Eduardo Barreto
Idealização e Produção Executiva: Julia Bosco
Assistente de Produção: Angela Bosco

Serviço

JOÃO BOSCO EM “EU MORO DENTRO DA CASCA DO MEU VIOLÃO”
Datas: 10, 17, 24/11 e 01/12. Terças, às 20h.
Local: Youtube do Sesc 24 de Maio
Classificação indicativa: Livre
Gratuito

Esportes e atividade física

[SEGUNDAS] SÉRIE DE ATIVIDADES FÍSICAS E DICAS ESPORTIVAS EM VÍDEO

Às segundas-feiras, às 19h, o Instagram e o Facebook são invadidos de energia e positividade trazidas pelas e pelos educadores físico-esportivos da unidade, com vídeos curtos sobre ritmos, passo-a-passo de atividades físicas, dança contemporânea, brincadeiras e demonstrações esportivas. Nesta segunda, 9 de novembro, o vídeo é sobre escalada horizontal, gravado diretamente da parede de Boulder do Sesc 24 de Maio.

No vídeo, os educadores Jay Cardeal e Gustavo Zani explicam as especificidades desta atividade física, considerada por muitos como “radical” e os tipos de agarras que existem no Boulder da unidade. Confira na íntegra pelo feed e IGTV do Instagram, com repostagem no Facebook.

Serviço

Série de Atividades Físicas em vídeo – com educadores do Sesc 24 de Maio
Data: 09 de novembro, segundas, às 19h. Duração de até 5min.
Local: Instagram do Sesc 24 de Maio
Classificação indicativa: Livre
Gratuito

[QUARTAS] AULAS ONLINE DE GINÁSTICA MULTIFUNCIONAL – Com Ana Carol Beltran e Ingrid Camargo

As aulas ao vivo de Ginástica Multifuncional no Instagram, realizadas pelos instrutores da unidade às quartas-feiras, continuam nos meses de novembro e dezembro, abordando diversos temas. Na quarta, dia 11 de novembro, às 18h30, Ana Carol Beltran e Ingrid Camargo, educadoras físico-esportivas do Sesc 24 de Maio, desenvolverão a prática de esportes coletivos. Após a aula, a live fica gravada no IGTV do perfil @sesc24demaio, para o público conferir o passo a passo das atividades.

Serviço

Aulas de Ginástica Multifuncional - transmissão ao vivo
Data: 11 de novembro, Quartas, das 18h30 às 19h30.
Local: Instagram do Sesc 24 de Maio
Classificação indicativa: 12 anos
Gratuito

[QUINTAS] BATE-PAPO AO VIVO – ESPORTE E BEM-ESTAR – PSICOLOGIA DO ESPORTE – Com Bianca Andrade

Projeto que tem como objetivo abordar temas relacionados a conteúdos transversais importantes para potencializarem os benefícios da prática regular de atividade física e esporte, para manutenção da saúde e qualidade de vida.

Nesta edição, o tema será Psicologia do Esporte. O bate-papo aborda como a Psicologia do Esporte nos auxilia na melhoria da prática de atividades físicas em nosso dia-a-dia. Para este bate-papo, a convidada é Bianca Andrade, psicóloga e doutoranda em Psicologia do Esporte. A mediação é de Lara Dias, educadora físico-esportiva do Sesc 24 de Maio. O público poderá participar e fazer perguntas para a psicóloga através do chat do Youtube da unidade.

Serviço

Bate-papo com transmissão ao vivo - Esporte e bem estar: Psicologia do Esporte
Data: 12 de novembro. Quinta, às 18h.
Local: Youtube do Sesc 24 de Maio
Classificação: Livre
Gratuito

[SEXTAS] AULAS ONLINE DE PRÁTICAS COPORAIS – Com Emerson, educador físico-esportivo do Sesc 24 de Maio.

Aula aberta de Práticas Corporais, com atividades que valorizam o autoconhecimento, a concentração e o controle respiratório por meio de práticas integrativas, ministradas por educadores de atividades físico esportivas do Sesc 24 de Maio, com exibição no Instagram da unidade, sextas, às 16h30.

No dia 13 de novembro, o educador físico-esportivo Vitor, ensinará técnicas de Pilates. Para fortalecer a musculatura e aumentar a flexibilidade, o educador apresenta um treino de nível iniciante com os princípios básicos que regem o pilates. Para realizar a atividade você vai precisar apenas de um colchonete, ou algo similar, para que a coluna não fique diretamente no chão. O público poderá interagir com o educador via comentários do Instagram, no início e no final da transmissão ao vivo.

Serviço

Aula aberta de Práticas Corporais – transmissão ao vivo
Data: 13 de novembro, sextas, das 16h30 às 17h30
Local: Instagram do Sesc 24 de maio
Classificação indicativa: 12 anos
Gratuito

[DOMINGOS] AULAS ONLINE - CORPO CONSCIENTE: Garuda – Com Ge Gurak

O Projeto Corpo Consciente tem como objetivo criar um espaço de práticas corporais diversas que ofereça ao público o contato com exercícios e metodologias que estimulam o aprofundamento da percepção e consciência corporal, promovendo experiências como: organização postural, a liberação de tensões, a mobilidade geral, o aumento da flexibilidade e a amplitude respiratória, com benefícios ao indivíduo de forma global.

No Ciclo Garuda, o método combina posturas da prática de yoga, a força do centro e foco do pilates, além da leveza da dança, na busca de um corpo mais flexível, resistente e forte. Garuda é um teste de força mental, pois exige concentração total durante os exercícios trazendo benefícios de um treino cardiovascular, além de buscar o estímulo da mente para trazer bem-estar ao seu corpo.

No dia 15 de novembro, Ge Gurak, educadora físico-esportiva, ensinará posturas para o trabalho sentado em uma cadeira. Nas práticas, serão realizadas rotinas cuidadosamente coreografadas, com foco no equilíbrio e controle, promovendo um corpo mais saudável e resistente.

Serviço

Corpo Consciente – transmissão ao vivo - Com Ge Gurak
Data: 15 de novembro. Domingo, às 10h.
Local: Instagram do Sesc 24 de Maio
Classificação indicativa: Livre
Gratuito

Cursos e oficinas online

CURSO ONLINE - VIRANDO O JOGO: REFLEXÕES PARA NÃO REPRODUZIR O MACHISMO EM CONTEXTOS ESPORTIVOS - com Wagner Camargo e Yordanna Lara

Este curso online, conduzido por Wagner Camargo e Yordanna Lara, trará reflexões sobre o machismo em espaços esportivos, como a visão do espectador e torcedor é construída e reforça estereótipos, além de abordar assuntos como discursos machistas em família, nas escolas, nas universidades e nas academias, nas torcidas, clubes, com amigos, colegas de trabalho, sendo a forma de torcer orientada ao preconceito. O esporte, por sua vez, deve ser reconhecido como um meio de aprendizagem crucial para não reproduzir o machismo. As inscrições serão abertas no dia 11 de novembro no portal de inscrições do SescSP: inscricoes.sescsp.org.br

Wagner Xavier de Camargo - Pós-doutorando em Antropologia Social na Universidade de São Carlos (UFSCar) e realiza pesquisas sobre torcidas virtuais e homofobia.

Yordanna Lara Pereira Rego - Historiadora, mestre em Antropologia Social pela UFG, especialista em relações de gênero e étnico raciais, co-fundadora do Coletivo TransAção/UFG e ativista dos movimentos negros e LGBTI.

Serviço

CURSO ONLINE - VIRANDO O JOGO: REFLEXÕES PARA NÃO REPRODUZIR O MACHISMO EM CONTEXTOS ESPORTIVOS - com Wagner Camargo e Yordanna Lara
Data: 18 e 25/11/2020 e 02/12/2020, Quartas, das 19h às 20h30.
Local das inscrições: inscricoes.sescsp.org.br
Inscrições a partir de: 11 de novembro
Classificação indicativa: 16 anos
Gratuito

CURSO ONLINE - PRODUÇÃO DE VÍDEO-AULAS PARA PROFESSORES - MÓDULO 3: EDIÇÃO - com Luiz Ricas – educador do espaço de tecnologias e artes da unidade Sesc 24 de Maio

Aos professores com necessidade, ou vontade de trabalhar com recursos audiovisuais em suas aulas, esse curso online é dividido em três módulos independentes, que abordam um assunto/técnica diferente. No módulo 3, “edição”, serão apresentadas noções básicas de edição de vídeo usando aplicativos livres e/ou gratuitos. É necessária inscrição prévia online na plataforma inscricoes.sescsp.org.br. O Período de aulas online é de 12/11 a 03/12, quintas, das 19h às 21h.

Serviço

PRODUÇÃO DE VÍDEO-AULAS PARA PROFESSORES - MÓDULO 3: EDIÇÃO
Data: 12/11 a 03/12, quintas, das 19h às 21h
Local das inscrições: inscricoes.sescsp.org.br
Classificação indicativa: 16 anos
Gratuito

OFICINAS EM VÍDEOS CURTOS - De Ponto em Ponto – com Ateliê Vivo

Para todo mundo que sempre quis aprender uma técnica têxtil, mas não sabia ao certo onde procurar, com os vídeos do nosso canal de youtube você pode aprender o básico de macramê, crochê e costura. Nesta edição, o Ateliê Vivo resgata saberes tradicionais de costura e ensina a manejar agulhas e linhas para você fazer pequenos reparos e customizações em suas roupas, sem sair de casa.

Serviço

De Ponto em Ponto – COSTURA - com Ateliê Vivo
Data: 10, 17 e 24 de novembro, terças, às 14h.
Local: Youtube do Sesc 24 de Maio
Classificação indicativa: 14 anos
Gratuito

Ações para cidadania

FANZINE – REVIDAR – AUTOAMOR DÁ CONTA? - Com Slam Marginália

O Sesc 24 de Maio apresenta Revidar - Fanzine online do projeto Autoamor dá conta? Idealizado pelo núcleo socioeducativo da unidade, já disponível na plataforma issuu.com/sesc24demaio. O fanzine é produzido pelo Slam Marginália, da cidade de São Paulo (SP), abordando em diversas linguagens como textos, poesias, crônicas e desenhos, temas como sexualidade, etnias e outros assuntos em forma de ficção e que, porém, não fogem à realidade contemporânea.

Para o Slam, a importância de um fanzine publicado no meio virtual está nos desafios de falar e pensar sobre saúde mental no contexto da vida trans, resgatando a linguagem dos fanzines dos anos 1940, em que a ficção pode imitar a realidade vivida em outros contextos. Com a criação coletiva do nóis, o “Revidar” descreve rostos e paisagens, desenhando palavras imagéticas, rabiscando colagens, diagramando emoções, recontando a vida e a história das/os autoras/es.

Slam Marginália é um coletivo com batalha de poesia falada, fundado em 2018, para pessoas transexuais, não binárias, queer e gênero dissidente, um espaço de reconhecimento que valoriza a arte marginal e questiona os padrões cisgêneros.

Serviço

Fanzine online “Revidar” – Autoamor dá conta?
Local: Plataforma issuu.com/sesc24demaio
Autoras/es: abigail Campos Leal, Ayo, Carú de Paula, Castiel Vitorino Brasileiro, Kika Sena, Preto Téo, Trindade e Uarê
Quantidade de páginas: 45
Classificação indicativa: a partir de 14 anos
Gratuito

Alimentação

RECEITAS PARA FAZER EM CASA - Com a equipe de Alimentação do Sesc 24 de Maio

Quem frequenta a Comedoria já teve a oportunidade de experimentar diversas preparações que fazem parte do cardápio. No mês de novembro, as receitas para fazer em casa são aquelas mais pedidas pelo público, ou seja, um tbt de receitas do #sesc24demaio. Confira os vídeos curtos, com o passo a passo e os ingredientes nas redes sociais da unidade. Neste sábado, 14 de novembro, a receita é de Baião de dois vegetariano.

O ‘Baião de dois’ é um prato típico do Nordeste do Brasil e tem como base a dupla mais nutritiva da nossa alimentação: o arroz e o feijão. O nome “baião” deriva de uma dança típica, um ritmo musical que foi difundido por Luiz Gonzaga, conhecido nacionalmente como “O Rei do Baião”. Tradicionalmente preparado com carne seca, a versão vegetariana que leva abóbora e quiabo na composição, ganhou o público da comedoria do Sesc 24 de Maio e foi muito apreciada em julho de 2019, quando fez parte do cardápio especial junino da nossa cafeteria.

Serviço

Receitas da Comedoria do Sesc 24 de Maio – Baião de Dois Vegetariano
Data: 14 de novembro, sábado, às 19h
Local: Youtube, Facebook e Instagram do Sesc 24de maio
Classificação indicativa: Livre.
*Para crianças: Preparar a receita sob supervisão de um adulto.
Gratuito

Redes sociais da unidade

Instagram | Facebook | Youtube | Twitter