SESC 24 de Maio apresenta o podcast Choraço Virtual

Agosto 25, 2020

O canal do YouTube do Sesc 24 de Maio apresenta o Choraço Virtual, um podcast com oito episódios que contam a história do choro no Brasil na contemporaneidade. As publicações acontecem entre os dias 26 de agosto e 18 de setembro, às quartas e sextas-feiras, às 21h.


Crédito: Stela Handa

A série é idealizada, produzida e apresentada pela pandeirista, pesquisadora e produtora Roberta Valente, com a participação do clarinetista e compositor Alexandre Ribeiro e edição de Stela Handa. Dividida em oito episódios, com cerca de 60 minutos cada, Roberta convida diversos especialistas no gênero para dividir com ela a apresentação e o roteiro. Para citar alguns nomes, participam do podcast o pesquisador, radialista e escritor Ruy Godinho; o jornalista, pesquisador e cavaquinista Lucas Nobile; o músico, compositor e produtor Bozó 7 Cordas, dentre outros artistas.

Nesses bate-papos em formato de podcasts são abordados assuntos como o choro na contemporaneidade, locais em que a cena do choro acontece, curiosidades e a importância do ensino formal desse gênero musical.

Além disso, as(os) convidadas(os) também conversam sobre os diversos clubes de choro, festivais e mostras espalhadas pelo mundo, que contribuem para o fortalecimento desse estilo musical, as influências do maxixe, da valsa, do samba-choro, da polca, do choro cantado, os sotaques de cada região e pequenas entrevistas com músicos, produtores e jornalistas especialistas no assunto.

Cada podcast tem como tema principal uma região do território brasileiro. Mas as(os) podcasters também traçam um panorama da cena do choro em diversos países, como Austrália, Japão, EUA, Holanda, França, Portugal, Argentina, entre outros.

Essas e outras ações fazem parte de uma gama de programações online propostas pelo Sesc 24 de Maio em tempos de pandemia, que podem ser acompanhadas pelas redes sociais da unidade no Instagram, Facebook e YouTube.

Programação

26/08 – quarta (21h) – Episódio 1 - O Choro Contemporâneo de Brasília

Brasília é o principal pólo de choro da região Centro-Oeste e neste episódio é retratado o papel do Clube do Choro de Brasília, o primeiro clube do Brasil surgido na década de 70 e que existe até hoje. Também será abordada a importância da Escola de Choro Raphael Rabello, através de entrevista com a pandeirista Larissa Umaytá, que se formou na Escola.

28/08 – sexta (21h) – Episódio 2 - O Choro Contemporâneo Carioca

O segundo episódio da série fala sobre o choro carioca na contemporaneidade, com seus novos chorões, grupos e musicistas. É abordado o cenário do ensino formal do gênero no estado do Rio de Janeiro, assim como iniciativas dentro da cena, como as de Luciana Rabello e Maurício Carrilho, que criaram a única gravadora de choro: a Acari Records. É tratada também a relação do gênero com o samba-choro e o choro cantado, dentre outros assuntos.

02/09 – quarta (21h) – Episódio 3 - O Choro Contemporâneo Nordestino

Neste capítulo, o Choraço virtual vai além do eixo Rio-São Paulo e traça um panorama do choro no nordeste brasileiro, sobretudo na cidade de Recife, que possui um protagonismo na cena do gênero, em relação a outros territórios do nordeste. São tratadas as relações do choro com o frevo, a importância das figuras femininas que fazem choro na região, as principais rodas e grupos das principais cidades nordestinas, além de entrevistas com artistas.

04/09 – sexta (21h) – Episódio 4 - O Choro Contemporâneo de Belém do Pará, Manaus e ES

O quarto episódio do podcast se volta para o norte do país e para o Espírito Santo, no sudeste brasileiro. Assim como nos outros capítulos, é retratada a cena do choro em cada um desses lugares, falando sobre seus chorões contemporâneos, as principais rodas de choro, como por exemplo, a casa do Gilson no Pará, além de fazer um breve histórico do gênero nessas localidades.

09/09 – quarta (21h) – Episódio 5 - O Choro Contemporâneo da Região Sul

O choro no sul do país é o tema do quinto Choraço virtual, que tem características próprias, como por exemplo a sua relação com o gênero musical chamamé e o uso de gaitas (sanfonas). Os novos nomes do gênero são lembrados, assim como os já consagrados, como o violonista Yamandu Costa. Também será tratada a importância do Festival de Música de Curitiba para a cena do choro no sul.

11/09 – sexta (21h) – Episódio 6 - O Choro Contemporâneo do interior e litoral de SP

O podcast volta ao sudeste abordando outras localidades do estado de São Paulo. Novos chorões do interior e litoral do estado são citados, assim como os eventos e clubes, que são potencializadores da cena do gênero em cidades como Santos, com o seu Clube do Choro e São Carlos, com o Festival Chorando Sem Parar.

16/09 – quarta (21h) – Episódio 7 - O Choro Contemporâneo de São Paulo

O sétimo episódio do podcast tem como tema o choro nos dias atuais na cidade de São Paulo. Os podcasters conversam sobre os novos músicos do gênero na capital paulistana, a história do Clube do Choro de São Paulo, o papel da mulher no choro paulistano e como elas estão mudando a cena do estilo na cidade. Também é abordada a importância da atuação do Sesc SP na difusão do gênero musical, através do recente lançamento do documentário Panorama do Choro Paulistano Contemporâneo na plataforma Sesc Digital.

18/09 – sexta (21h) – Episódio 8 - O Choro Contemporâneo de Minas Gerais

O Choraço virtual se encerra com um episódio voltado para a cena do choro em Minas Gerais, citando seus principais artistas da atualidade, como Paulinho Pedra Azul e músicos do passado, como o clarinetista Abel Ferreira. É reforçada a importância de festivais e redutos do choro, como o tradicional bar Pedacinhos do Céu, em Belo Horizonte e o Clube do Choro de Juiz de Fora.

Serviço

Podcast Choraço Virtual
Datas: de 26/08 a 18/09. Quartas e Sextas, às 21h.
Local: http://www.youtube.com/sesc24demaioyoutube
Classificação indicativa: 12 anos
Gratuito

SESC na Quarentena

Durante o período de distanciamento social, em que as unidades do Sesc no estado de São Paulo permanecem fechadas para evitar a propagação do novo coronavírus, um conjunto de iniciativas garantem a continuidade de sua ação sociocultural nas diversas áreas em que atua. Pelos canais digitais e redes sociais, o público pode acompanhar o andamento dessas ações e ter acesso a conteúdos exclusivos de forma gratuita e irrestrita. Confira a programação e fique #EmCasaComSesc.

SESC Digital

A presença digital do Sesc São Paulo vem sendo construída desde 1996, sempre pautada pela distribuição diária de informações sobre seus programas, projetos e atividades e marcada pela experimentação. O propósito de expandir o alcance de suas ações socioculturais vem do interesse institucional pela crescente universalização de seu atendimento, incluindo públicos que não têm contato com as ações presenciais oferecidas nas 40 unidades operacionais espalhadas pelo estado.