Julho 14, 2020
O Sesc 24 de Maio apresenta o Circuito Arte e Juventude, quatro bate-papos semanais ao vivo veiculados pelo YouTube com jovens artistas falando sobre saúde mental. Os encontros são mediados pela idealizadora do projeto, Paula da Paz - cantora, dançarina, arte educadora e produtora cultural. As transmissões ocorrem às quartas-feiras – de 15 de julho a 05 de agosto – a partir das 19h30 no canal da unidade.
O circuito visa debater o crescimento do suicídio e dos transtornos emocionais entre adolescentes e jovens no Brasil através da ótica e experiência dos artistas independentes do país. Profissionais com mais tempo de carreira e iniciantes nas artes compartilham estratégias de sobrevivência em torno do fazer artístico. Além disso, também refletem sobre como podem contribuir para uma sociedade mentalmente mais saudável, diante de uma vida inteira de enfrentamento e de direitos sociais negados pelo sistema.

O primeiro encontro virtual ocorre na quarta-feira, 15 de julho, às 19h30, e conta com a participação de Juliana da Paz – escritora, pedagoga e doutora em Educação pela Universidade Federal de Alagoas; Jesuana Sampaio –poetisa, pedagoga e estudante de psicanálise e Sofia Serafim – dançarina, atriz e escritora.
Na segunda edição do projeto que acontece dia 22 de julho, às 19h30, os convidados são Bruno Brasil - músico, professor e psicólogo clínico especialista em terapia cognitivo-comportamental; Du Kiddy Artivista - guitarrista, violonista e compositor e Pedro Lucas - poeta, tamborzeiro e dançarino.
O terceiro bate-papo do circuito, que o YouTube transmite a partir das 19h30 no dia 29 de julho, recebe Shirlei do Carmo - pedagoga, diretora da rede pública de ensino e integrante da escola feminista Abya Yala; Carla Lopes - atriz, arte educadora pós-graduada em artes do corpo e produtora cultural e Ton Moura - artista periférico formado na escola de palhaços Doutores da Alegria, pesquisador e dançarino de dança africana.
O quarto e último debate acontece em 05 de agosto, às 19h30 com Andrea Arruda - psicóloga, pedagoga e professora universitária; Rubens Oliveira - bailarino, coreógrafo, diretor e fundador do Gumboot Dance Brasil e do espaço Com.Uns e Beatriz Cristina - dançarina afro contemporânea, pesquisadora de dança mandingue e atuante em coletivos de cultura tradicional brasileira de São Paulo.
O Circuito Arte e Juventude busca contribuir para a identificação, fortalecimento e divulgação de grupos que trabalham com arte e cultura, envolvendo jovens brasileiros com foco na transformação social. Esta ação faz parte de uma gama de programações online propostas pelo Sesc 24 de Maio em tempos de pandemia, que podem ser acompanhadas nas redes sociais da unidade.
CIRCUITO ARTE E JUVENTUDE
Dia 15/07. Quarta-feira, das 19h30 às 21h00
Edição 1 com Juliana da Paz - escritora, pedagoga e doutora em Educação pela Universidade Federal de Alagoas; Jesuana Sampaio - poetisa, pedagoga e estudante de psicanálise e Sofia Serafim - dançarina, atriz e escritora. Mediação: Paula da Paz.
Dia 22/07. Quarta-feira, das 19h30 às 21h00
Edição 2 com Bruno Brasil - músico, professor e psicólogo clínico especialista em terapia cognitivo-comportamental; Du Kiddy Artivista - guitarrista, violonista e compositor e Pedro Lucas - poeta, tamborzeiro e dançarino. Mediação: Paula da Paz.
Dia 29/07. Quarta-feira, das 19h30 às 21h00
Edição 3 com Shirlei do Carmo - pedagoga, diretora da rede pública de ensino e integrante da escola feminista Abya Yala; Carla Lopes - atriz, arte educadora pós-graduada em artes do corpo e produtora cultural e Ton Moura - artista periférico formado na escola de palhaços Doutores da Alegria, pesquisador e dançarino de dança africana. Mediação: Paula da Paz.
Dia 05/08. Quarta-feira, das 19h30 às 21h00
Edição 4 com Andrea Arruda - psicóloga, pedagoga e professora universitária; Rubens Oliveira - bailarino, coreógrafo, diretor e fundador do Gumboot Dance Brasil e do espaço Com.Uns e Beatriz Cristina - dançarina afro contemporânea, pesquisadora de dança mandingue e atuante em coletivos de cultura tradicional brasileira de São Paulo. Mediação: Paula da Paz.
Serviço
Circuito Arte e Juventude – Sesc 24 de Maio
Data: quartas-feiras, de 15 de julho a 05 de agosto, das 19h30 às 21h00
Local: youtube.com/sesc24demaioyoutube
Livre
Gratuito
CAIXA Cultural São Paulo recebe musical infantojuvenil Menino Mandela no mês da Consciência Negra.
Com texto de Ricardo Gomes e Mariana Jaspe, espetáculo convida a criançada para conhecer a brilhante trajetória de Nelson Mandela, ex-presidente da África do Sul e vencedor do Prêmio Nobel da Paz.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/caixa+cultural+sao+paulo+recebe+musical+infantojuvenil+menino+mandela+mes+consciencia+negra.php
Aurora - Uma homenagem à obra de Paulo Mendes Campos estreia dia 27 de novembro no Centro Cultural São Paulo.
Mescla de teatro, sarau, happening, festa e até ópera set, e com direção de Rodrigo Penna, o espetáculo é livremente inspirado nas crônicas e na obra do escritor mineiro e passeia por temas como a condição humana, a ternura, a doçura, o amor e a falta desse sentimento
https://www.sampaonline.com.br/noticias/aurora+uma+homenagem+obra+paulo+mendes+campos+estreia+centro+cultural+sao+paulo.php
Sambistas se apresentam em show gratuito na Universidade Zumbi dos Palmares.
A Universidade Zumbi dos Palmares apresenta no dia 23 de novembro, o show com os 12 sambistas vencedores do concurso de sambas inéditos das comunidades de samba de São Paulo, como parte da programação da Semana da Consciência Negra.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/sambistas+show+gratuito+universidade+zumbi+dos+palmares.php
Musical Dom Casmurro ganha duas apresentações gratuitas no Pavilhão da Bienal de São Paulo.
Espetáculo indicado a cinco categorias no Prêmio Destaque Imprensa Digital integra a programação institucional da Fundação Bienal com sessões nos dias 21 e 22 de novembro
https://www.sampaonline.com.br/noticias/musical+dom+casmurro+ganha+duas+apresentacoes+gratuitas+pavilhao+bienal+sao+paulo.php
No Dia da Consciência Negra, MIS recebe a estreia do documentário "Cabo Verde – um sonho possível", seguido de bate-papo com diretor.
O bate-papo terá como convidado o professor Celso Luiz Prudente, diretor do documentário e curador da MICINE.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/dia+consciencia+negra+mis+documentario+cabo+verde+sonho+possivel+seguido+bate+papo+Celso+Luiz+Prudente.php
Moderno e acessível, o Teatro Pinheiros One abre as cortinas dia 30 na região do Butantã.
A sala de espetáculos reforça o polo de cultura na Marginal Pinheiros. A programação de lançamento tem humor, clássico e infantil. Noite de inauguração tem coquetel e leitura de texto inédito de Elias Andreato
https://www.sampaonline.com.br/noticias/teatro+pinheiros+one+abre+cortinas+regiao+butanta.php
No feriado pelo Dia da Consciência Negra, Sesc Pinheiros tem programação especial .
Apresentações de dança, oficina de quadrinhos, shows e outras modalidades artísticas estão contempladas na programação do mês para evidenciar a contribuição da cultura afro-brasileira para a sociedade
https://www.sampaonline.com.br/noticias/feriado+dia+consciencia+negra+sesc+pinheiros+programacao+especial.php
Cia. Coisas Nossas estreia o musical O Território do Samba no Teatro Paulo Eiró.
Um elenco de 19 atores e músicos dá vida a uma história costurada por sambas de enredo e composições de grandes nomes do samba da zona norte de São Paulo, como Zeca da Casa Verde, Talismã, Carlão do Peruche e Geraldo Filme.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/cia+coisas+nossas+estreia+musical+territorio+samba+teatro+paulo+eiro.php
Vamos que Venimos Brasil promove festival de teatro adolescente em Santo André e São Paulo.
O festival é a versão brasileira do festival criado em Buenos Aires, Argentina, e que integra uma grande rede de teatro latino-americana. A programação contará com espetáculos de grupos de Mauá, Tatuí, São Paulo, Santo André, Jundiaí e Ribeirão Pires.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/vamos+que+venimos+brasil+promove+festival+teatro+adolescente+santo+andre+sao+paulo.php
Festival gratuito na Cinemateca reúne mais de 150 marcas autorais, atrações culturais e área gastronômica.
O evento reúne mais 150 marcas criativas e uma programação cultural completa com shows de música brasileira e jazz, espaço para as crianças criado pela Muskinha, exibições de filmes, bate-papos sobre empreendedorismo, oficinas criativas, flash tattoo, pintura ao vivo com artistas e uma área gastronômica com várias opções para todos os gostos.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/festival+gratuito+cinemateca+reune+mais+150+marcas+autorais+atracoes+culturais+area+gastronomica.php