SESC 24 de maio apresenta o Circuito Arte e Juventude

Julho 14, 2020

O Sesc 24 de Maio apresenta o Circuito Arte e Juventude, quatro bate-papos semanais ao vivo veiculados pelo YouTube com jovens artistas falando sobre saúde mental. Os encontros são mediados pela idealizadora do projeto, Paula da Paz - cantora, dançarina, arte educadora e produtora cultural. As transmissões ocorrem às quartas-feiras – de 15 de julho a 05 de agosto – a partir das 19h30 no canal da unidade.

O circuito visa debater o crescimento do suicídio e dos transtornos emocionais entre adolescentes e jovens no Brasil através da ótica e experiência dos artistas independentes do país. Profissionais com mais tempo de carreira e iniciantes nas artes compartilham estratégias de sobrevivência em torno do fazer artístico. Além disso, também refletem sobre como podem contribuir para uma sociedade mentalmente mais saudável, diante de uma vida inteira de enfrentamento e de direitos sociais negados pelo sistema.


Crédito: Alisson da Paz

O primeiro encontro virtual ocorre na quarta-feira, 15 de julho, às 19h30, e conta com a participação de Juliana da Paz – escritora, pedagoga e doutora em Educação pela Universidade Federal de Alagoas; Jesuana Sampaio –poetisa, pedagoga e estudante de psicanálise e Sofia Serafim – dançarina, atriz e escritora.

Na segunda edição do projeto que acontece dia 22 de julho, às 19h30, os convidados são Bruno Brasil - músico, professor e psicólogo clínico especialista em terapia cognitivo-comportamental; Du Kiddy Artivista - guitarrista, violonista e compositor e Pedro Lucas - poeta, tamborzeiro e dançarino.

O terceiro bate-papo do circuito, que o YouTube transmite a partir das 19h30 no dia 29 de julho, recebe Shirlei do Carmo - pedagoga, diretora da rede pública de ensino e integrante da escola feminista Abya Yala; Carla Lopes - atriz, arte educadora pós-graduada em artes do corpo e produtora cultural e Ton Moura - artista periférico formado na escola de palhaços Doutores da Alegria, pesquisador e dançarino de dança africana.

O quarto e último debate acontece em 05 de agosto, às 19h30 com Andrea Arruda - psicóloga, pedagoga e professora universitária; Rubens Oliveira - bailarino, coreógrafo, diretor e fundador do Gumboot Dance Brasil e do espaço Com.Uns e Beatriz Cristina - dançarina afro contemporânea, pesquisadora de dança mandingue e atuante em coletivos de cultura tradicional brasileira de São Paulo.

O Circuito Arte e Juventude busca contribuir para a identificação, fortalecimento e divulgação de grupos que trabalham com arte e cultura, envolvendo jovens brasileiros com foco na transformação social. Esta ação faz parte de uma gama de programações online propostas pelo Sesc 24 de Maio em tempos de pandemia, que podem ser acompanhadas nas redes sociais da unidade.

CIRCUITO ARTE E JUVENTUDE

Dia 15/07. Quarta-feira, das 19h30 às 21h00
Edição 1 com Juliana da Paz - escritora, pedagoga e doutora em Educação pela Universidade Federal de Alagoas; Jesuana Sampaio - poetisa, pedagoga e estudante de psicanálise e Sofia Serafim - dançarina, atriz e escritora. Mediação: Paula da Paz.

Dia 22/07. Quarta-feira, das 19h30 às 21h00
Edição 2 com Bruno Brasil - músico, professor e psicólogo clínico especialista em terapia cognitivo-comportamental; Du Kiddy Artivista - guitarrista, violonista e compositor e Pedro Lucas - poeta, tamborzeiro e dançarino. Mediação: Paula da Paz.

Dia 29/07. Quarta-feira, das 19h30 às 21h00
Edição 3 com Shirlei do Carmo - pedagoga, diretora da rede pública de ensino e integrante da escola feminista Abya Yala; Carla Lopes - atriz, arte educadora pós-graduada em artes do corpo e produtora cultural e Ton Moura - artista periférico formado na escola de palhaços Doutores da Alegria, pesquisador e dançarino de dança africana. Mediação: Paula da Paz.

Dia 05/08. Quarta-feira, das 19h30 às 21h00
Edição 4 com Andrea Arruda - psicóloga, pedagoga e professora universitária; Rubens Oliveira - bailarino, coreógrafo, diretor e fundador do Gumboot Dance Brasil e do espaço Com.Uns e Beatriz Cristina - dançarina afro contemporânea, pesquisadora de dança mandingue e atuante em coletivos de cultura tradicional brasileira de São Paulo. Mediação: Paula da Paz.

Serviço
Circuito Arte e Juventude – Sesc 24 de Maio
Data: quartas-feiras, de 15 de julho a 05 de agosto, das 19h30 às 21h00
Local: youtube.com/sesc24demaioyoutube
Livre
Gratuito