Agosto 10, 2020
No dia 11 de agosto, terça-feira, às 21h, o Instituto de Cultura da PUCRS promove um bate-papo em homenagem ao escritor e professor Luiz Antonio de Assis Brasil e aos 35 anos de sua Oficina de Criação Literária, a mais antiga em funcionamento ininterrupto no Brasil. A conversa será transmitida pelo perfil PUCRS Cultura no Facebook e do Canal da PUCRS no YouTube – onde ficará disponível para acesso posterior.
O evento faz parte da série Ato Criativo, que tem como objetivo aproximar o público de pessoas que criam em diversas áreas da cultura, proporcionando espaços de bate-papo com artistas. Nessa edição, a conversa é mediada pelo escritor e professor da Escola de Humanidades Luís Roberto Amabile e conta com a participação de Luiz Antonio de Assis Brasil, criador e ministrante da Oficina desde seu início, Daniel Galera, escritor e tradutor, Luisa Geisler, escritora e tradutora, e Marcela Dantés, escritora. Todos os convidados tiveram formação na Oficina de Criação Literária.
Para saber mais sobre a Oficina de Criação Literária da PUCRS neste link.
Sobre os convidados
Luiz Antonio de Assis Brasil possui graduação na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1970), doutorado em Linguística e Letras pela mesma Universidade (1987) e pós-doutorado na Universidade dos Açores, Portugal (1992). Foi violoncelista da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA) e, entre 2011 e 2014, secretário de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul. Mantém, há 35 anos, a Oficina de Criação Literária na PUCRS, da qual surgiram nomes como Michel Laub, Amilcar Bettega, Daniel Galera, Cíntia Moscovich, Carol Bensimon, Letícia Wierszchowski, Clarah Averbuck, Paulo Scott e Daniel Pellizzari. Possui 21 obras publicadas, especialmente no gênero ficcional-narrativo, no Brasil, em Portugal, na Espanha e na França. Obteve os prêmios literários Machado de Assis, Jabuti, Portugal Telecom, Prêmio Literário Nacional do INL, Erico Verissimo, dentre outros. Atualmente, é professor titular da PUCRS, atuando nos cursos de graduação em Escrita Criativa e em Letras e no Programa de Pós-Graduação em Letras.
Daniel Galera nasceu em 1979, em São Paulo. Filho de gaúchos, passou a maior parte da vida em Porto Alegre. Escritor e tradutor de literatura contemporânea de língua inglesa, foi um dos criadores da editora Livros do Mal, por onde lançou seu livro de estreia, Dentes guardados (2001), e a primeira edição de Até o dia em que o cão morreu (2003), adaptado para o cinema por Beto Brant e Renato Ciasca como Cão sem dono (2007). Cordilheira (2008) recebeu o prêmio Machado de Assis de Romance, da Fundação Biblioteca Nacional, e foi terceiro lugar na categoria Romance do prêmio Jabuti. É autor também do álbum em quadrinhos Cachalote (2010), com o desenhista Rafael Coutinho.
Luisa Geisler nasceu em Canoas, em 1991. É escritora e tradutora com graduação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e mestre em Processo Criativo pela National University of Ireland. Em 2012, foi incluída na antologia Os melhores jovens escritores brasileiros, editada pela revista Granta. Foi a mais jovem autora selecionada para a coleção. Com seu livro de estreia, Contos de Mentira, aos 19 anos, ganhou o Prêmio Sesc de Literatura (2010) na categoria conto e foi finalista do Prêmio Jabuti. Em 2011, venceu o Prêmio Sesc de melhor romance com Quiçá. Escreveu também Luzes de emergência se acenderão automaticamente (2014), De espaços abandonados (2018), Enfim, capivaras (2019) e Corpos secos (2020). Foi vencedora do Prêmio Açorianos de Narrativa Longa e do APCA de Narrativa Infanto-Juvenil.
Marcela Dantés nasceu em Belo Horizonte, em 1986. Estudou Comunicação Social na Universidade Federal de Minas Gerais e é pós-graduada em Processos Criativos em Palavra e Imagem, pela PUC Minas. Pela PUCRS, cursou a Oficina de Escrita Criativa de Luiz Antonio de Assis Brasil. É autora da coletânea de contos Sobre pessoas normais (2016), obra semifinalista do Prêmio Oceanos 2017, e do romance Nem sinal de asas (no prelo).
Sobre o mediador
Luís Roberto Amabile nasceu em Assis, São Paulo, em 1977. É escritor e professor de Escrita Criativa e Teoria da Literatura na Escola de Humanidades da PUCRS. É autor de O amor é um lugar estranho (Grua, 2012, finalista do Prêmio Açorianos) e O livro dos cachorros (Patuá, 2015, vencedor da chamada para publicação o IEL-RS). Colaborou com Luiz Antonio de Assis Brasil no livro Escrever ficção (Companhia das Letras, 2019). Em 2020, publicará O lado que não era visível para quem estava na estrada (Editora Zouk).
Serviço
Ato Criativo - Luiz Antonio de Assis Brasil e os 35 anos da Oficina de Criação Literária
Data: 11 de agosto
Horário: às 21h
Canal da PUCRS no YouTube e perfil PUCRS Cultura no Facebook
Novas exposições: Simões de Assis apresenta coletiva com foco em poéticas latino-americanas e individual de Mika Takahashi.
Mostra coletiva propõe cruzamentos entre tradições visuais latinas e materialidades contemporâneas a partir do encontro dos artistas Olga de Amaral, Ana Teresa Barboza, Carmelo Arden Quin, Eamon Ore-Giron, Mano Penalva, Eduardo Terrazas e Maria Leontina. Já no andar superior, a galeria exibe "Noctiluca", individual de Mika Takahashi, nova artista representada.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/novas+exposicoes+simoes+assis+apresenta+coletiva+com+foco+poeticas+latino+americanas+individual+mika+takahashi.php
Feira de Artesanato volta ao Mercado Municipal de Santo Amaro com edição de inverno.
Evento traz peças feitas à mão com carinho e o público poderá encontrar presentes ideais no Santo Mercado.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/feira+artesanato+volta+mercado+municipal+santo+amaro+com+edicao+inverno.php
Espetáculo Procura-se Vaga para PalhaçA terá apresentações gratuitas em São Bernardo do Campo.
A temporada contará com apresentações para o público geral no Teatro Elis Regina, Parque Rafael Lazzuri e para os estudantes da EMEB Aluísio de Azevedo.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/espetaculo+procura+vaga+para+palhaca+tera+apresentacoes+gratuitas+sao+bernardo+campo.php
Mulheres em Cena promove intercâmbios entre artistas envolvendo relações entre corpo, arte, cena e vida em sua 9ª edição.
Mostra organizada pela Cia Fragmento da Dança reúne espetáculos, oficinas, encontros e partilhas de processo entre os dias 17 e 20 de setembro, no Centro de Referência da Dança.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/mulheres+cena+promove+intercambios+entre+artistas+envolvendo+relacoes+entre+corpo+arte+cena+vida+sua+edicao.php
Esportes na Rua chega às suas últimas semanas com programação gratuita em quatro praças de São Paulo.
As atividades vão até o dia 28 de setembro.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/esportes+rua+chega+suas+ultimas+semanas+com+programacao+gratuita+quatro+pracas+sao+paulo.php
Parlapatões apresenta a 6ª edição da Palhaçada Geral.
O festival traz 50 atrações nacionais e internacionais para todos os públicos, com estreias e espetáculos inéditos no Brasil. A programação gratuita oferece 14 dias de espetáculos, oficinas, bate-papo, apresentações variadas e muitas risadas.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/parlapatoes+apresenta+edicao+palhacada+geral.php
Cia. São Jorge de Variedades conta sua história em show musical.
Em setembro, o público poderá acompanhar apresentações gratuitas em diferentes palcos de São Paulo: Teatro Paulo Eiró (3 de setembro, quarta-feira, 21h); Teatro de Arena Eugênio Kusnet (21 de setembro, domingo, 20h); Teatro Cacilda Becker (24 de setembro, quarta-feira, 21h) e Teatro de Contêiner Mungunzá (29 de setembro segunda-feira, 20h).
https://www.sampaonline.com.br/noticias/cia+sao+jorge+variedades+conta+sua+historia+show+musical.php