Série Ato Criativo da PUCRS recebe Luiz Antonio de Assis Brasil e convidados

Agosto 10, 2020

No dia 11 de agosto, terça-feira, às 21h, o Instituto de Cultura da PUCRS promove um bate-papo em homenagem ao escritor e professor Luiz Antonio de Assis Brasil e aos 35 anos de sua Oficina de Criação Literária, a mais antiga em funcionamento ininterrupto no Brasil. A conversa será transmitida pelo perfil PUCRS Cultura no Facebook e do Canal da PUCRS no YouTube – onde ficará disponível para acesso posterior.

O evento faz parte da série Ato Criativo, que tem como objetivo aproximar o público de pessoas que criam em diversas áreas da cultura, proporcionando espaços de bate-papo com artistas. Nessa edição, a conversa é mediada pelo escritor e professor da Escola de Humanidades Luís Roberto Amabile e conta com a participação de Luiz Antonio de Assis Brasil, criador e ministrante da Oficina desde seu início, Daniel Galera, escritor e tradutor, Luisa Geisler, escritora e tradutora, e Marcela Dantés, escritora. Todos os convidados tiveram formação na Oficina de Criação Literária.

Para saber mais sobre a Oficina de Criação Literária da PUCRS neste link.


Crédito: Bruno Todeschini

Sobre os convidados

Luiz Antonio de Assis Brasil possui graduação na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1970), doutorado em Linguística e Letras pela mesma Universidade (1987) e pós-doutorado na Universidade dos Açores, Portugal (1992). Foi violoncelista da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA) e, entre 2011 e 2014, secretário de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul. Mantém, há 35 anos, a Oficina de Criação Literária na PUCRS, da qual surgiram nomes como Michel Laub, Amilcar Bettega, Daniel Galera, Cíntia Moscovich, Carol Bensimon, Letícia Wierszchowski, Clarah Averbuck, Paulo Scott e Daniel Pellizzari. Possui 21 obras publicadas, especialmente no gênero ficcional-narrativo, no Brasil, em Portugal, na Espanha e na França. Obteve os prêmios literários Machado de Assis, Jabuti, Portugal Telecom, Prêmio Literário Nacional do INL, Erico Verissimo, dentre outros. Atualmente, é professor titular da PUCRS, atuando nos cursos de graduação em Escrita Criativa e em Letras e no Programa de Pós-Graduação em Letras.

Daniel Galera nasceu em 1979, em São Paulo. Filho de gaúchos, passou a maior parte da vida em Porto Alegre. Escritor e tradutor de literatura contemporânea de língua inglesa, foi um dos criadores da editora Livros do Mal, por onde lançou seu livro de estreia, Dentes guardados (2001), e a primeira edição de Até o dia em que o cão morreu (2003), adaptado para o cinema por Beto Brant e Renato Ciasca como Cão sem dono (2007). Cordilheira (2008) recebeu o prêmio Machado de Assis de Romance, da Fundação Biblioteca Nacional, e foi terceiro lugar na categoria Romance do prêmio Jabuti. É autor também do álbum em quadrinhos Cachalote (2010), com o desenhista Rafael Coutinho.

Luisa Geisler nasceu em Canoas, em 1991. É escritora e tradutora com graduação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e mestre em Processo Criativo pela National University of Ireland. Em 2012, foi incluída na antologia Os melhores jovens escritores brasileiros, editada pela revista Granta. Foi a mais jovem autora selecionada para a coleção. Com seu livro de estreia, Contos de Mentira, aos 19 anos, ganhou o Prêmio Sesc de Literatura (2010) na categoria conto e foi finalista do Prêmio Jabuti. Em 2011, venceu o Prêmio Sesc de melhor romance com Quiçá. Escreveu também Luzes de emergência se acenderão automaticamente (2014), De espaços abandonados (2018), Enfim, capivaras (2019) e Corpos secos (2020). Foi vencedora do Prêmio Açorianos de Narrativa Longa e do APCA de Narrativa Infanto-Juvenil.

Marcela Dantés nasceu em Belo Horizonte, em 1986. Estudou Comunicação Social na Universidade Federal de Minas Gerais e é pós-graduada em Processos Criativos em Palavra e Imagem, pela PUC Minas. Pela PUCRS, cursou a Oficina de Escrita Criativa de Luiz Antonio de Assis Brasil. É autora da coletânea de contos Sobre pessoas normais (2016), obra semifinalista do Prêmio Oceanos 2017, e do romance Nem sinal de asas (no prelo).

Sobre o mediador

Luís Roberto Amabile nasceu em Assis, São Paulo, em 1977. É escritor e professor de Escrita Criativa e Teoria da Literatura na Escola de Humanidades da PUCRS. É autor de O amor é um lugar estranho (Grua, 2012, finalista do Prêmio Açorianos) e O livro dos cachorros (Patuá, 2015, vencedor da chamada para publicação o IEL-RS). Colaborou com Luiz Antonio de Assis Brasil no livro Escrever ficção (Companhia das Letras, 2019). Em 2020, publicará O lado que não era visível para quem estava na estrada (Editora Zouk).

Serviço
Ato Criativo - Luiz Antonio de Assis Brasil e os 35 anos da Oficina de Criação Literária
Data: 11 de agosto
Horário: às 21h
Canal da PUCRS no YouTube e perfil PUCRS Cultura no Facebook