Seminário "Aprender em Língua Portuguesa"

Novembro 19, 2019

Com o tema "Aprender em Língua Portuguesa", o 3º Seminário da Comissão para Promoção de Conteúdo da Língua Portuguesa (CPCLP) acontece nos dias 21 e 22 de novembro no Centro de Pesquisa e Formação do Sesc. Com participações de Rita Chaves, Djaimilia Pereira de Almeida, Conceição Evaristo, entre outros, o seminário destaca o educar em português nos países e nas comunidades que adotam a língua, dando visibilidade a ações educativas e pesquisas acadêmicas que abordam o assunto dentro dos segmentos da educação, da literatura e da comunicação.

A abertura acontece no dia 21 de novembro, com as presenças do diretor regional do Sesc São Paulo, Danilo Santos de Miranda, do presidente da Câmara Brasileira do Livro, Vitor Tavares, do cônsul geral de Portugal em São Paulo, Paulo Jorge Pereira Nascimento, e do presidente da República de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca. Neste mesmo dia, a professora Rita Chaves (USP) fala sobre Literaturas em língua portuguesa na África, às 11h. Às 16h30, com mediação do escritor Cristhiano Aguiar, acontece um encontro com a escritora Djaimilia Pereira de Almeida.

No dia 22, às 10h, a diretora do Instituto Camões CCP – Brasília Alexandra Pinho e a representante do Ministério das Relações Exteriores e Diretora do Departamento Cultural do Itamaraty Paula Alves de Souza participam da Mesa Instituto Guimarães Rosa e Instituto Camões – convergências e linhas de ação. Às 14h30, a autora Elza Miné e o professor Benjamin Abdala Junior, organizador do livro Ecos do Brasil: Eça de Queirós, leituras brasileiras e portuguesas (Edições Sesc), participam de bate-papo. Encerrando o seminário, os escritores Conceição Evaristo e Rafael Gallo participam da mesa Prêmios e homenagens – o valor do reconhecimento literário, com mediação do jornalista Guilherme Sobota.

O seminário é uma realização da Câmara Brasileira do Livro, por meio de sua Comissão para Promoção de Conteúdo em Língua Portuguesa, e conta com o apoio do Sesc São Paulo, da Universidade de São Paulo, da Universidade Presbiteriana Mackenzie, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, do Consulado Geral de Portugal em São Paulo e do Instituto Camões.

Confira a programação:

3º Seminário

A Língua Portuguesa na Educação, na Literatura e na Comunicação – Aprender em Língua Portuguesa

21/11 – Quinta-feira

10h às 11h – Abertura

Participações do diretor regional do Sesc São Paulo, Danilo Santos de Miranda, do presidente da Câmara Brasileira do Livro, Vitor Tavares, do cônsul geral de Portugal em São Paulo, Paulo Jorge Pereira Nascimento, e do presidente da República de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca.

11h às 12h – Palestra: Literaturas em língua portuguesa na África: pontos para um debate

Com Rita Chaves, professora de Literaturas Africanas de Língua Portuguesa no Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. Chaves também é pesquisadora do Celp (Centro de Estudos das Literaturas e Culturas de Língua Portuguesa) da mesma instituição. Tem experiência na área de letras com ênfase em literaturas africanas, principalmente nos temas: literatura angolana, literatura moçambicana e literatura e antropologia.

13h30 às 15h – Comunicações 1 e 2

15h às 16h30 – Comunicações 3 e 4

16h30 às 18h – Mesa literária - Encontro com Djaimilia Pereira de Almeida

Mediação: Cristhiano Aguiar

Djaimilia Pereira de Almeida é autora de quatro livros: Esse cabelo, Ajudar a cair, Luanda, Lisboa, Paraíso e Pintado com o pé. Publicou no Blog da Companhia das Letras, em Granta.com, e nas revistas Granta Portugal, Ler, Pessoa, Quatro Cinco Um, Serrote, Words Without Borders e Zum, entre outras.

Cristhiano Aguiar é escritor, crítico literário e professor do Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Escreve resenhas para a revista Pessoa e para o Suplemento Pernambuco. Em 2018 lançou o livro de contos Na outra margem, o Leviatã.

22/11 – Sexta-feira

10h às 11h30 – Mesa: Instituto Guimarães Rosa e Instituto Camões – convergências e linhas de ação

Com Alexandra Pinho, diretora do Instituto Camões CCP – Brasília, e Paula Alves de Souza, representante do Ministério das Relações Exteriores e Diretora do Departamento Cultural do Itamaraty.

Mediação: Francis Manzoni, historiador, coordenador editorial nas Edições Sesc São Paulo e coordenador da Comissão para Promoção para Conteúdo em Língua Portuguesa da CBL.

11h30 às 13h – Comunicações 5 e 6

14h30 às 16h – Ecos do Brasil: Eça de Queirós, leituras brasileiras e portuguesas

Bate-papo entre o organizador Benjamin Abdala Junior e a autora Elza Miné

Em edição revista e ampliada, o livro Ecos do Brasil: Eça de Queirós, leituras brasileiras e portuguesas reúne nove artigos de estudiosos brasileiros e portugueses sobre a obra do escritor. Na segunda parte, apresenta uma antologia de textos não ficcionais do autor, organizadas pelo docente português Carlos Reis. A obra conta, ainda, com uma breve cronologia e caricaturas de Eça.

Benjamin Abdala Junior é professor titular sênior de Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa da FFLCH-USP, foi por dois mandatos representante de Letras e das áreas de Humanidades no Conselho Técnico-Científico do Ensino Superior da Capes-MEC; e, também por dois mandatos, coordenador de Letras do CNPq, onde é pesquisador IA. Foi um dos fundadores de associações, entre elas a Abralic, a Afrolic e o Celp, além de chefe do DLCV da FFLCH-USP. Dirigiu várias séries editoriais, entre as quais a "Princípios" e a "Fundamentos", da Editora Ática. Publicou 38 títulos, entre livros autorais, coletâneas e paradidáticos, tendo editado mais de quatrocentos títulos. Entre seus livros publicados, destacam-se: A escrita neorrealista; Literatura, história e política; De voos e ilhas: literatura e comunitarismos; Literatura comparada e relações comunitárias, hoje; Graciliano Ramos: muros sociais e aberturas artísticas; e Um mundo coberto de jovens.

Elza Miné é doutora em literatura portuguesa pela USP, onde foi professora associada e é, atualmente, colaboradora da área de Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa. Professora visitante na State University of New York e titular da PUC-SP. Entre suas publicações, destacam-se os livros Eça de Queirós jornalista; Páginas flutuantes: Eça de Queirós e o jornalismo no século XIX; e a edição crítica das obras de Eça de Queirós: textos de imprensa IV.

16h às 17h30 – Comunicações 7 e 8

17h30 às 19h – Mesa: prêmios e homenagens – o valor do reconhecimento literário

Mesa com os escritores Conceição Evaristo e Rafael Gallo

Mediação: Guilherme Sobota

Os prêmios literários têm como objetivo a promoção e o reconhecimento dos escritores e suas obras. Essa mesa propõe refletir sobre o impacto das premiações na imprensa, no público leitor e na trajetória dos autores.

Conceição Evaristo nasceu numa favela da zona sul de Belo Horizonte. Teve que conciliar os estudos com o trabalho de empregada doméstica até concluir o curso Normal, em 1971, já aos 25 anos. Mudou-se então para o Rio de Janeiro, onde passou num concurso público para o magistério e estudou Letras na UFRJ. Estreou na literatura em 1990, com obras publicadas na série Cadernos Negros. É mestra em Literatura Brasileira pela PUC-Rio e doutora em Literatura Comparada pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Suas obras, em especial o romance Ponciá Vicêncio, abordam temas como a discriminação racial, de gênero e de classe. A obra foi traduzida para o inglês e publicada nos Estados Unidos em 2007.

Rafael Gallo nasceu em São Paulo em 1981. É autor de Rebentar, romance vencedor do Prêmio São Paulo de Literatura 2016, e de Réveillon e outros dias, livro de contos vencedor do Prêmio Sesc de Literatura 2011/2012. Tem ainda diversos textos em antologias e coletâneas, incluindo publicações na França, nos Estados Unidos, no Equador e em Moçambique.

Guilherme Sobota é jornalista e repórter do "Caderno 2" do Estadão. Escreve e produz conteúdo multimídia sobre literatura, mercado editorial, música e assuntos culturais em geral.


Serviço:

Dias: 21 e 22 de novembro, quinta e sexta, das 10h às 19h30.
Local:Centro de Pesquisa e Formação do Sesc
Grátis, mediante inscrição.