Maio 27, 2020
"Composição (Figura só)" (1930), de Tarsila do Amaral (1886-1973), é o trabalho escolhido para a campanha de desenhos do MASP desta semana. A obra fez parte de "Tarsila popular", que, em 2019, se tornou a exposição mais vista da história do MASP com público recorde de 402.850 visitantes.

Aqueles que quiserem participar da próxima etapa da campanha deverão publicar seus desenhos no Instagram marcando o @masp e utilizando a hashtag #maspdesenhosemcasa até as 23:59 de sábado, dia 30. No domingo, dia 31, o museu irá postar alguns desenhos selecionados na mesma rede social e os autores receberão um vale Amigo MASP grátis. Podem participar tanto adultos quanto crianças com obras digitais ou feitas sobre papel.
A título de curiosidade, o MASP é, hoje, o museu com maior número de pinturas de Tarsila. Integram essa coleção: "Trabalhadores" (1938), "Porto I" (1953), "Autorretrato com vestido laranja" (1921), "Estudo (Nu)" (1922), cedidas em comodato pelo Banco Central; e "Composição (Figura só)", cedida ao museu por três anos pelo colecionador Ronaldo Cezar Coelho.
Na quarta, dia 27, às 16h, a equipe de Mediação e Programas Públicos do MASP promoverá, também no Instagram, mais um encontro virtual do projeto "Diálogos no acervo". Nele, seguidores são apresentados a obras da coleção do museu por meio de elementos que compõem cada trabalho, como biografia do artista, técnica e contexto histórico. E o trabalho da vez será também "Composição (Figura só)".
Na quinta, dia 28, a live será com Tarsilinha do Amaral, advogada, sobrinha-neta da artista e representante do espólio de Tarsila do Amaral, e Adriano Pedrosa, diretor artístico do MASP. Eles irão conversar sobre a vida e a obra de Tarsila e a respeito do sucesso da exposição individual dedicada à modernista no MASP (que teve curadoria de Adriano Pedrosa e Fernando Oliva, curador no museu). O MASP pretende, assim, expandir diálogos sobre o mesmo tema.
Tanto essa live quanto a de "Diálogos no acervo" serão disponibilizadas no IGTV e no canal do museu no YouTube posteriormente.
Por fim, na sexta, dia 29, das 11h às 15h30, o MASP apresentará o primeiro seminário de um projeto extenso que antecipa o ciclo curatorial de 2022, que será dedicado às Histórias da Brasil.
O programa terá falas de Sandra Benites, pesquisadora e curadora adjunta de arte brasileira do MASP, Moacir dos Anjos, pesquisador e curador da Fundação Joaquim Nabuco, Lilia Schwarcz, professora titular do Departamento de Antropologia da USP e curadora adjunta de histórias do MASP, Heloisa Murgel Starling, professora de História do Brasil da UFMG, e Tom Farias, jornalista, escritor e pesquisador. A mediação será de Isabella Rjeille, curadora no MASP, e Amanda Carneiro, curadora assistente no museu.
O evento pretende apresentar e discutir algumas das complexidades de episódios históricos sociais e políticos no país, como também práticas curatoriais e artísticas que lidam com legados dessas histórias por meio de obras e exposições. A organização é de Adriano Pedrosa, André Mesquita, curador no museu, e Lilia Schwarcz.
O seminário será transmitido gratuitamente por meio dos perfis do MASP no Facebook, no YouTube e terá tradução em libras. Patrocínio: Aché, Havaianas, Instituto Votorantim e Ultra.
Teatro Sérgio Cardoso apresenta espetáculos Memória e Adoniran, do Ballet Stagium.
Montagem une dois trabalhos coreografados por Décio Otero em única apresentação no dia 12 de novembro, com entrada gratuita.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/teatro+sergio+cardoso+apresenta+espetaculos+memoria+adoniran+ballet+stagium.php
Saia Sambando: evento gratuito no CEU Sapopemba, tem oficina de canto e rodas de samba para mulheres.
As atividades têm participação da sambista Eloisa Marques e da cantora Luiza Abe.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/saia+sambando+evento+gratuito+ceu+sapopemba+tem+oficina+canto+rodas+samba+para+mulheres.php
AMÉM & AMEM celebra 80 anos de Naná Vasconcelos na CAIXA Cultural São Paulo.
Tributo reúne Virgínia Rodrigues, Zé Manoel, Lucas dos Prazeres e Marivaldo dos Santos em homenagem ao percussionista pernambucano que projetou a musicalidade brasileira no mundo.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/amem+amem+celebra+anos+nana+vasconcelos+caixa+cultural+sao+paulo.php
4ª edição Circo Contêiner chega ao fim em novembro com mais seis novos espetáculos gratuitos.
As atrações do mês são Cia. Pé de Mamão, Trupe Lona Preta, A Casa das Lagartixas, Trupe Liuds, Trupe DuNavô e The Pambazos Bros.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/edicao+circo+conteiner+chega+fim+novembro+com+mais+seis+novos+espetaculos+gratuitos.php
O Mundo do Circo SP estreia A Magia do Natal e apresenta programação gratuita do mês.
O espetáculo estreia no dia 15 de novembro.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/mundo+circo+estreia+magia+natal+apresenta+programacao+gratuita+mes.php
Festival Ecos Latinoamericanos estreia em São Paulo com Susana Baca e grandes nomes da música de concerto.
Primeira edição ocupa a Sala São Paulo, SESC Belenzinho, Pinacoteca e o Minhocão entre 19 e 30 de novembro de 2025, reunindo artistas de nove países em uma celebração da arte, da memória e do afeto latino-americanos.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/festival+ecos+latinoamericanos+estreia+sao+paulo+com+susana+baca+grandes+nomes+musica+concerto.php
Drama sobre a vida de crianças em campos de refugiados Juego de Niños estreia no Itaú Cultural.
Texto inédito do dramaturgo Newton Moreno reúne em cena Vera Mancini, Genézio de Barros e Luiz Guilherme, atores veteranos que interpretam crianças imigrantes em um campo de detenção. Assim, a trama dirigida por Bernardo Bibancos cria um contraste entre infância e amadurecimento/envelhecimento precoce, causado pelo sofrimento.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/drama+sobre+vida+criancas+campos+refugiados+juego+ninos+estreia+itau+cultural.php
Zona Leste em Movimento: dança, circo e teatro ocupam espaços públicos até o fim de novembro.
De outubro a novembro de 2025, a região recebe uma intensa agenda cultural gratuita, com destaque para o Coletivo Calcâneos, Guilherme Torres, o Coletivo Pedra Rubra e o Bando Golíardis. Em comum, os artistas partem de experiências reais e de uma escuta atenta às suas comunidades para transformar a arte em espelho da cidade e ferramenta de transformação social.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/zona+leste+movimento+danca+circo+teatro+ocupam+espacos+publicos+ate+fim+novembro.php