Semana no MASP terá live com Tarsilinha do Amaral e seminário sobre o Brasil

Maio 27, 2020

"Composição (Figura só)" (1930), de Tarsila do Amaral (1886-1973), é o trabalho escolhido para a campanha de desenhos do MASP desta semana. A obra fez parte de "Tarsila popular", que, em 2019, se tornou a exposição mais vista da história do MASP com público recorde de 402.850 visitantes.

Aqueles que quiserem participar da próxima etapa da campanha deverão publicar seus desenhos no Instagram marcando o @masp e utilizando a hashtag #maspdesenhosemcasa até as 23:59 de sábado, dia 30. No domingo, dia 31, o museu irá postar alguns desenhos selecionados na mesma rede social e os autores receberão um vale Amigo MASP grátis. Podem participar tanto adultos quanto crianças com obras digitais ou feitas sobre papel.

A título de curiosidade, o MASP é, hoje, o museu com maior número de pinturas de Tarsila. Integram essa coleção: "Trabalhadores" (1938), "Porto I" (1953), "Autorretrato com vestido laranja" (1921), "Estudo (Nu)" (1922), cedidas em comodato pelo Banco Central; e "Composição (Figura só)", cedida ao museu por três anos pelo colecionador Ronaldo Cezar Coelho.

Na quarta, dia 27, às 16h, a equipe de Mediação e Programas Públicos do MASP promoverá, também no Instagram, mais um encontro virtual do projeto "Diálogos no acervo". Nele, seguidores são apresentados a obras da coleção do museu por meio de elementos que compõem cada trabalho, como biografia do artista, técnica e contexto histórico. E o trabalho da vez será também "Composição (Figura só)".

Na quinta, dia 28, a live será com Tarsilinha do Amaral, advogada, sobrinha-neta da artista e representante do espólio de Tarsila do Amaral, e Adriano Pedrosa, diretor artístico do MASP. Eles irão conversar sobre a vida e a obra de Tarsila e a respeito do sucesso da exposição individual dedicada à modernista no MASP (que teve curadoria de Adriano Pedrosa e Fernando Oliva, curador no museu). O MASP pretende, assim, expandir diálogos sobre o mesmo tema.

Tanto essa live quanto a de "Diálogos no acervo" serão disponibilizadas no IGTV e no canal do museu no YouTube posteriormente.

Por fim, na sexta, dia 29, das 11h às 15h30, o MASP apresentará o primeiro seminário de um projeto extenso que antecipa o ciclo curatorial de 2022, que será dedicado às Histórias da Brasil.

O programa terá falas de Sandra Benites, pesquisadora e curadora adjunta de arte brasileira do MASP, Moacir dos Anjos, pesquisador e curador da Fundação Joaquim Nabuco, Lilia Schwarcz, professora titular do Departamento de Antropologia da USP e curadora adjunta de histórias do MASP, Heloisa Murgel Starling, professora de História do Brasil da UFMG, e Tom Farias, jornalista, escritor e pesquisador. A mediação será de Isabella Rjeille, curadora no MASP, e Amanda Carneiro, curadora assistente no museu.

O evento pretende apresentar e discutir algumas das complexidades de episódios históricos sociais e políticos no país, como também práticas curatoriais e artísticas que lidam com legados dessas histórias por meio de obras e exposições. A organização é de Adriano Pedrosa, André Mesquita, curador no museu, e Lilia Schwarcz.

O seminário será transmitido gratuitamente por meio dos perfis do MASP no Facebook, no YouTube e terá tradução em libras. Patrocínio: Aché, Havaianas, Instituto Votorantim e Ultra.