Maio 29, 2020
"Capoeira" (1970), da artista mineira autodidata Maria Auxiliadora da Silva (1935-1974), é o trabalho escolhido para a campanha de desenhos do MASP nesta semana. A obra fez parte da exposição "Maria Auxiliadora: vida cotidiana, pintura e resistência" (curadoria de Fernando Oliva, curador no MASP, e Adriano Pedrosa, diretor artístico), que ocorreu no museu em 2018, dentro do ciclo temático "Histórias afro-atlânticas". Desde 1981 a pintura integra a coleção do MASP, quando foi doada por Pietro Maria Bardi (1900-1999).
De origem humilde e descendente de escravizados, Maria Auxiliadora inventou um outro modo de pintura, longe dos preceitos acadêmicos e modernistas. Seu percurso está longe dos artistas canonizados pela história da arte: passou pelas feiras de artes da praça da República, no centro de São Paulo, e da cidade de Embu das Artes, próxima da capital —lugares de confluência e intercâmbio entre aqueles que não encontravam espaços e oportunidades em museus e em galerias do circuito oficial.
Aqueles que quiserem participar do desafio deverão publicar seus desenhos no Instagram marcando o @masp e utilizando a hashtag #maspdesenhosemcasa até as 23h59 de sábado, 30/5. No domingo, 31/5, o museu irá postar alguns desenhos selecionados na mesma rede social e os autores receberão um vale Amigo MASP grátis, carteirinha do programa de associados do museu. Podem participar tanto adultos quanto crianças com obras digitais ou feitas sobre papel.
Na quarta, 3/6, às 16h, a equipe de Mediação e Programas Públicos do MASP vai promover, também no Instagram, mais um encontro virtual do projeto "Diálogos no acervo". Nele, seguidores são apresentados a obras da coleção do museu por meio de elementos que compõem cada trabalho, como biografia do artista, técnica e contexto histórico. O trabalho da vez será também "Capoeira".
Já na quinta, 4/6, às 18h, o MASP promoverá uma conversa ao vivo con transmissão pela web com Lilian Pacce, curadora-adjunta de moda do MASP, e Guilherme Giufrida, assistente curatorial no museu. Eles irão conversar, ainda no Instagram, sobre o projeto MASP Moda, programa que convida artistas e estilistas brasileiros para produzirem peças em diálogo.
No sábado, 6/6, às 14h, a equipe de Mediação e Programas Públicos do MASP organiza, no Instagram, uma palestra com Jussara Miller, artista da dança e professora doutora em artes. A intenção do encontro é refletir sobre os modos de investigação do corpo na contemporaneidade, nos quais os papéis do público e do artista se reinventam em uma constante provocação e atualização da presença do artista e dos demais.
O MASP Moda tem patrocínio da Renner e, nesta segunda edição, participam as seguintes duplas: Ayrson Heraclito e André Namitala, Detanico Lain e Walter Rodrigues, Erika Verzutti e Isabela Frugiuele, Jaime Lauriano e João Pimenta, Laura Lima e Guto Carvalho Neto, Laura Vinci e Gloria Coelho, Sonia Gomes e Gustavo Silvestre, Valeska Soares e Paula Raia, Vivian Caccuri e Francisco Costa. A curadoria é de Lilian Pacce, que trabalha com Adriano Pedrosa, diretor artístico.
O MASP Moda Renner tem inspiração na Coleção MASP Rhodia, cujas peças foram desenvolvidas na década de 1960, também a partir da parceria entre artistas e estilistas.
Todas as apresentações ao vivo serão disponibilizadas no IGTV e no canal do museu no YouTube posteriormente.
Novas exposições: Simões de Assis apresenta coletiva com foco em poéticas latino-americanas e individual de Mika Takahashi.
Mostra coletiva propõe cruzamentos entre tradições visuais latinas e materialidades contemporâneas a partir do encontro dos artistas Olga de Amaral, Ana Teresa Barboza, Carmelo Arden Quin, Eamon Ore-Giron, Mano Penalva, Eduardo Terrazas e Maria Leontina. Já no andar superior, a galeria exibe "Noctiluca", individual de Mika Takahashi, nova artista representada.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/novas+exposicoes+simoes+assis+apresenta+coletiva+com+foco+poeticas+latino+americanas+individual+mika+takahashi.php
Feira de Artesanato volta ao Mercado Municipal de Santo Amaro com edição de inverno.
Evento traz peças feitas à mão com carinho e o público poderá encontrar presentes ideais no Santo Mercado.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/feira+artesanato+volta+mercado+municipal+santo+amaro+com+edicao+inverno.php
Espetáculo Procura-se Vaga para PalhaçA terá apresentações gratuitas em São Bernardo do Campo.
A temporada contará com apresentações para o público geral no Teatro Elis Regina, Parque Rafael Lazzuri e para os estudantes da EMEB Aluísio de Azevedo.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/espetaculo+procura+vaga+para+palhaca+tera+apresentacoes+gratuitas+sao+bernardo+campo.php
Mulheres em Cena promove intercâmbios entre artistas envolvendo relações entre corpo, arte, cena e vida em sua 9ª edição.
Mostra organizada pela Cia Fragmento da Dança reúne espetáculos, oficinas, encontros e partilhas de processo entre os dias 17 e 20 de setembro, no Centro de Referência da Dança.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/mulheres+cena+promove+intercambios+entre+artistas+envolvendo+relacoes+entre+corpo+arte+cena+vida+sua+edicao.php
Esportes na Rua chega às suas últimas semanas com programação gratuita em quatro praças de São Paulo.
As atividades vão até o dia 28 de setembro.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/esportes+rua+chega+suas+ultimas+semanas+com+programacao+gratuita+quatro+pracas+sao+paulo.php
Parlapatões apresenta a 6ª edição da Palhaçada Geral.
O festival traz 50 atrações nacionais e internacionais para todos os públicos, com estreias e espetáculos inéditos no Brasil. A programação gratuita oferece 14 dias de espetáculos, oficinas, bate-papo, apresentações variadas e muitas risadas.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/parlapatoes+apresenta+edicao+palhacada+geral.php
Cia. São Jorge de Variedades conta sua história em show musical.
Em setembro, o público poderá acompanhar apresentações gratuitas em diferentes palcos de São Paulo: Teatro Paulo Eiró (3 de setembro, quarta-feira, 21h); Teatro de Arena Eugênio Kusnet (21 de setembro, domingo, 20h); Teatro Cacilda Becker (24 de setembro, quarta-feira, 21h) e Teatro de Contêiner Mungunzá (29 de setembro segunda-feira, 20h).
https://www.sampaonline.com.br/noticias/cia+sao+jorge+variedades+conta+sua+historia+show+musical.php