Na semana da Consciência Negra, CineTeatro Santos Dumont exibe documentário Black Rio! Black Power! em sessão gratuita

Novembro 18, 2025

Celebrando o mês da Consciência Negra, o Sesc São Caetano em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura de São Caetano do Sul, oferece o documentário Black Rio! Black Power! em sessão gratuita no CineTeatro Santos Dumont. A exibição será nesta quarta-feira, 19 de novembro, às 19h30.

Haverá distribuição de senhas a partir das 19h, por ordem de chegada. A classificação é livre para pessoas de todas as idades. O Teatro Municipal Santos Dumont, que abriga o CineTeatro, está localizado à Av. Goiás, 1.111, bairro Santa Paula, em São Caetano.

O diretor do documentário, Emilio Domingos, faz uma imersão pelo Black Rio, importante movimento cultural e político no Brasil durante a década de 1970. Originado no Rio de Janeiro, foi uma resposta à opressão racial e social que a população negra enfrentava na época.


Crédito: Almir Veiga

A obra apresenta a origem dos bailes, por meio de depoimentos no Grêmio Social Esportivo Rocha Miranda - clube da Zona Norte carioca também conhecido como Templo Soul. Personagens como o engenheiro civil, jornalista, documentarista, produtor cultural, além de líder do movimento, Asfilófio de Oliveira Filho (Dom Filó), o escritor Carlos Alberto Medeiros, os músicos Carlos Dafé e Marquinhos de Oswaldo Cruz, Rômulo Costa e Virgilane Dutra (da equipe Furacão 2000), rememoram como o movimento foi difundido por meio de um estilo próprio - cabelos black power, roupas descoladas e sapatos cavalos de aço de plataformas vistosas -, do orgulho de sua cor e do enfrentamento ao racismo.

Ficha Técnica
Black Rio! Black Power!
2023 | 75 minutos | documentário
Direção e Roteiro: Emilio Domingos
Produção: Leticia Monte, Lula Buarque de Hollanda
Produtores Associados: Dom Filó, Cultne, Emilio Domingos
Direção de Fotografia: Leo Bittencourt, Rita Albano – Dafb
Montagem: Yan Motta
Direção de Produção: Ligia Turl
Pesquisa: Emilio Domingos, Antonio Venancio
Som Direto: Fabio Carneiro Leão, Toninho Muricy
Edição de Som: Vinicius Leal, Daniel Vellutini
Mixagem de Som: Jesse Marmo
Produtora: Espiral
CoProdutora: Osmose Filmes, RioFilme
Apoio: Ford Foundation/Just Films, Open Society Foundations
Apoio à distribuição: SeCEC RJ
Distribuição e Impacto Social: Taturana MOBI
Entrevistados: Dom Filó, Agenor Neto, Carlos Dafé, Carlos Alberto Medeiros, Virgilane Dutra, Salvador Gomes, DJ Nennén, Neia Souza, José Reinaldo Marques, Rômulo Costa e Marquinhos de Oswaldo Cruz

Fonte: Redação / Secult PMSC

Outras notícias

Oficinas de Música Caipira levam clássicos de raiz ao Theatro São Pedro em apresentação gratuita.
O evento acontece no dia 22 de agosto, a partir das 16h.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/oficinas+musica+caipira+levam+classicos+raiz+theatro+sao+pedro+apresentacao+gratuita.php

Teatro YouTube reúne Bianca Comparato, Rita Von Hunty e Daniela Thomas em programação inédita.
Com mesas de debate, dança, literatura, música e performances, programação inspirada na obra de Anne Carson amplia a experiência do espetáculo para além do palco e segue até 27 de setembro, no Conjunto Nacional.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/teatro+youtube+reune+bianca+comparato+rita+von+hunty+daniela+thomas+programacao+inedita.php

Filmes brasileiros para crianças e adolescentes chegam à Itaú Cultural Play com mostra do Festival comKids.
Com curadoria especial da equipe do comKids, seleção reúne 10 curtas-metragens em animação e live-action produzidos em diferentes estados brasileiros, com histórias que abordam inclusão, diversidade, amizade, emoções e aspectos da cultura infantojuvenil contemporânea. Em programação presencial, o Itaú Cultural também recebe duas conversas sobre a produção audiovisual para crianças e adolescentes.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/filmes+brasileiros+para+criancas+adolescentes+chegam+itau+cultural+play+com+mostra+festival+comkids.php

O Mundo do Circo SP recebe, nesta semana, temporada do Circo di Mônaco e atrações da Cia Pé de Chinelo e dos Parlapatões.
A agenda ainda inclui outros espetáculos gratuitos até 30 de agosto.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/mundo+circo+recebe+nesta+semana+temporada+circo+monaco+atracoes+cia+chinelo+dos+parlapatoes.php

Itaú Cultural apresenta Deserto, peça sobre o legado do escritor chileno Roberto Bolaño.
Dirigido por Luiz Felipe Reis, o espetáculo é a primeira encenação brasileira baseada na obra de Roberto Bolaño, considerado um dos mais importantes autores latino-americanos da virada para o século XXI. Integrando teatro, literatura, música e vídeo, a montagem traz, em primeira pessoa, memórias e reflexões do escritor sobre o papel do artista e da criação poética diante das violências do mundo contemporâneo.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/itau+cultural+apresenta+deserto+peca+sobre+legado+escritor+chileno+roberto+bolaño.php

44º Encontro Nacional de Dança reúne grupos de todo o país no Teatro Sérgio Cardoso.
Evento gratuito acontece nos dias 29 e 30 de agosto e promove apresentações, intercâmbio artístico e atividades voltadas à valorização da dança.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/44º+encontro+nacional+danca+reune+grupos+todo+pais+teatro+sergio+cardoso.php

Circo Piorô estreia espetáculo A Banda do Circo Piorô com temporada na Zona Leste.
Novo trabalho do coletivo da Zona Leste une música ao vivo, palhaçaria e circo contemporâneo para refletir, com humor e ironia, sobre os desafios de viver da arte.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/circo+pioro+estreia+espetaculo+banda+circo+pioro+com+temporada+zona+leste.php

Programação Especial Celebra a Poética de William Shakespeare no Sesc Belenzinho.
A programação é dedicada à obra de William Shakespeare, e promove a interseção entre literatura, artes cênicas e música
https://www.sampaonline.com.br/noticias/programacao+especial+celebra+poetica+william+shakespeare+sesc+belenzinho.php

Ana Leal estreia mostra inédita Chão de Histórias, no Museu da Imagem e do Som (MIS).
Com concepção artística e expográfica da própria artista, acompanhamento de Sylvia Sanchez e texto crítico de Éder Chiodetto, a exposição reúne 21 obras sobre memórias e ancestralidade do sertão pernambucano
https://www.sampaonline.com.br/noticias/ana+leal+chao+historias+museu+imagem+som+mis.php