Agosto 20, 2020
Após o sucesso da exposição 100 Rostos do Underground – mais de cem retratos pintados por Prila Maria com o intuito de catalogar a cena da contracultura -, o projeto cresceu. Em parceria com a também artista de graffiti, Ana Beatriz Ursinha, a 100 Rostos agora é um Selo Cultural. O projeto nasce com o intuito de promover os segmentos graffiti e escrita de rua, vertentes da Arte Urbana, buscando proporcionar as mesmas oportunidades nos espaços culturais.
Para comemorar a novidade, as artistas assinam a primeira produção conjunta: a mostra virtual "Na Contramão dos Preconceitos Estéticos". A iniciativa contempla obras produzidas por TÉDIO, SUKI, PIMENTA E RND que, pela primeira vez juntos, participam de uma exposição que coloca os holofotes na estética da escrita de rua e desnuda seus estigmas. São cinco artes de cada um dos convidados, além das narrativas contadas por eles sobre suas trajetórias no que tange a escrita de rua.
"A escrita de rua, como já diz no nome, dedica-se à construção estética da tipografia, prática que ainda caminha a passos lentos no diálogo em busca da compreensão perante o imaginário coletivo", explicar Prila Maria.
A exposição é o primeiro projeto em formato virtual apresentado pela Casa da Palavra, adequando-se à proposta da "nova normalidade". "Contar com o apoio da Casa da Palavra Mário Quintana e da Secretaria da Cultura de Santo André é algo muito importante. A cultura segue atravessando a pandemia com muita dificuldade e ainda em busca de caminhos que viabilize a fomentação da cultura brasileira por aparelhos públicos de modo geral", explica Prila Maria.
Quem quiser vivenciar a experiência, poderá acessar o conteúdo na plataforma digital desenvolvida pela Secretaria de Cultura de Santo André para abrigar o projeto.
Ao navegar na plataforma será possível encontrar obras disponíveis para venda, fotografias dos artistas em ação na rua, suas biografias artísticas, além de um vídeo que exibe as possibilidades de utilização de diversos suportes e contextos de suas obras, adornadas em criações 3D, exaltando o potencial da qualidade plástica da tipografia de rua.

Serviço
Exposição "Na Contramão dos Preconceitos Estéticos"
Artistas – TÉDIO, SUKI, PIMENTA e RND
Curadoria – Prila Maria e Ana Beatriz Ursinha
Produção – 100 Rostos - https://www.instagram.com/100rostos/
Período – disponível online até 12 de outubro
http://www3.santoandre.sp.gov.br/agendacultural/
4ª edição Circo Contêiner chega ao fim em novembro com mais seis novos espetáculos gratuitos.
As atrações do mês são Cia. Pé de Mamão, Trupe Lona Preta, A Casa das Lagartixas, Trupe Liuds, Trupe DuNavô e The Pambazos Bros.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/edicao+circo+conteiner+chega+fim+novembro+com+mais+seis+novos+espetaculos+gratuitos.php
O Mundo do Circo SP estreia A Magia do Natal e apresenta programação gratuita do mês.
O espetáculo estreia no dia 15 de novembro.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/mundo+circo+estreia+magia+natal+apresenta+programacao+gratuita+mes.php
Festival Ecos Latinoamericanos estreia em São Paulo com Susana Baca e grandes nomes da música de concerto.
Primeira edição ocupa a Sala São Paulo, SESC Belenzinho, Pinacoteca e o Minhocão entre 19 e 30 de novembro de 2025, reunindo artistas de nove países em uma celebração da arte, da memória e do afeto latino-americanos.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/festival+ecos+latinoamericanos+estreia+sao+paulo+com+susana+baca+grandes+nomes+musica+concerto.php
Drama sobre a vida de crianças em campos de refugiados Juego de Niños estreia no Itaú Cultural.
Texto inédito do dramaturgo Newton Moreno reúne em cena Vera Mancini, Genézio de Barros e Luiz Guilherme, atores veteranos que interpretam crianças imigrantes em um campo de detenção. Assim, a trama dirigida por Bernardo Bibancos cria um contraste entre infância e amadurecimento/envelhecimento precoce, causado pelo sofrimento.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/drama+sobre+vida+criancas+campos+refugiados+juego+ninos+estreia+itau+cultural.php
Zona Leste em Movimento: dança, circo e teatro ocupam espaços públicos até o fim de novembro.
De outubro a novembro de 2025, a região recebe uma intensa agenda cultural gratuita, com destaque para o Coletivo Calcâneos, Guilherme Torres, o Coletivo Pedra Rubra e o Bando Golíardis. Em comum, os artistas partem de experiências reais e de uma escuta atenta às suas comunidades para transformar a arte em espelho da cidade e ferramenta de transformação social.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/zona+leste+movimento+danca+circo+teatro+ocupam+espacos+publicos+ate+fim+novembro.php