Segundo Festival Cine Inclusão dá voz e espaço ao idoso

Agosto 28, 2017

Entre os dias 2 e 23 de setembro acontece o 2º Festival Cine Inclusão que difunde filmes realizados e/ou protagonizados por pessoas com mais de 60 anos e também realiza oficinas que possibilita a idosos, moradores de regiões periféricas, conhecimentos sobre o fazer cinematográfico. Os cursos têm início no dia 2/9 e as exibições dos filmes, dia 9/9.

O projeto – realizado com o apoio do ProAC – cria um espaço único de exibição e de debate sobre a importância da sétima arte na inclusão sociocultural de uma camada crescente da população. Foram selecionados 24 obras, oriundas de diversos estados brasileiros, divididos em Mostra Competitiva (filmes cuja temática e/ou seus protagonista são idosos) e Mostra Idosos em Ação (filmes realizados para pessoas com mais de 60 anos). As exibições (grátis) ocorrem no CEU Heliópolis, no CEU Paraisópolis e na Unibes Cultural, espaço que recebe também o evento de abertura oficial (9/9, às 19h30) e de encerramento (23/9, às 15h).

Visando a inclusão de pessoas com deficiência visual e auditiva, os eventos de abertura e encerramento contam com sistema de audiodescrição e tradução em Libras.

As oficinas de capacitação cinematográfica, ministradas pela cineasta Bruna Lessa e pela pedagoga Tati Rehder, acontecem entre os dias 2 e 17 de setembro, sempre nos finais de semana. Nelas, 60 idosos, 30 de cada comunidade (já selecionados), aprendem técnicas e realizam dois curtas que serão exibidos no encerramento do evento.

A ação do projeto Cine Inclusão é de Daniel Gaggini, artista e produtor que vem se destacando na realização de projetos dedicados à difusão de iniciativas culturais produzidas em regiões periféricas do Brasil. A curadoria desta edição é de responsabilidade do cineasta Victor Fisch e da pesquisadora e curadora Luciana Rossi, tendo participação da produtora portuguesa Elsa Barão.

Serviço

2º Festival Cine Inclusão
Abertura: 9 de setembro (sábado, às 19h30) – Unibes Cultural
Encerramento: 23 de setembro (sábado, às 15h) – Unibes Cultural
Exibição/mostras: 11 a 17/9 – Unibes Cultural, CEU Heliópolis e CEU Paraisópolis
Programação completa: http://cineinclusao.com.br/
Informações: cineinclusao@muk.nu / (11) 2649-8508
Ingressos: Grátis. Classificação: livre. Duração das sessões: 90 min.