Secretaria de Cultura e Economia Criativa e Poiesis, abrem inscrições para cursos on-line do 2º semestre das Fábricas de Cultura

Agosto 17, 2020

As Fábricas de Cultura das zonas Norte e Sul de São Paulo, instituições da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerenciadas pela Poiesis, estão com inscrições abertas para ateliês de criação e trilhas de produção. São diversas linguagens, como música, empreendedorismo, multimeios, criatividade e tecnologia. Algumas atividades têm início antes do término das inscrições, pois os participantes podem entrar na turma enquanto o curso está em andamento.


Crédito: André Hoff

Na Fábrica de Cultura Jaçanã os participantes do ateliê de Fotografia irão criar um projeto fotográfico de 11 de agosto a 26 de novembro, que será exposto no fim do semestre. Os temas podem ser fotografia de rua, de publicidade, fotojornalismo e retrato. As aulas serão ministradas às terças e quintas-feiras, das 18h às 20h45. As inscrições vão até o dia 30 de setembro, e devem ser feitas neste link.

Entre as atividades da Fábrica de Cultura Diadema, está o curso de Produção cultural e elaboração de projetos. Ele é destinado a produtores e artistas que buscam se aprofundar nos conceitos, leis de incentivo, estruturação, escrita, produção, custos e demais áreas relativas à elaboração e estruturação de projetos offline e online. Os encontros serão às quartas-feiras, a partir do dia 12 de agosto até o dia 14 de outubro, das 19h às 21h. Para se inscrever, é necessário preencher a ficha de inscrição deste link até o dia 27 de agosto.

O curso Arte Digital é ideal para quem quer se introduzir no seu universo de produção. Nele, os aprendizes serão apresentados ao design, ilustrações, animações e edição de foto e vídeo. O curso terá início dia 13 de agosto e se estende até o dia 15 de setembro. As aulas serão às quintas-feiras das 19h às 21h. As inscrições estão abertas até o dia 28 de agosto, neste link.

A ideia do ateliê Confecção de Luminárias Artesanais é que o aluno aprenda sobre todo o processo de montagem de uma luminária, incluindo parte elétrica e acabamento, feita com sobreposições de palitos de sorvete. As aulas serão do dia 15 de agosto até o dia 25 de novembro, aos sábados, das 10h às 12h. As inscrições estão abertas até o dia 10 de setembro, neste link.

A Trilha online Filma em Casa, da Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha, tem como objetivo sensibilizar os participantes para produção de bons vídeos com o seu próprio celular e despertar o potencial das mídias digitais como ferramenta de comunicação, educação e transformação social. Ao vivenciar o processo de produção de um vídeo e se apropriar de técnicas básicas do cinema, usando como ferramenta principal o celular para fazer vídeo, o participante descobre um novo instrumento de comunicação que vai trazer liberdade de expressão. Os encontros serão às quartas-feiras das 19h às 21h, durante o período de 19 de agosto a 25 de novembro. As inscrições estão abertas até o dia 31 de agosto, por meio deste link.

A Fábrica de Cultura Capão Redondo disponibiliza o curso de Maquiagem, que irá instrumentalizar os aprendizes para as noções básicas teórica e práticas para desenvolver maquiagens de beleza e de caracterização. Na caracterização, o aprendiz passará pela história da maquiagem, as diferenças de estilos de maquiagens, conceitos de visagismo, passando pela técnica de luz e sombra e conceitos diversos, como por exemplo Cultura Drag Queen e Afrofuturista. As aulas serão aos sábados, das 10h às 12h, de 22 de agosto a 28 de novembro. As inscrições devem ser realizadas até o dia 30 de setembro, neste link.

A proposta da Rádio Mixtura é reunir coletivos, promover oficinas, registrar memórias e outras narrativas do presente ao criar e organizar um acervo sobre a produção cultural atual das periferias das cidades. Para incentivar a continuidade de suas ações, resistir e criar tecnologias orgânicas, a Rádio irá compartilhar seus programas podcasts em plataformas digitais no ateliê Rádio Digital/Produção de podcast da Fábrica de Cultura Jardim São Luís. Os encontros serão de 22 de setembro a 24 de novembro, terças-feiras, das 19h às 21h. As inscrições estão abertas até o dia 20 de setembro, neste link.

Por fim, o ateliê de DJ promovido pela Fábrica de Cultura Brasilândia tem como objetivo apresentar aos aprendizes as ferramentas que permitem ao DJ produzir as suas músicas e trilhas sonoras, além de ser um espaço para se tocar música e ampliar repertório, usando equipamentos profissionais. As reuniões serão às terças e quintas-feiras das 14h às 16h45, do dia 4 de agosto até o dia 26 de novembro. Os interessados devem se inscrever por meio deste link, até o dia 30 de setembro.

Sobre as Fábricas de Cultura

As Fábricas de Cultura são espaços de acesso gratuito que disponibilizam diversas atividades artísticas. Criadas com o objetivo de ampliar o conhecimento cultural por meio da interação com a comunidade, as Fábricas oferecem uma programação cultural diversificada. Nas unidades você encontrará cursos, atividades, bibliotecas e estúdios de gravação. Em 2020, o Programa Fábricas de Cultura – instituições da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, gerenciadas pela Poiesis – conta com o patrocínio do Instituto Center Norte por meio da Lei Rouanet. O apoio contribui para a realização de atividades de formação e difusão cultural.

Sobre a Poiesis

A Poiesis – Organização Social de Cultura é uma organização social que desenvolve e gere programas e projetos, além de pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais, voltados para a formação complementar de estudantes e do público em geral. A instituição trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.

Serviço
Fábrica de Cultura Brasilândia

Iniciação Musical
05 de agosto a 27 de novembro – quartas e sextas das 9h às 11h45
A partir de 12 anos
Inscrições: até 30 de setembro, neste link
Vagas: 20

DJ
04 de agosto a 26 de novembro – terças e quintas, das 14h às 16h45
12 a 21 anos
Inscrições: até 31 de setembro, neste link
Vagas: 26

Fábrica de Cultura Capão Redondo

Percussão: Construção de instrumentos, composição e diversos ritmos
11 de agosto a 26 de novembro
Grupo A: terças-feiras das 19h às 20h45 | Grupo B: quintas-feiras: das 18h às 20h45
A partir de 13 anos
Inscrições: até 30 de setembro, neste link
Vagas: 15

Maquiagem
22 de agosto a 28 de novembro – sábados, das 10h às 12h
A partir de 16 anos
Inscrições: até 30 de setembro, neste link
Vagas: 20

Fábrica de Cultura Diadema

Produção cultural e elaboração de projetos
12 de agosto a 14 de outubro – quartas-feiras, das 19h às 21
A partir de 14 anos
Inscrições: até 27 de agosto, neste link
Vagas: 30

Arte Digital - Criação e design
13 de agosto a 15 de outubro – quintas-feiras, das 19h às 21h
A partir de 14 anos
Inscrições: até 28 de agosto, neste link
Vagas: 30

Confecção de Luminárias Artesanais
15 de agosto a 25 de novembro, sábados, das 1oh às 12h
A partir de 14 anos
Inscrições: até 10 de setembro, neste link
Vagas: 22

Fábrica de Cultura Jaçanã

Fotografia
11 de agosto a 26 de novembro – terças e quintas-feiras, das 18h às 20h45
12 a 21 anos
Inscrições: até 30 de setembro, neste link
Vagas: 40

Fábrica de Cultura Jardim São Luís

Kisânsi: Consciência corporal para mães e bebês
19 de setembro a 28 de novembro – sábados, das 10h às 12h
Bebês até 1 ano e 3 meses
Inscrições: até 30 de setembro, neste link
Vagas: 15

Rádio digital/Produção de Podcast
22 de setembro a 24 de novembro - terças-feiras, das 19h às 21h
A partir de 14 anos
Inscrições: até 30 de setembro, neste link

Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha

Filma em Casa
19 de agosto a 25 de novembro – quartas-feiras, das 19h às 21h
A partir de 14 anos
Inscrições: até 31 de agosto, neste link
Vagas: 15

Meditação, flexibilidade e respiração
22 de setembro a 24 de novembro – terças-feiras, das 19h às 21h
A partir de 14 anos
Inscrições: até 31 de agosto, neste link
Vagas: 15

Vozes femininas - reflexão sobre imaginários dissidentes na arte latina contemporânea
22 de setembro a 24 de novembro – terças-feiras, das 19h às 21h
A partir de 14 anos
Inscrições: até 31 de agosto, neste link
Vagas: 15