São Paulo recebe 1ª edição do festival As Mulheres dos Ventos - Festival de Sanfoneiras, no Sesc Consolação

Julho 23, 2025

Com o objetivo de mostrar a força, o talento e a representatividade de artistas femininas que têm a sanfona e os instrumentos de fole como seus principais instrumentos, a cantora e musicista Adriana Sanchez promove a primeira edição do projeto “As Mulheres dos Ventos - Festival de Sanfoneiras”. Reunindo convidadas de diversas regiões do Brasil, o evento acontece nos dias 02 e 03 de agosto, no Sesc Consolação, com entrada gratuita.

Tendo o propósito de enriquecer o diálogo entre estudantes, músicos, artistas e com o público em geral, a programação oferecerá um verdadeiro mergulho ao universo do fole, com atividades de luthieria, workshops, apresentações e um espetáculo (com acessibilidade em Libras, audiodescrição e material em braile) no qual a anfitriã receberá mais quatro sanfoneiras de diversas regiões do Brasil por dia, representando diferentes linguagens e estilos variados. Dentre os destaques está também a participação da Orquestra Sanfônica com a maestrina Renata Sbrighi nos dois dias de evento

“O Festival ‘As Mulheres dos Ventos Festival de Sanfoneiras’ não apenas evidencia a importância da mulher e dos instrumentos de fole na cultura musical brasileira, mas também contribui para o enriquecimento do cenário cultural com uma abordagem inclusiva e cultural. Vamos celebrar e promover o talento feminino, criando um espaço para que o público e as artistas possam estabelecer novas conexões, além de oferecer oportunidades de formação e troca de conhecimentos”, comenta a idealizadora Adriana Sanchez.

Apresentando performances e abordagens inusitadas, o projeto acontece com o apoio do Ministério da Cultura e Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas e da Lei Aldir Blanc - PNAB 24 e conta com o apoio cultural do Sesc.


Crédito: Ricardo Carvalho

Confira a grade completa:

02/08 (sábado):
- Atividade Luthieria do Acordeon
Luthier Mari Santana - EMPELICAMARI
Local: Área de Convivência
Horário: 14:00
Sinopse: Com 19 anos trabalhando com luthieria de acordeon, atendendo clientes como Dominguinhos, Adriana Sanchez, Rastapé, Michel Teló e Fala Mansa, a luthier Mari Santana vai mostrar curiosidades sobre o funcionamento, afinação, conserto e ajustes do instrumento.

- Workshop Sotaques do Fole com Adriana de Los Santos (RS) e Bella Raiane (PB)
Mediação: Adriana Sanchez
Local: Área de Convivência
Horário 15:00
Sinopse: Adriana Sanchez vai conversar com duas artistas de regiões diferentes do Brasil, falando sobre sotaques da sanfona e características sonoras e culturais que impactam a forma de tocar.

- Apresentação Orquestra Sanfônica com a maestrina Renata Sbrighi
Local: Área de Convivência
Horário 17:00
Sinopse: Com 35 anos de carreira, a primeira orquestra de sanfonas do Brasil liderada pela maestra Renata Sbrighi se apresentará com um repertório onde a sanfona é a protagonista.

- AS MULHERES DOS VENTOS FESTIVAL DE SANFONEIRAS
Local: Teatro Sesc Anchieta
Horário 20:00
Sinopse: Adriana Sanchez convida quatro sanfoneiras que vem se destacando com seus trabalhos. Elas mostrarão a música de distintas regiões do Brasil. Convidadas: Adriana de Los Santos (RS), Jessica e Juliana (SP), Cimara Frois (MG) e Bella Raiane (PB).

03/08 (domingo)
- Workshop Sotaques do Fole
Mediação: Adriana Sanchez
Local: Área de Convivência
Horário 14:00
Sinopse: Adriana Sanchez vai conversar com duas artistas de regiões diferentes do Brasil, falando sobre sotaques da sanfona e características sonoras e culturais que impactam a forma de tocar.

- Workshop A Mulher no Acordeon
Mediação: Adriana Sanchez
Local: Área de Convivência
Horário 15:00
Sinopse: Adriana Sanchez vai conversar com duas artistas sobre a presença da mulher no cenário da música e do acordeon.

- Apresentação Orquestra Sanfônica com a maestrina Renata Sbrighi
Local: Area de Convivência
Horário 16:30
Sinopse: Com 35 anos de carreira, a primeira orquestra de sanfonas do Brasil liderada pela maestra Renata Sbrighi se apresentará com um repertório onde a sanfona é a protagonista.

- AS MULHERES DOS VENTOS FESTIVAL DE SANFONEIRAS
Local: Teatro Sesc Anchieta
Horário 18:00
Sinopse: Adriana Sanchez convida quatro sanfoneiras que vem se destacando com seus trabalhos. Elas mostrarão a música de distintas regiões do Brasil. Maryanne Francescon (PR), Livia Mattos (BA), Thais Andrade (SP) e Nanda Guedes (CE).

SERVIÇO:
“As Mulheres dos Ventos - Festival de Sanfoneiras”
Data: 02 e 03 de agosto (sábado e domingo)
Local: SESC CONSOLAÇÃO
Endereço: R. Dr. Vila Nova, 245 - Vila Buarque, São Paulo 01222-020, BR

Reserve seu ingresso no site do Sesc Consolação, a partir das 12h do dia 02 e 03 de agosto ou retire na bilheteria do evento.

Sobre a idealizadora:
Adriana Sanchez é cantora, sanfoneira, compositora e líder da Barra da Saia – única banda feminina de música sertaneja e caipira do Brasil. A artista acompanhava Itamar Assumpção com a banda Orquídeas do Brasil, em 1999 criou a Barra da Saia. Em 2007, com o álbum Roça’n Roll, a banda foi indicada ao Grammy Latino e, por vários anos, tem representado o Brasil em eventos fora do país.

Desde 2014, paralelamente aos trabalhos com a banda, com sua carreira solo tem trazido a importância da sanfona na cultura regional e criado oportunidades para o protagonismo feminino nos palcos.

É considerada uma das principais sanfoneiras do Brasil na atualidade, e é a única artista brasileira que foi escolhida pela Hohner, empresa alemã para ser uma das imagens mundiais da marca ao lado de John Lennon, Stevie Wonder e Iron Maiden.

Para saber mais, acesse:
www.festivaldesanfoneiras.com.br
instagram.com/festivaldesanfoneiras
instagram.com/adriansanchezoficial

Fonte: Assessoria de Imprensa - Cintia Rocha

Outras notícias

O Mundo do Circo SP inicia 2026 com apresentações do Império Cirkus, recepções artísticas da PC Produções e espetáculo do Mágico Kabuto.
A programação é gratuita e vai até 31 de janeiro.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/mundo+circo+inicia+2026+com+apresentacoes+imperio+cirkus+recepcoes+artisticas+producoes+espetaculo+magico+kabuto.php

Feira Criativa Mente traz ao MIS dois dias repletos de arte, gastronomia, bem-estar e inovação.
Evento gratuito acontece na área externa do Museu nos dias 20 e 21 de dezembro. Tendo como foco a saúde mental e o bem-estar, Feira dialoga com a exposição em cartaz no MIS, "A alma humana, você e o universo de Jung".
https://www.sampaonline.com.br/noticias/feira+criativa+mente+traz+mis+dois+dias+repletos+arte+gastronomia+bem+estar+inovacao.php

MAB FAAP segue com quatro exposições gratuitas até 2026.
Museu de Arte Brasileira da FAAP apresenta a 55ª Anual de Arte, além de exposição que comemora 20 anos da Residência Artística até dia 01/03. O projeto Mezanino Aberto, com obras de Caru Duprat, é prorrogado até 18/01. No edifício Lutetia, no centro da cidade, é possível ver a exposição "Lance", e conhecer o edifício histórico da Praça do Patriarca, até 29/02.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/mab+faap+segue+com+quatro+exposicoes+gratuitas+ate+2026.php

Ilha do Bororé, localizada no extremo sul de São Paulo, é cenário de nova exposição fotográfica no MIS.
Série do fotógrafo Kaio Quinto é a última mostra do edital Nova Fotografia 2025.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/ilha+borore+localizada+extremo+sul+sao+paulo+cenario+nova+exposicao+fotografica+mis.php

Itaú Cultural recebe o Coral e o Quarteto de Cordas Heliópolis no projeto Natal Iluminado.
Com um repertório de músicas brasileiras e internacionais natalinas, a programação segue nos finais de semana que antecedem a festa de Natal, no Bulevar do Rádio, entre o Itaú Cultural e o Sesc Avenida Paulista. O projeto é uma realização da Prefeitura de São Paulo.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/itau+cultural+recebe+coral+quarteto+cordas+heliopolis+projeto+natal+iluminado.php