São Paulo recebe 24º edição do Salão do Estudante

Setembro 26, 2017

Instituições educacionais estrangeiras estarão presentes no maior evento de educação internacional da América Latina, que acontece nos dias 30 de setembro e 01 de outubro a partir das 14h no Hotel Tivoli Mofarrej. O evento reunirá instituições de países como Alemanha, Argentina, Austrália, Bélgica, Canadá, Colômbia, Espanha, Estados Unidos, França, Hungria, Irlanda, Nova Zelândia, Portugal, Reino Unido, Suécia e Suíça. Em São Paulo, mais de 200 instituições serão representadas para receber cerca de 15 mil estudantes durante o final de semana.

Segundo uma pesquisa realizada pela BMI, organizadora do Salão do Estudante, somente nos últimos dois anos cresceu cerca de 25% o número de brasileiros que estão interessados em ingressar em universidades estrangeiras. Considerando a procura por instituições portuguesas, esse crescimento aproxima-se de 100%. Construir uma carreira sólida graças ao nome da universidade é o fator que mais motiva os estudantes segundo o levantamento. Mais de 200 mil estudantes nos últimos 3 anos responderam à pesquisa, que também apontou como segundo motivo a insatisfação com o nível ruim do ensino superior brasileiro. Ter fluência em um segundo idioma e acesso a uma cultura diferente foi o terceiro fator citado. A insatisfação com as oportunidades profissionais disponíveis no Brasil e a falta de estabilidade política e econômica também foram mencionados durante o levantamento.

Durante o evento, que acontece de 28 de setembro a 10 de outubro em seis capitais (Porto Alegre, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba e Salvador), mais de 80 universidades marcarão presença. Entre elas estão as Universidades de Califórnia (EUA), New York University (EUA), Universidades do Porto e Lisboa (Portugal), Uppsala University (Suécia), University of Windsor (Canadá) e Deakin University (Austrália).

Outro destaque do Salão será o bloco de Portugal, com 25 instituições portuguesas, incluindo universidades públicas, privadas e politécnicos, que oferecerão diversos cursos na feira. O motivo para tanto interesse tem justificativa. Entre os países mais procurados para graduação, Portugal ocupa o terceiro lugar no ranking, liderado por Estados Unidos e Canadá, seguindo pela Austrália e Reino Unido. Muitas universidades exigirão o histórico escolar e até mesmo atividades extracurriculares, mas é importante mencionar que o processo de admissão é diferente em cada país e as datas também são alternadas.

Serviço
Salão do Estudante
Data: 30 de setembro e 01 de outubro
Horário: Sábado e domingo, a partir das 14h
Hotel Tivoli Mofarrej
Alameda Santos, 1437 - Cerqueira César, São Paulo
A entrada é gratuita e o estudante poderá fazer a inscrição pelo site