São Paulo ganha projeto Escola na Cena

Novembro 07, 2017

A cidade de São Paulo vai ganhar um novo incentivo ao desenvolvimento da arte e da cultura. O Teatro Commune, o Teatro Viradalata, o Teatro Garagem e o Teatro Ruth Escobar são alguns dos espaços nos quais acontece de 13 a 17 de novembro, o Projeto Escola na Cena, que tem como proposta formar jovens espectadores de escolas públicas do município e do estado.

A programação está diversa. A abertura do projeto será na Biblioteca Mário de Andrade, às 10h. Das 14h às 18h, acontece a "Oficina de Formação de Professores da Rede Pública Municipal e CEUs". Às 20h, no Teatro Commune será realizado o debate "Programas de Formação de Jovens Espectadores no Brasil e na Argentina". No dia 14 de novembro, o evento será completo no Teatro Commune, às 10h, terá "Anti Comics, Paródia dos Super Heróis" de Sonia Daniel. Das 14h às 18h tem a "Oficina de Formação de Gestores Culturais, de CEUS, de Teatros Distritais e Produtores". E às 20h tem o debate "Gestão e origens dos Teatros Independentes e a relação com as políticas públicas".

Na quinta, dia 16 de novembro, às 10h, terá o espetáculo "Medinho e Medão" no Teatro Viradalata. No Teatro Commune, às 14h, acontece o espetáculo "Tropa" e às 16h "Celebração da Realidade". Às 14h, no Teatro Ruth Escobar tem "Peter Pan". Na sexta, dia 17, às 10h, o Teatro da Garagem conta com o espetáculo "Baladas". Às 14h, no Teatro Commune tem "O Obsceno".

A ideia é estimular estudantes da rede pública a criar gosto pelo teatro, conhecendo a cena independente e vivenciando diferentes linguagens e estéticas nos espaços de rua. Numa relação direta e mais intimista com os artistas. O projeto, inspirado no programa "Formación de Espectadores de Buenos Aires", com mais de 10 anos de existência, se tornou possível graças a uma emenda parlamentar do vereador Police Neto e o apoio da Secretaria Municipal de Cultura do Município.

A Rede de Teatros e Produtores Independentes de São Paulo, formada por teatros e grupos da cena independente da cidade, trabalha há quatro anos pela proteção dos espaços de rua e a construção de políticas e programas para a cena independente, como foi a aprovação da Lei de Isenção de IPTU para os teatros de rua.

Serviço
Escola na Cena
Data: 13 a 17 de novembro
Horário: Diversos horários de acordo com a programação
Locais:
Biblioteca Mário de Andrade
Rua da Consolação, 94 - Consolação
Teatro Commune
Rua da Consolação, 1218 - Consolação
Teatro Viradalata
Rua Apinajés, 1387 - Sumaré
Teatro Ruth Escobar
Rua dos Ingleses, 209 - Bela Vista
Teatro Garagem
Rua Silveira Rodrigues, 331 A - Vila Romana
O seminário e as oficinas serão gratuitos mas com vagas limitadas. Inscrição através do site.

Fonte: macidajoachim@uol.com.br