São Paulo Companhia de Dança revela programação online de 27 de julho a 07 de agosto

Julho 24, 2020

A São Paulo Companhia de Dança (SPCD), corpo artístico da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerida pela Associação Pró-Dança e dirigida por Inês Bogéa, anuncia as atividades online de sua campanha #SPCDdigital para a quinzena de 27 de julho a 07 de agosto.


Crédito: Silvia Machado

A partir do dia 31 de julho, às 18h, o público vai poder conferir na íntegra Vadiando, obra assinada por Ana Vitória durante o segundo Ateliê de Coreógrafos Brasileiros, realizado pela Companhia em 2013. A criação, que teve assistência coreográfica de Renata Costa, é inspirada pelo filme Vadiação (1954), de Alexandre Robatto, e trabalha os movimentos da capoeira em diálogo com elementos da dança contemporânea. Cenas do filme, editadas por Guido Marcondes e Carmen Luz, permeiam a obra de modo a resignificar os corpos, o espaço e o tempo. Os bailarinos são conduzidos pela trilha sonora de Jorge Peña e Célio Barros ao longo do cenário assinado por Carmen Luz e desenvolvido por Marcos Arruzzo e Alvaro Souza. A assistência de composição é de Natália Fagá.

O espetáculo ficará disponível gratuitamente, para visualização sob demanda, por 15 dias. Ao fim do período, uma nova criação entrará em cartaz, sempre às sextas-feiras.

A estreia de Vadiando será antecedida por minidocumentário que apresenta bastidores e curiosidades sobre essa criação. Ele vai ao ar nas redes sociais da Companhia no dia 29 de julho.

Esta quinzena contempla ainda uma nova edição virtual das Oficinas de Dança, adaptadas ao contexto atual e às limitações do espaço doméstico. No dia 04 de agosto, às 10h, o professor Lars Van Cauwenbergh ministra a Oficina de Técnica de Balé Clássico Intermediário, na qual os alunos conhecem um panorama da técnica de balé usada em uma companhia profissional. A atividade tem como objetivo o compartilhamento de técnicas de dança entre os alunos inscritos e os professores da Companhia.

A Oficina é gratuita e acontece pela Plataforma Zoom. As inscrições abrem no dia 28 de julho, às 11h, no site www.spcd.com.br/inscricoes.php. As vagas são limitadas e os participantes recebem certificado. As instruções de acesso serão enviadas por e-mail aos inscritos.

O selo #SPCDdigital também traz uma nova edição das Oficinas de Capacitação Técnica, voltadas aos interessados em desbravar as múltiplas atividades que envolvem a construção de um espetáculo de dança. Desta vez, o tema será Oficina de Iluminação: Do início à contemporaneidade - A influência da luz na dança, com condução do Iluminador da Companhia, Nicolas Marchi, e mediação do Técnico de Som da SPCD, Rodolfo Dias Paes (DiPa).

Na atividade, os inscritos irão conhecer os desafios técnicos no planejamento, montagem e manuseio – físico e digital – dos elementos de iluminação, partindo da história da utilização desses equipamentos nos espetáculos de dança até seu uso nos balés contemporâneos. O objetivo é mostrar como a luz é fundamental para contar uma obra, reforçando as diferentes linguagens presentes a cada cena. O link de acesso será enviado por e-mail aos participantes.

A oficina acontece no dia 07 de agosto, às 15h30, de modo virtual, pela Plataforma Zoom. Para receber as instruções, basta se inscrever gratuitamente, a partir de 30 de julho, no site www.spcd.com.br/inscricoes.php. As vagas são limitadas e os participantes recebem certificado.

As crianças também estão contempladas com o lançamento do quinto episódio do podcast Contos do Balé, no dia 07 de agosto, às 14h. Dessa vez, a diretora artística da SPCD, Inês Bogéa, se une a Luca Baldovino para narrar a história do balé A Flauta Mágica, que apresenta com muito humor o amor proibido entre Luc, um simples camponês, e Lise, filha de uma bem-sucedida fazendeira. Diante de um gesto de generosidade do rapaz, percebendo a dificuldade do jovem em viver este romance, um desconhecido lhe entrega um presente especial: um instrumento mágico que faz todos dançarem à vontade do flautista.

Apesar de o título ser o mesmo de uma célebre ópera de Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791), é a trilha de Riccardo Drigo a responsável por conduzir a coreografia assinada em 1893 por Lev Ivanov (1835-1901) e também este episódio do podcast, que ganha ainda uma divertida sonorização responsável por ressaltar o humor presente na história, a primeira escrita especialmente para esta ação da Companhia.

Com novos episódios lançados sempre na primeira sexta-feira de cada mês, o podcast apresenta contações de grandes histórias de clássicos do balé de repertório. Os conteúdos ficam disponíveis no canal da SPCD no YouTube e nos principais tocadores de áudio online.

E para quem quer se aprofundar no repertório da dança, haverá também a live que acontece no dia 05 de agosto, às 19h, com Ana Roberta Teixeira, bailarina da SPCD e André Grippi, ex-bailarino da SPCD. Eles comentarão trechos de Petite Mort (1991), criação original do coreógrafo tcheco Jirí Kylián que estreou no repertório da SPCD em 2013 com remontagem assinada por Patrick Delcroix. Os 12 bailarinos em cena dançam em torno do cenário também assinado por Kylián, sob a luz idealizada pelo coreógrafo e realizada por Joop Caboort. Os figurinos são de Joke Visser e a supervisão técnica de luz e palco é de Kees Tjebbes. Durante o bate-papo ao vivo, que ocorre no perfil da Companhia no Instagram, os dois interagem com o público e respondem a perguntas.

Concebida a partir das obras Concerto para Piano em Lá Maior KV 488 (Adagio) e Concerto para Piano em Sol Maior KV 467 (Andante), ambas de Mozart, Petite Mort tem como tema principal o prazer e sua brevidade, em um lembrete de que a vida é relativamente curta e que a morte nunca está longe.

O selo #SPCDdigital abrange também o fortalecimento do streaming dos documentários Figuras da Dança, que apresentam a história da dança no País a partir de depoimentos em primeira pessoa de grandes personalidades da área. Neste período, serão destacados documentários com Janice Vieira e Cecília Kerche.

A campanha #SPCDdigital pode ser conferida em todas as redes sociais da SPCD: Facebook (@spciadedanca), Instagram (@saopaulociadedanca), Twitter (@spciadedanca) e YouTube (São Paulo Companhia de Dança). A iniciativa se soma à ação #CulturaEmCasa, criada pelo Governo do Estado de São Paulo em enfrentamento à disseminação do novo coronavírus (COVID-19), para oferecer diferentes conteúdos ligados à difusão da dança no meio virtual, estimulando a permanência das pessoas em seus lares dialogando com a arte.

Serviço

Data: 27/07 (segunda-feira)
Conteúdo: Figuras da Dança – Janice Vieira
O que é: Documentário sobre a fundadora do Grupo Pró-Posição Balé-Teatro, um dos pioneiros na incorporação do conceito de dança-teatro no Brasil. Direção: Inês Bogéa.
Disponibilização: Vídeo na íntegra no canal da São Paulo Companhia de Dança no YouTube e no Facebook.

Data: 29/07 (quarta-feira)
Conteúdo: Por Dentro da Dança – Vadiando
O que é: Entrevista com a coreógrafa Ana Vitória e demais profissionais envolvidos na criação da obra. Direção: Inês Bogéa.
Disponibilização: Vídeo na íntegra no IGTV do perfil oficial da São Paulo Companhia de Dança no Instagram.

Data: 31/07 (sexta-feira), às 18h
Conteúdo: Obra à la Carte – Vadiando
O que é: Transmissão da obra assinada por Ana Vitória, em 2013, com trilha de Jorge Peña e Célio Barros.
Disponibilização: Vídeo na íntegra, pelo período de 15 dias, no canal da São Paulo Companhia de Dança no YouTube.

Data: 03/08 (segunda-feira)
Conteúdo: Figuras da Dança – Cecília Kerche
O que é: Documentário sobre a bailarina brasileira que mais atuou em apresentações do balé O Lago dos Cisnes no exterior. Direção: Inês Bogéa.
Disponibilização: Vídeo na íntegra no canal da São Paulo Companhia de Dança no YouTube e no Facebook.

Data: 04/08 (terça-feira), às 10h
Conteúdo: Oficina de Técnica de Balé Clássico Intermediário
O que é: O professor da SPCD, Lars Van Cauwenbergh, ministra uma oficina de dança clássica. A inscrição é gratuita e deve ser feita a partir do dia 28/07 em www.spcd.com.br/inscricoes.php. Vagas limitadas.
Disponibilização: ao vivo via Zoom (acesso restrito para os inscritos)

Data: 05/08 (quarta-feira), às 19h
Conteúdo: Obra comentada – Petite Mort, por Ana Roberta e André Grippi
O que é: Live no perfil da SPCD no Instagram na qual os bailarinos comentam um trecho da obra original de Jirí Kylián e batem um papo com o público.
Disponibilização: ao vivo nos Stories do perfil da São Paulo Companhia de Dança no Instagram.

Data: 07/08 (sexta-feira), às 14h
Conteúdo: Podcast Contos do Balé: Episódio #05 – A Flauta Mágica
O que é: No quinto episódio do podcast voltado ao público infantil, Inês Bogéa se une a Luca Baldovino para narrar a história de um pobre camponês que tem sua sorte transformada quando ganha um presente mágico de um desconhecido.
Disponibilização: Áudio na íntegra no canal da São Paulo Companhia de Dança no
YouTube e nos principais tocadores de música online.

Data: 07/08 (sexta-feira), às 15h30
Conteúdo: Oficina de Capacitação Técnica – Iluminação: Do início à contemporaneidade - A influência da luz na dança
O que é: Ministrada por Nicolas Marchi, Iluminador da SPCD, a oficina apresenta os desafios técnicos no planejamento, montagem e manuseio dos elementos de iluminação, partindo da história da utilização destes equipamentos nos espetáculos de dança até chegar ao uso nos balés contemporâneos. A inscrição é gratuita e deve ser feita previamente, a partir do dia 30/07, pelo site www.spcd.com.br/inscricoes.php.
Disponibilização: ao vivo via Zoom (acesso restrito para os inscritos)

Sobre a SPCD

Criada em janeiro de 2008, a São Paulo Companhia de Dança (SPCD) é uma Companhia de repertório, ou seja, realiza montagens de excelência artística, que incluem trabalhos dos séculos XIX, XX e XXI de grandes peças clássicas e modernas a obras contemporâneas, especialmente criadas por coreógrafos nacionais e internacionais. A difusão da dança, produção e circulação de espetáculos é o núcleo principal de seu trabalho. A SPCD apresenta espetáculos de dança no Estado de São Paulo, no Brasil e no exterior e é hoje considerada uma das mais importantes companhias de dança da América Latina pela crítica especializada. Além da Difusão e Circulação de Espetáculos, a SPCD tem mais duas vertentes de ação: os Programas Educativos e de Sensibilização de Plateia e Registro e Memória da Dança.

Sobre Inês Bogéa

Inês Bogéa é doutora em Artes (Unicamp, 2007), bailarina, documentarista, escritora, professora no curso de especialização Arte na Educação: Teoria e Prática da Universidade de São Paulo (USP) e autora do "Por Dentro da Dança" com a São Paulo Companhia de Dança na Rádio CBN. De 1989 a 2001, foi bailarina do Grupo Corpo (Belo Horizonte). Foi crítica de dança da Folha de S. Paulo de 2001 a 2007. É autora de diversos livros infantis e organizadora de vários livros. Na área de arte-educação foi consultora da Escola de Teatro e Dança Fafi (2003-2004) e consultora do Programa Fábricas de Cultura da Secretaria de Cultura do Estado (2007-2008). É autora de mais de quarenta documentários sobre dança.

Outras notícias

Centro de Música Brasileira no Mackenzie, em Higienópolis apresenta recital gratuito Modinhas e Lundus.
O recital, gratuito, terá as cantoras Eliseth Gomes e Luciana Monteiro, com Antônio Carlos de Magalhães ao cravo, que interpretarão obras de Antônio José da Silva, Antônio José do Rego, Carlos Gomes, Domingos Caldas Barbosa e outros autores.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/centro+musica+brasileira+mackenzie+higienopolis+recital+gratuito+modinhas+lundus.php

Na semana da Consciência Negra, CineTeatro Santos Dumont exibe documentário Black Rio! Black Power! em sessão gratuita.
O diretor do documentário, Emilio Domingos, faz uma imersão pelo Black Rio, importante movimento cultural e político no Brasil durante a década de 1970.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/semana+consciencia+negra+cineteatro+santos+dumont+documentario+black+rio+black+power.php

MAC USP traz diálogos entre Arte Contemporânea, arqueologia, antropologia, arquitetura e saberes tradicionais.
A mostra promove e cultiva reflexões críticas sobre os múltiplos e dissonantes sentidos da agricultura, em diferentes contextos sociais, e as complexas formas em que humanos e plantas se relacionam
https://www.sampaonline.com.br/noticias/mac+usp+dialogos+arte+contemporanea+arqueologia+antropologia+arquitetura+saberes+tradicionais.php

Itaú Cultural abre temporada de Black Machine no Dia da Consciência Negra, com Hamlet e Ofélia incorporados em corpos pretos no século 21.
Peça com dramaturgia de Dione Carlos e direção geral de Eugênio Lima leva ao palco o ator Fernando Lufer e a atriz Marina Esteves no papel destes dois personagens da dramaturgia mundial com olhares contemporâneos a temas como raça, necropolítica, masculinidade tóxica, dor e desejo.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/itau+cultural+abre+temporada+black+machine+dia+consciencia+negra+com+hamlet+ofelia+incorporados+corpos+pretos+seculo.php

Teatro Sérgio Cardoso recebe o espetáculo infantil Peixinho Nuni.
A apresentação acontece no dia 23 de novembro e a entrada é gratuita.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/teatro+sergio+cardoso+recebe+espetaculo+infantil+peixinho+nuni.php

No Mês da Consciência Negra, Projeto Trançando Vidas promove oficinas gratuitas na Zona Norte.
Por meio da arte das tranças, o projeto promove formação profissional gratuita, valorização da identidade negra e fortalecimento comunitário, criando oportunidades reais de autonomia e protagonismo para mulheres do território.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/mes+consciencia+negra+projeto+trancando+vidas+promove+oficinas+gratuitas+zona+norte.php

Itaú Cultural estreia Sonora Brasiliana, encontros musicais intimistas no espaço da mostra histórica Brasiliana Itaú.
A programação, que abre com o duo Conversa Brasileira, convida artistas a mostrarem suas músicas e falarem sobre seus processos criativos em troca direta com o público, sem palco, tendo como cenário e inspiração esta exposição permanente no IC. A mostra percorre a história do Brasil através de quase mil peças — muitas delas raras —, como pinturas e documentos.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/itau+cultural+estreia+sonora+brasiliana+encontros+musicais+intimistas+espaco+mostra+historica+brasiliana+itau.php

CAIXA Cultural São Paulo recebe musical infantojuvenil Menino Mandela no mês da Consciência Negra.
Com texto de Ricardo Gomes e Mariana Jaspe, espetáculo convida a criançada para conhecer a brilhante trajetória de Nelson Mandela, ex-presidente da África do Sul e vencedor do Prêmio Nobel da Paz.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/caixa+cultural+sao+paulo+recebe+musical+infantojuvenil+menino+mandela+mes+consciencia+negra.php

Aurora - Uma homenagem à obra de Paulo Mendes Campos estreia dia 27 de novembro no Centro Cultural São Paulo.
Mescla de teatro, sarau, happening, festa e até ópera set, e com direção de Rodrigo Penna, o espetáculo é livremente inspirado nas crônicas e na obra do escritor mineiro e passeia por temas como a condição humana, a ternura, a doçura, o amor e a falta desse sentimento
https://www.sampaonline.com.br/noticias/aurora+uma+homenagem+obra+paulo+mendes+campos+estreia+centro+cultural+sao+paulo.php

Sambistas se apresentam em show gratuito na Universidade Zumbi dos Palmares.
A Universidade Zumbi dos Palmares apresenta no dia 23 de novembro, o show com os 12 sambistas vencedores do concurso de sambas inéditos das comunidades de samba de São Paulo, como parte da programação da Semana da Consciência Negra.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/sambistas+show+gratuito+universidade+zumbi+dos+palmares.php

Musical Dom Casmurro ganha duas apresentações gratuitas no Pavilhão da Bienal de São Paulo.
Espetáculo indicado a cinco categorias no Prêmio Destaque Imprensa Digital integra a programação institucional da Fundação Bienal com sessões nos dias 21 e 22 de novembro
https://www.sampaonline.com.br/noticias/musical+dom+casmurro+ganha+duas+apresentacoes+gratuitas+pavilhao+bienal+sao+paulo.php

No Dia da Consciência Negra, MIS recebe a estreia do documentário "Cabo Verde – um sonho possível", seguido de bate-papo com diretor.
O bate-papo terá como convidado o professor Celso Luiz Prudente, diretor do documentário e curador da MICINE.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/dia+consciencia+negra+mis+documentario+cabo+verde+sonho+possivel+seguido+bate+papo+Celso+Luiz+Prudente.php

Moderno e acessível, o Teatro Pinheiros One abre as cortinas dia 30 na região do Butantã.
A sala de espetáculos reforça o polo de cultura na Marginal Pinheiros. A programação de lançamento tem humor, clássico e infantil. Noite de inauguração tem coquetel e leitura de texto inédito de Elias Andreato
https://www.sampaonline.com.br/noticias/teatro+pinheiros+one+abre+cortinas+regiao+butanta.php

No feriado pelo Dia da Consciência Negra, Sesc Pinheiros tem programação especial .
Apresentações de dança, oficina de quadrinhos, shows e outras modalidades artísticas estão contempladas na programação do mês para evidenciar a contribuição da cultura afro-brasileira para a sociedade
https://www.sampaonline.com.br/noticias/feriado+dia+consciencia+negra+sesc+pinheiros+programacao+especial.php