São Paulo Companhia de Dança participa de espetáculo virtual ao vivo com Focus Cia de Dança

Agosto 06, 2020

A São Paulo Companhia de Dança (SPCD), corpo artístico da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerida pela Associação Pró-Dança e dirigida por Inês Bogéa, realiza neste sábado, dia 8 de agosto, às 16h, uma colaboração artística virtual com a Focus Cia. de Dança, do Rio de Janeiro.

De dentro de suas casas, com o auxílio de câmeras e smartphones, sete bailarinos da SPCD farão uma participação especial ao vivo no espetáculo Corações em Espera, mais recente criação do grupo carioca, que tem coreografia e direção assinadas por Alex Neoral. Criada durante a pandemia do novo coronavírus, dentro do contexto de isolamento social, a obra busca evidenciar os sentimentos e as faltas que permeiam as vidas de cada um de nós.

Após cumprir temporada virtual durante os fins de semana de julho, o espetáculo entra em uma nova fase em agosto e passa a contar com a participação de companhias convidadas, como a São Paulo Companhia de Dança, que abre o projeto.

Em Corações em Espera, o público tem a oportunidade de experimentar um outro jeito de ver dança. Tudo acontece ao vivo, com cada artista em sua casa. Por meio de um computador, o coreógrafo controla a "entrada de cena" dos intérpretes, que, diante das câmeras, se adaptam a uma nova forma de espaço e tempo bem diferente do palco tradicional. Passando por entre janelas, corredores e portas, eles dançam as memórias que carregam em seus próprios corpos e reafirmam o caráter efêmero daquele momento compartilhado com o espectador.

A relação entre Alex Neoral e a SPCD é antiga. O artista integrou o primeiro Ateliê de Coreógrafos Brasileiros, em 2012. Durante essa experiência, ele criou para a Companhia a obra Pormenores, exibida em julho na faixa Obras à la Carte do selo #SPCDdigital.

Corações em Espera nasceu do desejo da Focus Cia de Dança de driblar os desafios do isolamento social para se manter ativa, tanto do ponto de vista artístico quanto financeiro. O ingresso para o espetáculo dá acesso a um link por meio do qual será possível assistir à obra, e a bilheteria vai contribuir para a manutenção do grupo carioca, que comemora 20 anos de existência em 2020.

Serviço

Corações em Espera, com Focus Cia de Dança e São Paulo Companhia de Dança
Data: Sábado, 8 de agosto de 2020, às 16h
Plataforma: YouTube (o link para visualização será enviado para o e-mail cadastrado no ato da compra do ingresso)
Ingresso virtual: R$ 35,00 (disponível para compra até as 15h do dia 08/08 em https://pag.ae/7WgiYUEm2)
Duração: 45 min
Mais informações: focusciadedanca@gmail.com e (21) 98333-1088

Sobre a SPCD

Criada em janeiro de 2008, a São Paulo Companhia de Dança (SPCD) é um corpo artístico da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerida pela Associação Pró-Dança e dirigida por Inês Bogéa, doutora em Artes, bailarina, documentarista e escritora. A São Paulo é uma Companhia de repertório, ou seja, realiza montagens de excelência artística, que incluem trabalhos dos séculos XIX, XX e XXI de grandes peças clássicas e modernas a obras contemporâneas, especialmente criadas por coreógrafos nacionais e internacionais. A difusão da dança, produção e circulação de espetáculos é o núcleo principal de seu trabalho. A SPCD apresenta espetáculos de dança no Estado de São Paulo, no Brasil e no exterior e é hoje considerada uma das mais importantes companhias de dança da América Latina pela crítica especializada. Desde sua criação, já foi assistida por um público superior a 732 mil pessoas em 17 diferentes países, passando por mais 142 cidades em cerca de 960 apresentações. Desde sua criação, a Companhia já acumulou mais de 30 prêmios nacionais e internacionais. Além da Difusão e Circulação de Espetáculos, a SPCD tem mais duas vertentes de ação: os Programas Educativos e de Sensibilização de Plateia e Registro e Memória da Dança.

Sobre Inês Bogéa

Inês Bogéa é doutora em Artes (Unicamp, 2007), bailarina, documentarista, escritora, professora no curso de especialização Arte na Educação: Teoria e Prática da Universidade de São Paulo (USP) e autora do "Por Dentro da Dança" com a São Paulo Companhia de Dança na Rádio CBN. De 1989 a 2001, foi bailarina do Grupo Corpo (Belo Horizonte). Foi crítica de dança da Folha de S. Paulo de 2001 a 2007. É autora de diversos livros infantis e organizadora de vários livros. Na área de arte-educação foi consultora da Escola de Teatro e Dança Fafi (2003-2004) e consultora do Programa Fábricas de Cultura da Secretaria de Cultura do Estado (2007-2008). É autora de mais de quarenta documentários sobre dança.