São Caetano realiza 1º Festival de Inverno Fundação das Artes

Julho 17, 2019

Nos dias 19, 20 e 21 de julho, o Parque Espaço Cerâmica Tom Jobim (ao lado do ParkShoppingSãoCaetano) será palco do 1º Festival de Inverno Fundação das Artes que neste ano, traz como tema canções e repertório instrumental da Música Brasileira. Realizado pela Fundação das Artes de São Caetano do Sul, em parceria com a Prefeitura Municipal da cidade, por meio da Secretaria de Cultura, com o ParkShoppingSãoCaetano e o grupo Multiplan, o Festival integra as comemorações de aniversário de 142 anos do município.

Com entrada franca, o evento terá atrações para toda família distribuídas em dois palcos. O objetivo é oferecer apresentações culturais de qualidade à população e difundir o trabalho artístico pedagógico, bem como, apresentar a produção musical desenvolvida pelos professores e alunos da Fundação.

Na programação, apresentações de artistas renomados no cenário nacional. Na sexta-feira (19), o destaque será o show da dupla Sá & Guarabyra, às 20h. No sábado (20), também às 20h, é a vez do cantor Pedro Mariano subir ao palco e, no domingo (21), às 18h30, o encerramento do Festival será com o show do grupo Choronas.

Diversos conjuntos formados dentro da Fundação também se apresentarão no evento, como o Trio de Jazz Som na Calçada, o Coro de Repertório da Fundação das Artes Mediotec, o Jazz Duo e Combos de música instrumental. A programação também contará com apresentações de convidados em parceria com professores da instituição, como é o caso da performance do Quarteto de Trompetes São Paulo, no domingo, às 17h.

Como parte da programação do 1º Festival de Inverno Fundação das Artes, na semana que antecede o evento, a instituição realizará ações formativas como oficinas, workshops, cursos e palestras, voltados a estudantes de música, educadores, músicos e demais interessados que devem procurar a secretaria da instituição para realizar as inscrições gratuitamente.

Nos dias de Festival, haverá um posto de arrecadação de alimentos não perecíveis, por meio do programa Multiplique O Bem, que serão destinados ao Fundo Social de Solidariedade de São Caetano do Sul. Ao todo, o evento reunirá mais de 15 atrações com a participação de mais de 200 artistas, entre convidados, professores e alunos da Fundação das Artes.

Programação:

SEXTA-FEIRA | 19.7

19h30 - Coro de Repertório Fundação das Artes Mediotec
20h – Sá & Guarabyra

SÁBADO | 20.7

11h - Grupo de Prática de Metais
12h - Elegance – Tributo a Tom Jobim
15h - Combos Fundação das Artes
16h30 - Eureka on the Street
18h - Trio de Jazz Som na Calçada
20h - Pedro Mariano

DOMINGO | 21.7

11h - Quinteto de Metais da Orquestra Sinfônica de Santo André
12h – Banda Marcial de São Caetano do Sul
15h - Jazz Duo
16h - Banda Performática
17h - Quarteto de Trompetes São Paulo
18h30 - Choronas

MASTERCLASS | ELEGANCE – TRIBUTO A TOM JOBIM

Data: 18 de julho (quinta-feira)
Horário: das 19h às 21h
Local: Fundação das Artes de São Caetano do Sul

O objetivo é analisar, por meio de partituras e audições comentadas, aspectos constitutivos das peças mais internacionalizadas, entre elas, Chega de Saudade, Desafinado, Garota de Ipanema e Insensatez, entre outras. Com isso, a masterclass pretende promover a continuidade do trabalho de Tom Jobim entre as novas gerações, inclusive conhecendo alguns fundamentos históricos e sociológicos que envolvem sua obra.

WORKSHOP | CRIATIVIDADE E MÚSICA

Data: 20 de julho (sábado)
Horário: das 10h às 12h30
Local: Fundação das Artes de São Caetano do Sul

Uma das propostas é trabalhar a importância do processo e do despertar criativo como elemento facilitador no estudo da música e na resolução de problemas. Improvisação sonora, dentro e fora da partitura, produtividade envolvendo foco, concentração e memorização, bem como, expressão, corpo e voz serão tópicos abordados no workshop.

Serviço:

Dias: 19, 20 e 21 de julho em diversos horários
Local: Parque Espaço Cerâmica Tom Jobim | Ao lado do ParkShoppingSãoCaetano (Alameda Terracota, 545)
Mais informações: 4239-2020
Gratuito