Santos-Dumont é tema de debate no Itaú Cultural nesta quinta

Janeiro 17, 2017

No dia 19 de janeiro, o Itaú Cultural realiza o encontro Santos-Dumont Empreendedor, que traz para um olhar da atualidade a visão inovadora e empreendedora do brasileiro que criou o avião no início do século XX, além de outras invenções menos conhecidas. O bate-papo, que acontece em sinergia à exposição Santos-Dumont – Coleção Brasiliana Itaú, reúne a jornalista e curadora da mostra Luciana Garbin, Flavio Pripas, diretor do Cubo coworking Itaú, entidade sem fins lucrativos criada pelo Itaú Unibanco, em parceria com a Redpoint eventures, e Rawlinson Terrabuio, cofundador e CMO da Beenoculus, startup brasileira residente do Cubo e líder do mercado de soluções para realidade virtual na América Latina.

Ainda como fruto dessa parceria e mantendo o Itaú Cultural na vanguarda da proposta de alinhar cultura e tecnologia, o instituto disponibiliza até o final de janeiro, na entrada da sede do Cubo, óculos de realidade virtual desenvolvido pela Beenoculus, por meio do qual os visitantes fazem uma visita ao espaço expositivo da mostra e conhecem os principais registros em exposição.

No encontro, Flavio Pripas, Luciana Garbin e Rawlinson Terrabuio colocam à luz do contexto do empreendedorismo, da inovação e do mundo das startups a figura de Alberto Santos Dumont (1873-1932), brasileiro nascido em Palmira (MG), na Serra da Mantiqueira. Esportista, designer e grande inventor, teve criações até hoje pouco conhecidas do público, a exemplo do Conversor (ou transformador) Marciano, que servia para ajudar esquiadores a subir montanhas de gelo. Entre outras empreitadas, criou um dispositivo para corrida de galgos e o Canhão Paradoxal, uma espécie de catapulta para lançar boias salva-vidas para banhistas que estivessem em perigo no mar. Santos-Dumont, no entanto, é conhecido pela criação de diferentes aeronaves, entre as quais a Demoiselle, considerada sua obra-prima, e o famoso aeroplano 14 Bis, que renderam a ele o título de “pai da aviação”.

Serviço
Encontro Santos Dumont Empreendedor
Com: Flavio Pripas, Luciana Garbin e Rawlinson Terrabuio
Data e horário: 19 de janeiro (quinta-feira), às 19h
Local: Itaú Cultural (Sala Vermelha)
Endereço: Avenida Paulista, 149 - Estação Brigadeiro do Metrô
Entrada gratuita
Distribuição de ingressos
Público preferencial: 2 horas antes do espetáculo
Público não preferencial: 1 hora antes do espetáculo
Mais informações: 2168-1776/1777