Novembro 03, 2025
No dia 08 de novembro, sábado, o CEU Sapopemba recebe o segundo evento do projeto Saia Sambando: Celebração de Vozes Femininas nas Ruas de São Paulo, das 11h às 17h, com entrada gratuita. O evento, que celebra a presença e a força das mulheres no samba, inclui uma oficina de canto com Luiza Abe e duas rodas de samba conduzidas pelo coletivo Saia Sambando.
A primeira roda de samba tem a presença de Eloisa Marques. A artista participa da roda, intercalando música e bate-papo, quando divide com o público um pouco da sua trajetória. A outra, que acontece na sequência, com microfone aberto para que as mulheres do público, mesmo sem experiência em canto, possam experimentar suas vozes.
Saia Sambando: Celebração de Vozes Femininas nas Ruas de São Paulo acontecerá em cinco espaços de diferentes regiões da cidade de São Paulo - entre CEUs, centros culturais e casas de cultura - com o objetivo de incentivar mulheres a experimentarem o canto, sempre por meio de oficinas e rodas de samba abertas. As atividades contam com participação não só das integrantes atuais do Saia Sambando, bem como de ex-integrantes do coletivo.

Fundado em 2018, o Saia Sambando é composto por cantoras, cujo objetivo é possibilitar a inserção de mulheres no samba como uma forma de acolhimento para que elas possam cantar. O grupo é fruto do esforço de mulheres de diferentes origens e profissões que encontraram no canto e no samba esse lugar de acolhimento, afeto e desenvolvimento pessoal. As mulheres são parte fundamental da história do samba, ocupando um papel cada vez mais relevante na sua preservação e disseminação. O projeto busca aproximar as mulheres do universo do samba com o intuito de ampliar suas potencialidades, fortalecendo suas vozes e presenças.
O projeto Saia Sambando: Celebração de Vozes Femininas nas Ruas de São Paulo foi contemplado pela 2ª Edição de Fomento às Comunidades de Samba e Fomento ao Samba da Cidade de São Paulo para a Cidade de São Paulo – da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa. As ações ocorrem entre outubro de 2025 e maio de 2026, em equipamentos culturais públicos da capital, sempre com uma oficina de canto ou de percussão e uma roda de samba, realizadas em um mesmo dia, com entrada gratuita.
FICHA TÉCNICA – Oficineira: Luiza Abe. Cantora convidada: Eloisa Marques. Coletivo Saia Sambando: Vozes - Marta Guerreiro, Nicole Costa, Nilce Reis, Renata Bruggemman e Tati Barile. Banda: Claudio Temóteo (violão), Edilene Ferreira dos Santos (cavaco), Jessica Souza, Luciana Fernandes e Moema Souza (percussão). Som: Dje Produções. Designer gráfico e fotos: Ema Soluções Criativas / Amanda Sangali. Assessoria de imprensa: Verbena Comunicação. Produção artística: Ellen Nicole, Nilce Reis e Tati Barile.Produção executiva: Leonardo Escobar e Nathalia Meyer. Produção local: Nathalia Meyer e Jaqueline Rosa.
Serviço
Saia Sambando: Celebração de Vozes Femininas nas Ruas de São Paulo
Dia 08 de novembro de 2025 - Sábado, das 11h às 17h
Entrada gratuita. Classificação: Livre.
Local: CEU Sapopemba
Rua Manuel Quirino de Mattos, S/N - Jardim Sapopemba. SP/SP. 03969-000
11h - Oficina de canto
Ministrante: Luiza Abe. Duração: 2h. Indicação: Mulheres acima de 14 anos.
Nº de vagas: 20. Inscrições no local: 15 minutos antes da oficina.
15h - Roda de Samba e Bate-papo com a convidada Eloisa Marques
Com: Coletivo Saia Sambando & Eloisa Marques. Duração: 70 min. Classificação: Livre.
16h - Roda de Samba com Microfone Aberto às Vozes Femininas
Com: Coletivo Saia Sambando. Duração: 70 min. Classificação: Livre.
SOBRE AS ATIVIDADES
Oficina de canto com Luiza Abe - Esta oficina é aberta para mulheres, maiores de 14 anos, interessadas em dar os primeiros passos no canto. A atividade apresenta as primeiras noções de ritmo, melodia e colocação de voz.
Luiza Abe é cantora formada pelo INDAC - Escola de Atores e em Licenciatura em Arte-Teatro pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). É professora de canto e preparadora vocal, pós-graduada em Voz e Expressão. Trabalha com preparação vocal de artistas, atores e cantores.
Roda de Samba e Bate-papo com Eloisa Marques - Esse encontro, também conduzido pelo Saia Sambando, é abrilhantado pela participação da convidada especial Eloisa Marques, cantora com trajetória significativa na construção do samba paulista. A artista participa da roda de samba e de uma conversa aberta ao público, quando fala sobre sua história de vida, sua carreira e sobre os desafios enfrentados pelas mulheres no universo do samba.
Eloisa Marques é uma cantora popular brasileira que atua no gênero samba, desde os 16 anos, inicialmente participando de rodas de samba nas periferias das zonas sul e leste de São Paulo, locais onde morou. Ao longo de sua trajetória, integrou diversos grupos e projetos musicais, atuando como instrumentista e cantora-intérprete. Participou de shows em unidades do Sesc como vocal de apoio para importantes artistas do samba, como Toninho Geraes, Leci Brandão, Sombrinha (um dos fundadores do Fundo de Quintal), Tia Surica (Velha Guarda da Portela), Roque Ferreira e outros. Em 2023, atuou como instrutora de canto para crianças e jovens da comunidade de Paraisópolis, no projeto Geração Portela - iniciativa voltada à história da Velha Guarda da Portela e de seus sambas, que oferece oficinas de canto, instrumentos musicais e história do samba portelense.
Roda de Samba com Microfone Aberto - Conduzida pelo coletivo Saia Sambando, a roda de samba deixa o microfone aberto para que mulheres - em toda a sua diversidade - possam experimentar o canto, cantar e descobrir sua voz. Com o suporte musical e afetivo do grupo, as participantes são incentivadas a interpretar canções consagradas do repertório do samba, fortalecendo a relação com o gênero e promovendo um espaço de troca e aprendizado e gerando autoconfiança.
Fonte: Verbena Assessoria
Itaú Cultural e Museu das Culturas Indígenas realizam visita expandida por suas exposições sobre povos originários brasileiros.
O percurso começa na Ocupação Ailton Krenak, em cartaz no térreo do IC, e termina em Nhe
https://www.sampaonline.com.br/noticias/itau+cultural+museu+das+culturas+indigenas+realizam+visita+expandida+por+suas+exposicoes+sobre+povos+originarios+brasileiros.php
Peça O Julgamento de Sócrates realiza apresentações gratuitas em vários equipamentos da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa.
Espetáculo convida o público a uma imersão na Grécia antiga para reviver a tragédia filosófica que explora coragem, integridade e os limites entre a lei e a consciência.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/peca+julgamento+socrates+realiza+apresentacoes+gratuitas+varios+equipamentos+secretaria+municipal+cultura+economia+criativa.php
Cia. do Despejo estreia espetáculo infantojuvenil Benditas Sejam as Cozinheiras: A Fabulosa Cozinha de Irene na Grande São Paulo.
Com dramaturgia de Felipe Dias Batista e direção de Martinha Soares, espetáculo celebra a culinária afro-indígena-brasileira e as cozinheiras.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/cia+despejo+estreia+espetaculo+infantojuvenil+benditas+sejam+cozinheiras+fabulosa+cozinha+irene+grande+sao+paulo.php
Nova programação para famílias do Itaú Cultural apresenta contações de histórias africanas e afro-brasileiras e oficina de dobradura.
Nos sábados de novembro, o IC promove Histórias que encantam, projeto no qual o núcleo Agbalá Conta apresenta lendas e brincadeiras de diferentes regiões da África. Ainda, nos domingos deste mês e do início de dezembro, o público aprende a criar dobraduras com papéis em Dobras e Descobertas. Na intervenção Pergunte a um(a) Cientista, os visitantes conversam com especialistas em ciência e arte.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/nova+programacao+para+familias+itau+cultural+apresenta+contacoes+historias+africanas+afro+brasileiras+oficina+dobradura.php
Cia. Sansacroma traz novas apresentações do espetáculo "Carvão" no Centro Cultural SP e na Fábrica de Cultura Jardim São Luís.
"Carvão" é uma coreografia-manifesto que investiga as narrativas do amor negro como ato político, filosófico e ancestral, atravessado por violências históricas e persistentes. Obra foi indicada ao Prêmio APCA do primeiro semestre em duas categorias, assim como ao Prêmio Arcanjo 2025.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/cia+sansacroma+traz+novas+apresentacoes+espetaculo+carvao+centro+cultural+fabrica+cultura+jardim+sao+luis.php
Kalunga Mar: com leveza e palhaçaria, Indômita Cia. fala de antirracismo e ancestralidade negra para crianças.
O grupo faz sessões abertas ao público em geral: no Teatro Flávio Império (9/11) e no Centro de Referência e Atendimento para Imigrantes (14/11) e oito apresentações gratuitas para alunos de escolas públicas, crianças com deficiência auditiva e imigrantes em diferentes espaços de São Paulo.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/kalunga+mar+com+leveza+palhacaria+indomita+cia+fala+antirracismo+ancestralidade+negra+para+criancas.php
Tem Gato na Tuba revisita canções de Braguinha, Chico Buarque e Vinicius no Teatro Sérgio Cardoso.
Espetáculo infantil reúne sucessos da música brasileira em apresentação gratuita com o cantor Carlos Navas.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/tem+gato+tuba+revisita+cancoes+braguinha+chico+buarque+vinicius+teatro+sergio+cardoso.php