Pizza e panqueca são as atrações do Sabores de São Paulo deste fim de semana
Outubro 18, 2007

Quem gosta de uma boa massa não pode perder o Programa Sabores de São Paulo desta semana. Depois do feriado, a Cozinha Mercado gourmet reabre suas portas para suas já tradicionais aulas com os grandes cozinheiros de São Paulo. Nesta sexta-feira (19/10), ela será ocupada pelo pizzaiolo-chefe do restaurante Prima Donna, localizado na Barra Funda. Luis Antonio, que atua como pizzaiolo desde 1973, prepara a pizza mais vendida do Prima Donna, a italiana, que é uma adaptação da tradicional calabresa. Nesta receita, a pizza é coberta com mussarela, calabresa picante, manjericão e tomate cereja picado.

A panqueca, que aparece cada vez mais no roteiro gastronômico de São Paulo, não podia ficar de fora do Sabores de São Paulo. Um dos estabelecimentos responsáveis pelo sucesso desse prato foi a Que Pankeka Pizza & Cia, que tem três lojas na cidade. Na aula do sábado, dia 20, o chef Pepe ensina a receita da panqueca bolognesa, recheada com carne moída, cebola e noz moscada e servida com um molho preparado com bacon, carne, alecrim, cenoura, catchup e extrato de tomate.

As duas aulas acontecem a partir das 11h30. Os interessados podem se inscrever pelo e-mail do programa (saboresdesaopaulo@prefeitura.sp.gov.br). Quem preferir, pode fazer a inscrição pelos telefones (11) 3313-1326 e 3313-4851 ou pessoalmente no Mercado gourmet - rua da Cantareira, 306, mezanino da Torre B. O valor de cada aula é de cinco reais.

Sabores de São Paulo

O programa pretende promover a diversidade culinária de São Paulo, reconhecida como uma das capitais mundiais da gastronomia, e que abriga verdadeiras preciosidades ainda desconhecidas dos gourmets. O objetivo é dar espaço para as receitas de pratos que fazem sucesso nos bairros, mas não têm visibilidade em toda a cidade.

A aula inicial aconteceu no dia 4 de maio, quando o chef Roberto Ravióli, que também é líder da comissão selecionadora dos estabelecimentos participantes, ensinou ao grande público que compareceu à cozinha Mercado gourmet como se prepara uma Dobradinha à Toscana - Trippa allá Toscaza.

As aulas têm capacidade para 40 pessoas e acontecem na cozinha Mercado gourmet, às sextas e sábados, com a presença de um estabelecimento a cada dia.

Todas as aulas têm quatro vagas reservadas para alunos de gastronomia de qualquer escola. Os interessados devem se inscrever, por e-mail, e podem assistir ao lado do chef e até participar da dinâmica.

Escolha dos participantes

A comissão liderada pelo chef Roberto Ravióli identifica os locais dentro do perfil do programa. Qualquer estabelecimento pode se inscrever e passará por avaliação da equipe selecionadora. Mensalmente, essa comissão irá estabelecer a programação das apresentações, que será divulgada no site do programa e também em cartazes e banners colocados no Mercadão.

Parceiros do projeto

Entre as empresas parceiras do Sabores de São Paulo, a GE Eletrodomésticos está custeando integralmente o projeto, além de manter o Mercado gourmet e divulgar e alimentar o site.

Já a Universidade Anhembi-Morumbi forneceu os estagiários do programa. Seus alunos também participarão das aulas no espaço Mercado gourmet, dando suporte ao estabelecimento e verificando a utilização correta dos utensílios, louças e materiais.



 

x

[ Avise um amigo ] sobre este assunto

[ Imprima ] esta notícia.

Fonte: Site da Prefeitura

Portal Sampa Online (http://www.sampaonline.com.br): o maior e melhor portal dos bairros da cidade de São Paulo