Rosa e azul, de Renoir, é tema de semana no MASP

Agosto 12, 2020

Uma das obras mais icônicas do acervo do MASP, Rosa e azul - As meninas Cahen d'Anvers (1881), de Pierre-Auguste Renoir (1841-1919), é a escolha da semana para o desafio MASP [desenhos] em casa. Tanto adultos quanto crianças podem participar: basta fazer a própria versão da pintura e publicar no Instagram marcando o @masp e utilizando a #maspdesenhosemcasa até as 23h59 de domingo, 16/08.

Na segunda, 17/08, o museu irá selecionar alguns desenhos na mesma rede social. Os autores receberão um Amigo MASP, que dá direito a frequentar o museu gratuitamente por um ano, após sua reabertura.


Crédito: João Musa

Rosa e azul foi indicada em 2019 para ser restaurada a partir da campanha "Adote uma obra". O projeto, que existe desde 2017, possibilita que recursos arrecadados por meio de doações de imposto de renda sejam utilizados na preservação do acervo do museu.

O francês Renoir veio de uma família da classe trabalhadora, filho de alfaiate/costureira. Antes de ingressar na Escola de Belas Artes, em Paris, foi aprendiz como decorador de porcelanas. O MASP possui 14 pinturas do artista na sua coleção. Ele ficou conhecido especialmente por pinturas de figuras femininas, famílias, tal como cenas do cotidiano urbano, bares e restaurantes da Paris moderna.

O quadro também será tema do Diálogos no acervo na quarta, 12/08, às 16h. O projeto semanal apresenta, por meio de encontros virtuais no Instagram, obras do acervo do museu abordando elementos como biografia do artista, contexto histórico e técnica. Participam dessa edição Adriano Pedrosa, diretor artístico do MASP, e Laura Cosendey, assistente curatorial, mediação e programas públicos do museu.

Já na quinta, 13.8, o MASP promoverá uma live às 18h no Instagram do @masp com o convidado Lorenzo Mammi e Guilherme Giufrida, assistente curatorial que integra a equipe de comunicação do museu. Lorenzo é professor de filosofia na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo e crítico de arte e de música. Na ocasião, eles conversam sobre a obra e a trajetória de Renoir.

Todas as lives serão disponibilizadas no IGTV e no canal do museu no YouTube posteriormente. O MASP tem como parceiros estratégicos o Itaú e a Vivo.

Além disso, na sexta, 14/08, o projeto Música no vão volta repaginado, em ambiente digital. Às 18h, a dançarina Munique Costa dará um workshop de gumboot em que alunos poderão experimentar a criação de códigos e diálogos percussivos. Às 19h, o público poderá conferir o show de MC Tha. Em seu primeiro álbum "Rito de Passá", ela mistura batidas do funk com batuques da capoeira e da umbanda alinhados a MPB. As transmissões serão ao vivo e feitas pelo perfil do MASP no YouTube.

Para fazer download de Rosa e Azul, acesse o link.

Pierre-Auguste Renoir
Rosa e azul - As meninas Cahen d'Anvers, 1881
Acervo MASP
Doação O povo de São Paulo, 1952