1ª Roda de Histórias e Conversas com Escritoras Indígenas do Brasil para infância e juventude

Abril 16, 2026

A 1ª Roda de Histórias e Conversas com Escritoras Indígenas do Brasil para infância e juventude acontece no dia 18 de abril, a partir das 13h30, na Livraria NoveSete (Rua França Pinto, 97, Vila Mariana). Gratuito e aberto ao público, o encontro propõe aproximar leitores de todas as idades das narrativas, saberes e perspectivas de mulheres indígenas que atuam na literatura, na educação e na defesa de seus territórios e culturas.

A iniciativa reúne autoras de diferentes trajetórias, cujas produções dialogam com temas como ancestralidade, identidade, meio ambiente e educação. Mais do que um evento literário, a roda se configura como um espaço de escuta, troca e valorização das vozes originárias no campo da literatura infantojuvenil.

Participam do encontro:

Fabiane Medina da Cruz, escritora, também conhecida como Yvoty Rendyju ("flor brilhante do amanhecer", em guarani), doutora em Ciência Política, produtora cultural e diretora de cinema;

Vanessa Guarani Ratton, mestra em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, com obras selecionadas pelo PNLD do MEC entre 2021 e 2024;

Kerexu Mirim (Beatriz dos Santos), liderança Guarani Mbya atuante na retomada de territórios e na valorização cultural;

Karitas Correia, conhecida como Kunhã'dju Tanara, do povo Pataxó, estudante de Letras na USP, artesã, contadora de histórias e ativista do movimento indígena de mulheres.

A mediação será conduzida pela jornalista Janaina Barros, especialista em literatura infantil pela PUC-MG, colunista do portal Páginas da Infância e produtora da rádio CBN.

O evento contará ainda com a participação do artista de grafismo corporal Kuaray M. Lucas, da etnia Guarani Mbya, pintor oficial da Tekoa Itakupé, no Pico do Jaraguá que fará uma oficina de grafismo e pintura corporal com jenipapo.

A programação integra literatura, oralidade e expressão artística, reforçando a importância da representatividade indígena na formação de leitores e na construção de uma educação mais plural e inclusiva.

Serviço
1ª Roda de Histórias e Conversas com Escritoras Indígenas do Brasil para infância e juventude
Data: 18 de abril de 2026
Horário: 13h30
Local: Livraria NoveSete – Rua França Pinto, 97, Vila Mariana – São Paulo (SP)
Entrada: gratuita

Apoio
Editorial Uka – Arte e Literatura
Editora Pera Books
Editora Joaninha

Fonte: Gislene Gambini

Outras notícias

Encontro com Professores debate legado de Mestre Didi e ensino da cultura afro-brasileira no Itaú Cultural.
Ação formativa promove reflexão sobre arte, ancestralidade e práticas pedagógicas a partir da exposição Mestre Didi – invenção e ancestralidade na arte afro-brasileira, atualmente em cartaz na instituição.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/encontro+com+professores+debate+legado+mestre+didi+ensino+cultura+afro+brasileira+itau+cultural.php

Festival de Cinema Paranapiacaba retorna à vila histórica com mais de 60 filmes independentes.
Reconhecido por reunir plateias lotadas, o evento já chegou a atrair cerca de 1.500 pessoas ao longo de suas sessões. A programação deste ano acontece entre os dias 19 e 21 de junho, com exibições de 63 curta-metragens, atividades formativas, debates e atrações gratuitas.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/festival+cinema+paranapiacaba+retorna+vila+historica+com+mais+filmes+independentes.php

Rei Menino celebra a Festa de Coroação de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos da Penha com apresentações gratuitas.
Com texto de Rafael Cristiano e direção de Cleydson Catarina, espetáculo ressalta a importância dessa manifestação popular para a população negra.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/rei+menino+celebra+festa+coroacao+nossa+senhora+rosario+dos+homens+pretos+penha+com+apresentacoes+gratuitas.php

Espetáculo sobre pernas de pau transforma trilha do Jaraguá em percurso poético pela memória da floresta.
Em uma caminhada guiada pela mata, árvores ganham voz, cipós conduzem histórias e o público é convidado a enxergar a floresta com outros olhos. Novo espetáculo do Grupo Flamingos ocupa o Parque Estadual do Jaraguá com uma experiência itinerante sobre a preservação da flora da Mata Atlântica.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/espetaculo+sobre+pernas+pau+transforma+trilha+jaragua+percurso+poetico+pela+memoria+floresta.php

"Vidrado" estreia no Sesc Bom Retiro com a pesquisa inédita de Guilherme Torres no equilibrismo.
Sobre um monociclo acrobático, percorrendo uma trilha de garrafas de vidro com objetos em movimento, o artista cria uma narrativa delicada sobre a coragem de continuar, mesmo diante do impossível.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/vidrado+estreia+sesc+bom+retiro+com+pesquisa+inedita+guilherme+torres+equilibrismo.php